Filha de portugueses com mais de 100 anos.
Olá,
Alguém saberia me informar se há prioridade em função de idade?
No caso de uma filha de portugueses (unica filha nascida no Brasil) já ter 102 anos e agora manifestou a vontade de ser portuguesa.
Localizei os documentos dos pais dela na Ilha da Madeira e já estou solicitando os mesmos.
Vi nos foruns tudo que preciso e já estou solicitando esses também.
Minha dúvida é saber se ela tem preferencia no atendimento, pois vi q estão suspensas os serviços de trancrição...
Obrigada!
Alguém saberia me informar se há prioridade em função de idade?
No caso de uma filha de portugueses (unica filha nascida no Brasil) já ter 102 anos e agora manifestou a vontade de ser portuguesa.
Localizei os documentos dos pais dela na Ilha da Madeira e já estou solicitando os mesmos.
Vi nos foruns tudo que preciso e já estou solicitando esses também.
Minha dúvida é saber se ela tem preferencia no atendimento, pois vi q estão suspensas os serviços de trancrição...
Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
farei isso depois que abrirem o recebimento de documentos para trancrever ( vi que suspenderam o recebimento até fim de junho), pois morreram no Brasil e acredito que a transcrição não foi feita ainda.
Se for a de casamento e óbito pode-se fazer pelo correio.
Se vc tem o assento de nascimento do portugues vc manda o numero do assento e os dados junto com as documentação (certidão de casamento e óbito) p/ a conservatória em Lisboa p/ se fazer a transcrição.
tem q se preencher um ficha esta tudo explicado na comunidade.
Transcrição apenas do Obito, eles já vieram casados para o Brasil
Então posso fazer sem ser via consulado?
é mais fácil?
Achei o o casamento deles no arquivo da Ilha da Madeira.
Tenho o número do registro.
Já solicitei este documento e pedi para pesquisarem o nascimento, pois não encontrei no site.
Eles são de São Roque do Faial. Achei também o processo do passaporte.
Vou olhar seu link!
Muito obrigada!!!!
Ou seja, a certidão de nascimento vem junto com a de casamento ou melhor a certidão de nascimento portugues tem um espaço p/ se colocar todas as alterações de estado civil é tudo junto.
Não é preciso averbar o óbito, pelomenos agora como a idade é avançada vc faz logo o pedido de cidadania dela e em vez de colocar junto a certidão de nascimento portuguesa coloca o numero do assento e os dados e mande pelo correio p/ pt aki o crc, se encarrega de emitir a certidão de nascimento portuguesa p/ juntar ao processo.
Entedeu???
Aliais vc pode mandar junto a certidão de óbito junto com pedido de cidadania, como é de graça agredito q será feito o averbamento do óbito tbm, se não o fizer manda-lhe de vouta, não costa tentar.
Pôs vc ainda tem q tirar as documentações brasileiras e levar ao Itamaraty e consulado p/ carimbar isso leva algum tempo.
Não esquece de autenticar a assinatura do escrivão do cartório.
Tenho que preencher a Declaração para atribuição da Nacionalidade - Modelo 1C
estou lendo ...
O Item 4 das instruções...diz sobre o documento...ter q ser emitido por um país da União Europeia?
e sobre o recohecimento presencial da assinatura??
Obrigada mais uma vez?
Aproveita q eu to de folga rsrsrsrsrs
Enquanto isso vou providenciando os documentos....
Gostei muito deste grupo...é bem prestativo e atencioso.
Obrigada mesmo!!!
Vou aproveitar mesmo...
hahaharsrs
Como disse o Alexandre voce pode mandar o pedido de cidadania pelo correio diretamente, porem a conclusao dos processos esta demorando 8 meses.
Pena o consulado em SP estar em recesso para esses pedidos, pois ai demora 2 meses mais ou menos.
Se voce decide mandar por correio é melhor mandar a certidao de nascimento dos portugueses junto com o pedido, o que evita que a CRC tenha que solicitar e esperar que enviem da Madeira.
O formulario 1C pode ser assinado em cartorio com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE.
No guia de ajuda tem todas as dicas de como mandar os documentos por correio.
Ou seja no cartório ou no consulado.
Para se garantir o documento, mesmo q se mande sem a certidão é melhor espera mais um pouco o crc pedir o documento da madeira do que correr o risco, de uma fatalidade se isso acontecer vc perde o direito a cidadania.
O pessoal do arquido da Madeira já localizou as certidões de nascimento e amanhã já vou fazer o pagamento...
enquanto isso já vou pedir os documentos faltantes aqui do Brasil.
Como eles falam: pai ou mãe portugueses... e os dois são...acredito q tenho q trascrever o óbito dos dois...correto?
Já estamos no meio de maio... então até junho falta um mes...
é o tempo mais ou menos q vou levar (acredito) para juntar esses documentos....e essa senhora ( que é avó de uma amiga) está muito bem!!
Tomara que nada aconteça até lá...
Obrigada mais uma vez pela ajuda.
Faca tudo pelo consulado entao. Transcricao de casamento e obito e pedido de cidadania. Se tudo estiver certinho é possível que antes do final do ano ja tenha saido a cidadania.
Boa Sorte!