Cidadania Portuguesa de Avô falecido.
Bom dia para todos,
Obrigado pela iniciativa do grupo.
Bem, Sou neto de Português ele está falecido, e minha mãe, filha do português, também falecida.
Gostaria de tirar a cidadania portuguesa, para mim, minha esposa e meu filho de 8 anos.
Hoje eu tenho apenas a certidão de nascimento da minha mãe, e a ficha consular de qualificação do meu Avô. O cartão possui várias informações sobre o meu avô dia de nascimento e local de nascimento (Cristelo Covo , 7 julho de 1905).
Como posso conseguir a cidadania Portuguesa para minha família ?
Pelo que li anteriormente tenho que conseguir a certidão de nascimento do meu avô (não sei como conseguir), e é mais rápido pedir diretamente a Portugal do que correr o trâmite pelo consulado no Brasil.
Obrigado pela iniciativa do grupo.
Bem, Sou neto de Português ele está falecido, e minha mãe, filha do português, também falecida.
Gostaria de tirar a cidadania portuguesa, para mim, minha esposa e meu filho de 8 anos.
Hoje eu tenho apenas a certidão de nascimento da minha mãe, e a ficha consular de qualificação do meu Avô. O cartão possui várias informações sobre o meu avô dia de nascimento e local de nascimento (Cristelo Covo , 7 julho de 1905).
Como posso conseguir a cidadania Portuguesa para minha família ?
Pelo que li anteriormente tenho que conseguir a certidão de nascimento do meu avô (não sei como conseguir), e é mais rápido pedir diretamente a Portugal do que correr o trâmite pelo consulado no Brasil.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Minha esposa é bisneta de Português.
Porém apenas a mãe dela está viva.
Informe os dados do seu avô para que possamos ajudá-lo a encontrar o registro dele.
Nome: Anibal Garcia
Estado civil : solteiro
Nacionalidade: Portugal
Viajando com Filhos : Não
Data de nascimento: 07/jul/1905
Local de Nascimento: Cristelo Covo
Pai: António Garcia
Mãe: Francisca das Dores Brito
Documento: [APAGADO] RNE
Passaporte: [APAGADO]
Qualquer informação adicional eu tento conseguir.
Grato pela ajuda.
Apenas para compreender, mesmo ele sendo de menor e sendo minha responsabilidade eu não posso pedir essa cidadania para ele.
Ele poderá viver comigo em Portugal porém não terá nenhuma assistência do governo caso seja necessário ?
Como funciona essa parte ?
Annibal - assento 24 - nascido em 07/07/1905 - freguesia de Cristelo Covo - Concelho de Valença - Distrito de Viana do Castelo: http://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1109960 - 0012 tif
Enviarei in box os cartões de imigração.
Mais uma dúvida, existe algum serviço que eu possa solicitar a certidão de nascimento do meu avô aqui do Brasil ?
Ou tenho que contratar alguém ou ir lá pessoalmente para conseguir esse documento ?
Para requerer a certidão do seu avô basta enviar e-mail ao Arquivo Distrital de Viana do Castelo com as indicações do assento que postei acima: mail@advct.dglab.gov.pt
Desde já agradeço
É o formulário 6.4:
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos/downloadFile/attachedFile_6_f0/Artigo_6-4_cheque.pdf?nocache=1328889042.91
Deverá ser impresso frente e verso em uma mesma folha, após preenchido o requerente deverá assinar diante do funcionário do cartório para que a firma senha reconhecida por AUTENTICIDADE.
Sou novo no fórum.
Vcs são ótimos. Mas são mtas informações. Estou um pouco perdido. Rs
Quero solicitar a Aquisição da Nacionalidade Portuguesa, pelos meus avos paternos (Já falecidos)
Tenho todos os documentos deles originais. (Certidões de nascimento e casamento e passaportes)
*PRECISO DE SOLICITAR ATUAIS, COM EMISSÃO RECENTE ?
Fui criado pelos meus avos, e meus pais são divorciados, meu pai (filho de portugueses) não tem interesse de solicitar a nacionalidade.
*ISSO TEM ALGUM PROBLEMA? (meus pais não serem casados e eu criado pelos meus avós)
Sei todos os dados deles, endereço (São naturais de Viseu, em Vouzela, na Freguesia de Ventosa) e tenho contato com a família ainda em PT.
Desde já, agradeço a atenção.
Será que vc conversando vc não convence dizendo que é para lhe facilitar?
gostaria de saber se podem me ajudar? Meu avô faleceu e era de Portugal, porém não sei ao certo que tenho a autorização para começar o processo de cidadania e passaporte português... ele faleceu aqui no Brasil, meu pai é naturalizado aqui no Brasil.
Poderiam auxiliar por gentileza, não possuo os documentos e não sei onde posso localiza-lós.
Grata.