Ajuda

Oi gente,
Estou ajudando uma amiga que se interessou pela cidadania depois que eu consegui a minha.
O avô dela era da Ilha da Madeira - São Vicente - nascido em 1912.
Como ela pode fazer para pedir a certidão de nascimento dele? Me parece que a Denise um dia passou o endereço eletrônico mas, não consegui achar em qual link foi postado.

Comentários

• Portal do Cidadão

Tenta no Portal do Cidadão.
    As certidões datadas de depois de 1910 estão lá, só não sei se da Ilha tb está.
    Abs
  • Então Zizinha ela não tem o nome do Concelho e não tem muita certeza dos dados
    precisaria fazer uma pesquisa.
  • Denise,
    O endereco que dei foi do Arquivo Regional da Madeira (www.arquivo-madeira.org), porém eles so tem registros ate 1911.
    Sendo o da sua amiga 1912 teria que procurar nas conservatorias de Sao Vicente.
    Talvez nao seja muito dificil. Ela poderia comecar pesquisando os bisavos no ARM e dai talvez conseguisse saber de onde era o avo e assim desenrolar o novelo.
  • Obrigada DEnise e Zizinha.
  • Denise

Meu avô também era da Ilha da Madeira e localizei a certidão dele mandando e-mail diretamente para o Arquivo regional da Madeira. Tenta mandar um e-mail para o ARM. Mas para não perder tempo manda ao mesmo tempo para a CRC também.

Segue o contato do ARM:

Telefone nº 291 708 400
    Fax nº 291 708 402
    Email: arm@arquivo-madeira.org

Entretanto, por e-mail a CRC de Funchal me deu a seguinte informação:

"Informo V. Exª que terá que pedir a certidão de nascimento do seu pai para o Arquivo Regional da Madeira, uma vez que os livros de nascimentos anteriores a 1906 encontram-se neste organismo."

Como a sua certidão é de data posterior provavelmente vai ter que entrar em contato com a CRC. A certidão de meu avô era de 1899.
  • Aline e demais "madeirenses":
    Para pesquisar certidoes de batismo até 1911 podem entrar diretamente no site do ARM e ver o resumo dos registros na base de datos. O unico cuidado a tomar é o de digitar o nome corretamente com acentos, til, etc. Pode-se ordenar por freguesia, nomes, anos, etc. Encontrei muita coisa ai.
    Eles tambem tem resumos dos passaportes, casamentos alem de outros documentos para pesquisar em linha.
    Uma vez feita a pesquisa nessa base pode-se pedir o documento via e-mail.
    Tive uma excelente experiencia com o pessoal nesse ARM e em fevereiro fui visita-los para agradecer pessoalmente, pois fazem um ótimo trabalho!
  • Agradeço a todas

Entrei a pouco no site e achei o registro de passaporte dos bisavós e filhos da minha amiga, quando vieram para o Brasil. Muito legal, espero que isso ajude em alguma coisa
  • Denise,
    Nao encontrou os dados dos batismos e do casamento?
    Se ocorreram na Madeira e foram até 1911 tem que estar ai.
    É bem interessante ir puxando esses fiozinhos.
    Boa Sorte!
  • Denise, já encontramos a certidão! Obrigada.
  • Denise,
    Que bom!
    Onde e como encontraram?
  • Denise,
    Tem uma pessoa que conheci quando estava fazendo as pesquisas para começar o meu processo. Tenho ela, Alice, em meu msn. Até onde eu sei ela tem algum conhecimento em pesquisas de documentos. Depois que eu comecei meu processo, sempre que alguma amiga ou pessoa conhecida diz que tem um avô que era português eu pergunto se não tem interesse em obter a nacionalidade e me disponho a ajudar com as informações, quem não têm orkut eu posto aqui as dúvidas para elas.
    Por duas vezes eu consegui a certidão por intermédio da Alice. Observação: ela faz porque gosta, nunca sequer falou em pagamento. Ela é como as pessoas que fazem parte dessa comunidade.
    No caso dessa certidão da Ilha da Madeira, foi rápido demais porque deixei postado no msn da Alice e quando voltei do trabalho a noite ela já havia deixado o recado que encontrou, tinha até o nº do assento.
  • Denise,
    Excelente!
    No ARM é facil pesquisar, pois o site e a base de dados sao bem amigaveis.
    Nao sei como as pessoas poderiam pesquisar nas conservatorias da Madeira para os nascidos depois de 1911, por isso perguntava.
    Obrigada.
  • Ajuda Processo Aline

Olá Pessoal!

Será que alguém podia me ajudar a encontrar a seguinte certidão:

Nome: Manoel Ferreira Serafim Gomes
    Nome do Pai: Antonio Ferreira Serafim
    Nome da Mãe: Joaquina Maria de Jesus
    Freguesia de Santana
    Concelho de Santana
    Ano aproximado do nascimento: 1975. Infelizmente não tenho nem o mês e nen o dia do nascimento.

OBS: Não temos certeza se o nome é Manoel Ferreira Serafim ou Manoel Ferreira Serafim Gomes, pois metade dos documentos que temos o nome dele está sem o Gomes no final e a outra metade está com o Gomes.

Denise,
    Será que sua amiga poderia me dar uma ajudinha?

Muito Obrigada à todos!
  • Aline

Particularmente, já que tem os dados, sugiro que envie um e-mail para a Conservatória de Santana:

crcpcom.santana@dgrn.mj.pt

A lista com todas as conservatórias é a do linque abaixo:

http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/contactos/contactos-dos-servicos-civil/downloadFile/file/CR_civil.pdf?nocache=1278430679.62

Se identifique, relatando que está buscando a localização dos assentos de (batismo ou nascimento), forneça o nome( e variantes), filiação, data de nascimento, local de nascimento, que eles podem fazer uma busca.

Eu já enviei um e-mail para uma conservatória pedindo informações sobre os assentos e me responderam fornecendo os números.

Boa sorte!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.