Como encontrar certidões brasileiras
Beatriz Tupper
Member
Pessoal, aqui vai uma dica preciosa! Ao juntar os documentos para fazer a transcrição de casamento de minha mãe, precisei tirar a certidão de inteiro teor de nascimento de meu pai, falecido há quase 10 anos. Ninguém da família fazia idéia do cartório que ele foi registrado. Só consegui com a ajuda do Family Search ,por um tel 0800 que descobri na internet, eles foram muito prestativos, me deram cartório, endereço e telefone, além da cópia do livro de registro.Detalhe, não sou membro da igreja, mas eles não fazem distinção.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Obrigado.
Julião Augusto
Tem algumas aqui, mas eu não acho a da minha avó!!!!!
Me desculpe, estive fora por alguns dias. O telefone do Family Search é 08008916465
Vou ligar para o telefone que você indicou.
Um abraço
Gostaria de saber se alguém em Salvador já conseguiu acesso a filmes não disponibilizados que pudesse me orientar.
Por que você precisará da certidão da avó brasileira do seu pai?
Completando o que Vlad disse, se o português declarou o filho brasileiro e se esse filho declarou o nascimento do seu pai não precisa transcrição de casamento e nem dos registros das esposas caso sejam brasileiras - sua bisavó e avó.
Desde que o processo seja enviado para Tondela.
Você está se saindo muito bem!
Se a bisavó portuguesa casou-se com brasileiro declarante do nascimento do avô descendente ( pai do seu pai) vc precisará fazer a transcrição do casamento antes de solicitar a aquisição do seu pai.
Para isso precisará dos registros de nascimentos dos bisavós + a certidão de casamento.
Da avó brasileira vc não precisará de nada considerando que ela não foi a declarante do nascimento do seu pai.
Documentos necessários para cidadania por aquisição:
- Certidão de nascimento do português – se estiver informatizada basta uma cópia ou número do assento.
- Certidão de nascimento do filho ou filha do português de inteiro teor,apostilada
- Certidão de nascimento do requerente, de inteiro teor, apostilada
- Cópia do histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa, autenticada em cartório
- Certidão de antecedentes criminais da policia federal, emitida há menos de 90 dias, apostilada
- Cópia do RG ou passaporte com filiaçãp do requerente apostilado.
- Requerimento preenchido 6.4, com assinatura reconhecida presencialmente por autenticidade em cartório
- Vale postal no valor de €250
O Vale será emitido em nome da IRN, IP com endereço da Conservatória escolhida.
O Sedex com os documentos e uma xerox do comprovante do vale postal deverão ser endereçados à Conservatória escolhida.
Minha avó, que é filha do Português, casou-se com meu avô. Não sabemos onde ele foi registrado pois quando ele casou, ele não apresentou a certidão de nascimento (sei isso pq pedi a habilitação de casamento no cartório onde foi realizado a ação). Tenho a certidão de óbito, a de casamento, o número da identidade quando ele se alistou (aos 19 anos, porém não tenho certeza do local que ele tirou a identidade), tenho o número da reservista (Contém o quartel e o loca, porém eu falei com um funcionário e ele informou que os documentos do ano em que ele se alistou, não existe mais). Meu avô nasceu no Piauí, em Parnaíba e se alistou por lá. Em Parnaíba só existe um cartorio de registro civil e eu pedi a busca, porém nada foi encontrado! Estou precisando da certidão para poder dá entrada na transcrição de casamento!
Alguém teria uma LUZ do que eu poderia fazer? Liguei para o instituto de identificação do Piauí mas fui informado que não podem fazer a busca ou me dá quaisquer informação por email e nem por telefone, só pessoalmente!
Desculpem-me o textão!
Agradeço a ajuda!
Desculpe a confusão.
Se os bisavós são portugueses e se casaram no Brasil a necessidade da transcrição de casamento continua.
Vai precisar encontrar a certidão de nascimento da filha dos portugueses - entendi que era filho - e vai ter que fazer a transcrição de casamento dela, considerando que o marido brasileiro registrou o filho - seu pai.
Já constatamos que as certidões brasileiras, muitas vezes, acabam sendo as mais difíceis de encontrar.
Procurando uma certidão de minha irmã aqui no Rio de Janeiro, e já com dificuldades, descobrimos sabe onde ?
Em sua Carteira Profissional !! Lá continha todos os dados !!
Na página atrás de onde consta a fotografia e nossa assinatura .
Onde é preenchido os dados a caneta pelo funcionário com o título de Qualificação Civil.
Vem tudo : número do documento, a folha, o livro e na minha até a circunscrição.
Fui lá na minha certidão conferir tudo e OK pra todos os dados.
Só mais uma ferramenta pra usarmos né. Completando , sou do tempo mais antiguinho! Rss
Nome da minha vó de solteira: Luiza Goulart de Almeida
Mãe: Aracy Goulart de Almeida
Pai: Amilcar Catarino de Almeida
Data de Nascimento 09/01/1939
De que forma consigo isso, no cartório onde foi registrada? de que forma?