AUSÊNCIA DAS CERTIDÕES DE CASAMENTO RELIGIOSO E CIVIL DE PORTUGUÊS COM BRASILEIRA

A ausencia de certidões de casamento religioso e civil, são motivos pela quias conservatória de lisboa, trava diante da apresentação de uma certidão negativa casamento paroquial, mesmo com esclarecimentos documentados na certidão de Batismo do filho do casal onde consta esta relação de paternidade e estado civil dos conjugues; (Casados) Para a conservatória esta complexidade esbarra na não comprovação de ligação, uma vez que a criança fora registrada no civil pela mãe brasileira, face ao falecimento do pai português, e o cartório civil exclui o nome do pai da criança no seu registro por não serem aceitos reconhecimentos de paternidade somente pelo fato de serem casados a época no religioso; Pergunta é possivel solucionar tal complexidade?

Comentários

  • A ausencia de certidões de casamento religioso e civil, são motivos pela quais a conservatória de lisboa, trava o processo de nacionalidade diante da apresentação de uma certidão negativa casamento paroquial, mesmo com esclarecimentos documentados na certidão de Batismo do filho do casal onde consta esta relação de paternidade e estado civil dos conjugues; (Casados) ;Para a conservatória esta complexidade esbarra na não comprovação de ligação, uma vez que a criança fora registrada no civil pela mãe brasileira, face ao falecimento do pai português, e o cartório civil excluiu o nome do pai da criança no seu registro por não serem aceitos reconhecimentos de paternidade somente pelo fato de serem casados a época no religioso; Pergunta é possivel solucionar tal complexidade?
  • Olá a a todos amigos brasileiros e portugueses, venho aqui solicitar a ajuda de vocês; meus avós se casaram na década de 1930, porém fizemos as buscas nos cartórios da Bahia e não encontramos. Alguém saberia informar se podemos justificar essa ausência de certidão de casamento, já que o declarante no registro de nascimento da minha mãe foi meu avô português. e o sobrenome, apelido, da minha avó é o mesmo do meu avô era meu avô, provando através da certidão de nascimento de minha mãe que eles eram casados. É possível? Alguém teria um modelo desse tipo de justificativa? Estamos com todos os outros documentos para realização da atribuição portuguesa a minha mãe, só falta esse.
  • @David, se o seu avô portugues foi o declarante do nascimento de sua mãe ela pode dar entrada no processo de atribuição na ACP porto ou VNGaia sem necessidade da transcrição do casamento
    Da uma lida nesse tópico que tem mais informações
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
  • Amigos, boa noite. Estou em busca da certidão de casamento dos meus avós, ele português e ela brasileira. Como meu pai nasceu em 1935 (no Brasil), estou estimando essa busca entre 1930 a 1935. Já fiz contato com diversos cartórios do Rio de Janeiro, pesquisei por bastante tempo no family search e Arquivo Nacional e até o presente momento não consegui nenhum resultado positivo. Depois de muitas tentativas e pesquisas, vi que existem dois cartórios no RJ que fazem uma espécie de arquivamento de todas as certidões dos cartórios existentes no estado do RJ. Alguém poderia me dizer se essa informação procede? caso sim, poderiam me informar de que forma proceder para fazer contato com esses tais cartórios? Caso alguém aqui com experiência nesse tipo de busca possa me ajudar, seguem os nomes dos meus avós e período estimado do casamento no RJ.

    Avô: Manoel Carvalho de Barros
    Avó: Yolanda Carvalho de Barros (não sei o nome dela de solteira)
    Período estimado do casamento: 1930 a 1935
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.