Como encontrar certidões brasileiras

Pessoal, aqui vai uma dica preciosa! Ao juntar os documentos para fazer a transcrição de casamento de minha mãe, precisei tirar a certidão de inteiro teor de nascimento de meu pai, falecido há quase 10 anos. Ninguém da família fazia idéia do cartório que ele foi registrado. Só consegui com a ajuda do Family Search ,por um tel 0800 que descobri na internet, eles foram muito prestativos, me deram cartório, endereço e telefone, além da cópia do livro de registro.Detalhe, não sou membro da igreja, mas eles não fazem distinção.
«1

Comentários

  • @Beatriz Tupper, Show!! Parabéns!!
  • Olá Beatriz Tupper, estou "penando" prá conseguir a certidão de nascimento de meu pai de 90 anos. Já estive em diversos cartórios e nada. Você poderia me informar o telefone 0800 que você mencionou no seu post?
    Obrigado.
    Julião Augusto
  • @julião Augusto

    Me desculpe, estive fora por alguns dias. O telefone do Family Search é 08008916465
  • Valeu Beatriz, muito obrigado pela informação. Está muito difícil encontrar o local de Registro de nascimento de meu pai, que nasceu no Rio de Janeiro em 1927.
    Vou ligar para o telefone que você indicou.
    Um abraço
  • Por nada, Julião!! Espero que você consiga. Boa sorte!! Abs!!
  • O filme nº 1366344 do FamilySearch que provavelmente contem o registro de nascimento de meu pai não está disponível para consulta na internet. O arquivo Municipal de Salvador, onde o FamilySearch afirma ter fotografado, afirma não ter o livro.
    Gostaria de saber se alguém em Salvador já conseguiu acesso a filmes não disponibilizados que pudesse me orientar.
  • Estou juntando os documentos para dar entrada no processo do meu pai (neto de português) mas não encontro a certidão de nascimento da minha avó brasileira. Já paguei a busca em diversos cartórios aqui no Rio e a resposta tem sido negativa. Já pesquisei no IFP e só aparece a certidão de casamento. Liguei para a escola em que ela estudou e não eles não tem mais o registro porque ela foi municipalizada anos depois que ela se formou e não guardaram os documentos anteriores. Já pesquisei no site FamilySearch e também não encontrei. Mandei mail para o cartório onde ela casou e eles me informaram que não guardam os documentos antigos. Falei sobre a possibilidade de estarem microfilmados de acordo com exigência da Corregedoria e eles responderam que não tem por ter sido há muito tempo. Será que devo entrar com um pedido de Reconstituição de Registro Civil?
  • @Luciana Villaça

    Por que você precisará da certidão da avó brasileira do seu pai?
  • @Mariza Guerra, a certidão que estou procurando é da minha avó, mãe do meu pai. Não preciso dela também?
  • Estava pesquisando sobre a Reconstituição e me parece ser um processo muito caro...
  • editado April 2017
    @Luciana,Se foi seu bisavô q declarou o nascimento do seu avô e este declarou o nascimento do seu pai, vc não precisará transcrever o casamento de seu avós e por consequencia não precisará da certidão da sua avó se fizer por Tondela.As certidões seriam...O assento de nascimento do seu Bisavô, a certidao de nasc.do seu avo e depois a do seu pai.Acho que deve ser isso.. A @MarizaGuerrra, me corrija se eu estiver errado.
  • @Luciana

    Completando o que Vlad disse, se o português declarou o filho brasileiro e se esse filho declarou o nascimento do seu pai não precisa transcrição de casamento e nem dos registros das esposas caso sejam brasileiras - sua bisavó e avó.
    Desde que o processo seja enviado para Tondela.
  • @Mariza Guerra, to aprendendo para ajudar vcs
  • @Vlad Pen

    Você está se saindo muito bem!
  • Obrigada @Vlad Pen e @Mariza Guerra mas a minha situação é a seguinte: bisavó portuguesa (já tenho o assento de nascimento dela), avó brasileira (não encontro a certidão de nascimento dela) e pai brasileiro (já tenho os documentos dele).
  • editado April 2017
    @Luciana, vc falou da bisavó portuguesa,da avó brasileira, mas nao disse sobre o avô (pai do seu pai).Releia o q eu e @Mariza escrevemos.
  • @Luciana Villaça

    Se a bisavó portuguesa casou-se com brasileiro declarante do nascimento do avô descendente ( pai do seu pai) vc precisará fazer a transcrição do casamento antes de solicitar a aquisição do seu pai.
    Para isso precisará dos registros de nascimentos dos bisavós + a certidão de casamento.

    Da avó brasileira vc não precisará de nada considerando que ela não foi a declarante do nascimento do seu pai.


    Documentos necessários para cidadania por aquisição:

    - Certidão de nascimento do português – se estiver informatizada basta uma cópia ou número do assento.
    - Certidão de nascimento do filho ou filha do português de inteiro teor,apostilada
    - Certidão de nascimento do requerente, de inteiro teor, apostilada
    - Cópia do histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa, autenticada em cartório
    - Certidão de antecedentes criminais da policia federal, emitida há menos de 90 dias, apostilada
    - Cópia do RG ou passaporte com filiaçãp do requerente apostilado.
    - Requerimento preenchido 6.4, com assinatura reconhecida presencialmente por autenticidade em cartório
    - Vale postal no valor de €250

    O Vale será emitido em nome da IRN, IP com endereço da Conservatória escolhida.

