Depois de um ano, surgiu uma pendência

Olá pessoal,

Depois de um ano, ao ligar pra CRC, descobri que existe uma pendência no meu processo por atribuição.

Quando meu pai me registrou aqui no Brasil, ele já estava solteiro, pois havia ficado viúvo da sua primeira esposa portuguesa. Sendo assim, na minha certidão de nascimento de inteiro teor, ele declarou como solteiro.

Porém consta lá em Portugal ele ainda consta como casado com esta esposa portuguesa que faleceu aqui no Brasil. Já que ele não deu baixa em nada lá na terrinha.

Como proceder agora? Alguém tem uma luz?

Comentários

• Ele tera que transcrever o óbito da portuguesa a fim de que esse fato apareca averbado na certidao de nascimento dele e na dela.
    Isso se faz através de um consulado ou diretamente em PT pessoalmente ou com procuracao.
    Em Sao Paulo o consulado faz isso em 15 dias, porem aparentemente no esta recibiendo processos. Se mora em SP ou MS entre em contato com esse consulado. Se mora em outros estados fale com o consulado da sua regiao.
    Faca isso o mais rapido possivel.
  • Ah! e o estado civil dele nao era solteiro e sim viuvo.
  • Obrigada Denise,

Infelizmente meu pai já é falecido. Eu até tenho a certidão de óbito da ex-esposa dele. Eu mesma posso dar entrada na averbação?

Moro no RJ, então terei que ver isso no consulado do RJ.

De todo caso, mesmo assim ainda terei que alterar a minha certidão de nascimento para o estado civil de "viúvo" pois acredito que mesmo com a averbação do óbito a CRC não vá aceitar o termo "solteiro".

Uma simples palavrinha pode trazer um transtorno enorme, não.
  • Falando em averbar óbito, alguém sabe quanto o consulado do RJ está cobrando pra fazer a transcrição?
  • Obito era de graça!!!!
  • Fabiana
    Voce como filha pode fazer o averbamento do obito.
    Eu fiz isso tambem e foi atravez do Consulado. Sem custo nenhum.
  • Obrigada pessoal,

Irei fazer a transcrição do óbito da ex-mulher do meu pai e solicitar a alteração na minha certidão de nascimento do estado civil dele.

Tomara que dê tudo certo! :)
  • Aproveite para fazer a transcricao do óbito dele tambem.
    A CRC falou algo sobre o estado civil solteiro dele? Se eles nao falaram nada, faca apenas as transcricoes de óbito. É provável que aceitem só com isso.
    Enquanto isso veja no cartorio onde voce foi registrada se é muito complicado ou demorado fazer essa modificacao. Depois teria que tirar OUTRA certidao em inteiro teor, Itamaraty e consulado!!!!
    Se a CRC se contenta só com a averbacao do casamento e dos óbitos para que ter todo esse trabalho?
    Avalie.
  • Eu estou aguardando chegar a carta da CRC em que eles justificam a pendência, já que fiquei sabendo desta informação quando liguei pra lá.

Segundo a funcionária da CRC eles querem uma nova certidão de nascimento minha, de inteiro teor com a alteração do estado civil dele mesmo.

Já entrei em contato com o cartório onde eu fui registrada e descobri que, como não é alteração de nome, posso fazer o pedido lá mesmo e aguardar cerca de 30 dias para ter resposta. Mas, por minha sorte, o óbito da ex-mulher dele também está registrado no mesmo cartório, então acho que será mais fácil alterar o estado civil dele para viúvo, que era o que ele era na verdade quando me registrou.

Enquanto isso, vou mandar a certidão de óbito da ex-mulher dele e dele também para fazer a transcrição no consulado.

Acho que no final, tudo vai dar certo. Eu espero.
  • Então, semana passada postei as certidões de óbito para fazer a transcrição no consulado do RJ. Também pedi a alteração na minha data de nascimento, só que vai levar, segundo o cartório, uns 20-30 dias para o processo ser concluído.

Alguém sabe se a CRC dá um prazo para eu cumprir a pendência? Eles me informaram por telefone que me enviaram uma carta informando a pendência no dia 29/04, porém até hoje não recebi nenhuma correspondência.

Caso tenha algum prazo a se cumprir, este se dá a partir da data em que a carta é enviada ou só contará a partir do momento em que eu recebê-la. Fico com medo de ter que dar entrada em todo o processo novamente e além de ter custos em dobro, ter que esperar mais 8 meses para ter uma resposta...
  • Calma.....

Liga p/ o crc da o numero do processo e explica o que esta acontecendo que o crc espera vc terminar a pendência.

Agora pega o nome do funcionário p/ se ter como segurança.
  • Fabiana

O tempo que normalmente dão é 20 dias úteis acrescidos da dilação de 30 dias úteis. De acordo com o Decreto-Lei 237-A/06 de 14/12 disposto na alínea b, do nº 1 do artigo 41.
    Abraços
  • Fabiana,
    A idéias do Alexandre é boa, mas voce tambem pode mandar uma carta avisando que está providenciando os documentos e pedindo um prazo maior.
  • Carta registrada, ai vc tera a certeza de q chegou.
  • Ótimas ideias. Amanhã mesmo ligarei para a CRC e também vou providenciar uma carta e colocar no Correio.

Obrigada mais uma vez pessoal.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.