troca da carteira de habilitacao

alguem aqui ja trocou a habilitacao brasileira por portuguesa?
e possivel?

Comentários

• Que é isso. Link para outra Comunidade? Paulo, nao tenho as ferramentas para tomar providencias. Portanto de peco assim faze-lo. Obrigado Mano
  • Logo essa comunidade rsrsrs
  • Comunidade do Urubu
  • Maestro Alex e Mario

A minha intencao era outra, nao promover a outra comunidade....Apaguei, peco desculpa pelo incomodo causado
  • Cobrar por um serviço que pode ser perfeitamente feito sozinho, e ainda botar aquele terror de que pelo correio é indeferido ou perdido não da né!??!?!?!
  • Mario

Eu so tava a mostrar que o Fabio tinha colocado exatamente a mesma questao na outra comunidade, ja lhe tinham respondido que e possivel e aconselharam a esperar obter a nacionalidade para depois se "preocupar" com o assunto...nunca foi minha intencao recomendar a contratacao dos servicos de ninguem...
    ...mas ainda assim peco desculpa pela forma como o fiz, porque eu mesma criei esta ma interpretacao da minha resposta
  • Sim, mais primeiro tem q se ter a cidadania portuguesa!
    Quando vc tiver a cidadania portugues explicams vc com tem q se fazer.
  • Indica a outra comunidade "Ja tenho Cidadania Portuguesa".La tem fera gratuitamente. Esse Doutor Urubu expulsou eu e Paulo por querermos ajudar gratuitamente. Ele é comerciante.
    Resultado: Abrimos nossa propria. Essa aqui. Sucesso absoluto. Ele detesta agente. Atrapalhamos seu negocio oportunista
  • A minha eu ja troquei.... alias e muito bonita.
    Agora tenho que renova-la, entao vou ter que ir a Portugal mais uma vez..... que bom !!
    Comer bacalhau , tomar vinho do porto e os deliciosos pasteis de nata...
  • hahaha doutor urubu ! hahaha
  • vcs aqui estao de parabens ! uma comunidade q realmente quer ajudar
    parabens !
  • Eu troquei a minha, dá um pouco de trabalho... Você precisa estar com a habilitação brasileira em dia, ter uma declaração do delegado dizendo que a habilitação é legítima e ter a assinatura do delegado reconhecida em cartório. Com isso vc preenche um formulário e dá entrada no processo na DGV, ou Direcção-Geral de Viação. A carteira brasileira fica retida com eles...
    Mas olha, acho que para trocar pela portuguesa, só mesmo com residência no país, já que na carteira consta o endereço da pessoa. O bom é que a carteira é aceita em qualquer país da UE, e a validade é bem mais longa (a minha só vencerá em 2020).
    Ah, com a habilitação brasileira vc pode dirigir em Portugal por 90 dias sem problemas, assim como um português pode dirigir no Brasil pelo mesmo tempo com a carteira portuguesa...
  • Portal do Cidadão

Em Portugal existe a "Loja do Cidadão", onde são disponibilizados vários serviços - para quem mora no estado de sp, parece-se um pouco com o Poupa Tempo, onde em um lugar só vc tem a oferta de vários serviços. Só que vc não consegue resolver tudo no mesmo dia, como no estado...
    Vou deixar aqui o site:

http://www.portaldocidadao.pt/portal/pt/lojacidadao/

Na opção SERVIÇO vc vê os serviços oferecidos. Foi na loja do cidadão de Aveiro que fiz a troca da minha carteira de habilitação...
  • nao se esquecer que tem que apresentar um exame medico feito em Portugal.
  • Paulo

Eu não precisei refazer o exame médico lá não...
  • Gisela

O processo é o mesmo, acredito eu...
  • O Paulo tem razao, eu e meu marido tivemos que apresentar exame medico feito em Portugal para fazer a troca.
  • Segue meu passo-a-passo pra troca, fiz em 2009, resposta a uma amiga na comunidade Ja tenho cidadania portuguesa:

Ana,
    o documento eh esse mesmo, certidao de prontuario, vem todo o seu historico, voltei de PT, e que trabalheira eu tive, afff ! Tem que estar legalizado pelo Consulado.

Primeiro passo, ir a Loja do Cidadao e comprar um formulario para exame medico no posto do Ministerio da Saude, depois ir no IMTT e pegar o formulario de pedido de troca de carteira.

Segundo passo, voce vai precisar de um atestado da junta de freguesia para fins de carteira de conducao, se voce usa dois nomes nos documentos ( BI com nome diferente da carta de conducao ) tera que pedir um atestado na junta, dizendo que fulana x=fulanay, pra pedir o atestado, tem que levar uma conta de luz ou agua do seu endereco de PT.

Bem, para o exame medico, voce vai ter que procurar um hospital particular pra fazer, porque certamente voce ainda nao tem registro no medico de familia, e mesmo que se registre qdo estiver em PT, nao tera tempo para a consulta, porque tem que marcar, so resta fazer particular.

Terceiro e ultimo passo, com o atestado e o exame medico em maos, volte na Loja do Cidadao, tire xerox da sua habilitacao e do seu BI, va ateh o IMTT e entregue os documentos, eles te darao um comprovante de entrega da carteira que e' valido por 90 dias, eles enviam a carteira para a morada que voce fornecer.

Valores que paguei:

Atestado da junta de freguesia: 3 euros
    Exame medico particular: 18 euros
    Formulario no Ministerio da Saude: 0.44 centimos
    Taxa para troca da carteira: 24 euros
    Certidao de prontuario emitida pelo Consulado do Brasil no Porto:15 euros ( ou pode tirar certidao no Brasil e legalizar no Consulado )

Nao esqueca de levar duas fotos 3X4.
  • [APAGADO]
  • Me desculpem

Perdoem-me, vocês têm razão. Fui à consulta médica sim, minha esclerose galopante havia deletado de minha memória rs. Como residia lá, a consulta foi com o meu médico de família. Mais uma vez, desculpem-me pelo lapso...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.