    O Sedex com os documentos e uma xerox do comprovante do vale postal deverão ser endereçados à Conservatória escolhida.



  • Boa tarde!

    Minha avó, que é filha do Português, casou-se com meu avô. Não sabemos onde ele foi registrado pois quando ele casou, ele não apresentou a certidão de nascimento (sei isso pq pedi a habilitação de casamento no cartório onde foi realizado a ação). Tenho a certidão de óbito, a de casamento, o número da identidade quando ele se alistou (aos 19 anos, porém não tenho certeza do local que ele tirou a identidade), tenho o número da reservista (Contém o quartel e o loca, porém eu falei com um funcionário e ele informou que os documentos do ano em que ele se alistou, não existe mais). Meu avô nasceu no Piauí, em Parnaíba e se alistou por lá. Em Parnaíba só existe um cartorio de registro civil e eu pedi a busca, porém nada foi encontrado! Estou precisando da certidão para poder dá entrada na transcrição de casamento!


    Alguém teria uma LUZ do que eu poderia fazer? Liguei para o instituto de identificação do Piauí mas fui informado que não podem fazer a busca ou me dá quaisquer informação por email e nem por telefone, só pessoalmente!

    Desculpem-me o textão!

    Agradeço a ajuda!
  • editado April 2017
    @Gilson, Portugal aceita uma certidão negativa..q informa q foram feitas buscas ,e não foi encontrado o registro de nascimento de seu avô.Já li um caso parecido aqui.
  • Oi @Mariza Guerra e @Vlad Pen. A bisavó portuguesa era casada com um português. Fiquei com uma dúvida. A Mariza falou que não precisaria da certidão da minha avó (filha da bisa portuguesa) por não ter sido ela que registrou meu pai mas como vão saber que meu pai é neto da portuguesa? Apenas com a certidão de nascimento dele que consta os nomes dos avós maternos? Eu tenho a certidão de casamento da minha avó que mostra os nomes dos meus bisavós.. Será que serve?
  • @Vlad Pen, os posts que a Mariza e você escreveram anteriormente falam de avô brasileiro mas estou querendo fazer o processo com bisa portuguesa e avó brasileira. Por isso estou com dúvida ainda. Obrigada pela atenção que têm me dado.
  • editado April 2017
    @Luciana, recapitulando para eu entender. Bisa portuguesa, teve um filho brasileiro(seu avo) que casou com sua avo brasileira.Vc precisa do Assento da sua bisa, e da certidão de nascimento do avo e da certidao de nascimento do seu pai,Nao precisa da certidão da sua avó.
  • @Luciana

    Desculpe a confusão.

    Se os bisavós são portugueses e se casaram no Brasil a necessidade da transcrição de casamento continua.

    Vai precisar encontrar a certidão de nascimento da filha dos portugueses - entendi que era filho - e vai ter que fazer a transcrição de casamento dela, considerando que o marido brasileiro registrou o filho - seu pai.


  • @Mariza Guerra, imagina! Você não imagina como são valiosas suas informações. Bem, meus bisavós se casaram em Portugal e a minha grande dificuldade está em encontrar a certidão da minha avó. A certidão de casamento dela eu já tenho e tenho que fazer a transcrição. Vou pesquisar no fórum como fazer isso. Acredito que o restante dos documentos eu já tenho. @Vlad Pen, a bisa teve uma filha brasileira (minha avó), por isso estou procurando a certidão dela.
  • Olá amigos queridos!

    Já constatamos que as certidões brasileiras, muitas vezes, acabam sendo as mais difíceis de encontrar.

    Procurando uma certidão de minha irmã aqui no Rio de Janeiro, e já com dificuldades, descobrimos sabe onde ?
    Em sua Carteira Profissional !! Lá continha todos os dados !!
    Na página atrás de onde consta a fotografia e nossa assinatura .
    Onde é preenchido os dados a caneta pelo funcionário com o título de Qualificação Civil.
    Vem tudo : número do documento, a folha, o livro e na minha até a circunscrição.
    Fui lá na minha certidão conferir tudo e OK pra todos os dados.

    Só mais uma ferramenta pra usarmos né. Completando , sou do tempo mais antiguinho! Rss
  • Não consigo encontrar certidão de nascimento da minha vó. Ela quando se casou, o cartório ficou com a certidão de nascimento dela... Já liguei para o cartório onde ela se casou pra ver se estava lá e eles falaram que eles ficam no máximo 10 anos com a certidão, que depois só no cartório onde foi registrado o nascimento dela, porém ela não sabe, ela diz que foi na Tijuca, pois ela nasceu em casa e morava na Tijuca. Rua Conde de Bonfim - Tijuca - RJ
    Nome da minha vó de solteira: Luiza Goulart de Almeida
    Mãe: Aracy Goulart de Almeida
    Pai: Amilcar Catarino de Almeida
    Data de Nascimento 09/01/1939
  • BEBETEBEBETE Member
    olá amigos, por favor me tirem uma dúvida, sou neta e estou tirando aquisição e solicitaram minha certidão de nascimento e do meu pai da seguinte forma: certidão por fotocópia do livro, legalizada com apostilha no Brasil.
    De que forma consigo isso, no cartório onde foi registrada? de que forma?
  • @BEBETE é só pedir a certidão por cópia reprográfica no cartorio onde vc foi registrada.
  • @fernandawo..pede--se não triplicar perguntas em vários posts.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.