Como conseguir apenas o número do assento do progenitor português

Olá,

Explico minha situação: Meu pai (já falecido) tinha dupla cidadania, obtida através do consulado português. Foi através do consulado que me certifiquei desse fato, munida apenas com o nome completo e data de nascimento do meu pai. O consulado me informou que com apenas essa informação eu poderia dar entrada no meu processo de atribuição por lá, no entanto prefiro enviar meu documentos diretamente para Portugal.

A questão é que no modelo 1C pedem o número de assento, caso você não tenha a certidão do progenitor. Mas eu não sei o número de assento. Em um dos emails enviados à CRC, perguntei se era possível dar entrada no processo sem informar o número de assento. O que me responderam foi: Informe o nome completo e a filiação do progenitor que queira encontrar assento. A questão é que não há espaço no modelo 1C para informar a filiação do progenitor, e ainda não me responderam por email.

Para tornar a minha vida mais fácil, existe alguma maneira de descobrir o número do assento? Note que não quero e não preciso do registo, tudo que preciso é do número do assento. Meu pai não nasceu em Portugal.

Muito obrigada por qualquer ajuda!

Comentários

• @Ingred Goretti Riça,
    escreva para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt
    Forneça o nome completo de seu pai, filiação e data de nascimento, e peça o número do assento / ano.
  • Muito obrigada, Marcia. Vou fazer isso.
  • @Fernando Fonseca,
    assento (vem de assentamento) de nascimento corresponde à numeração que é feita no "livro de registo de nascimento". É indicado em Portugal por um número / ano / Conservatória em que se encontra o registo.

O registo de nascimento contém todas as informações que designam aquele nascimento (nome completo, data de nascimento, filiação, nome dos avós, local do nascimento e assento / ano / conservatória).
  • @Marcia Boa noite.
    Estou dando entrada na atribuição da minha mãe. Vou precisar do número de assento da minha vó. Sabe me dizer em qual documento consigo esse número de assento, visto que não consta no passaporte dela que tenho em mãos? Caso eu tenha que solicitar via email, o que você escreveu para a Ingred ai encima em Outubro, ainda está valendo, é o mesmo email?

"rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt
    Forneça o nome completo de seu pai, filiação e data de nascimento, e peça o número do assento / ano"
  • @fsorf9,

sim, está valendo.
    Mas, você pode também escrever para o local que detém a certidão de nascimento de sua avó.
    Veja onde sua avó nasceu.
  • @Marcia. Ela nasceu na freguesia de Sarzedo, no Concelho de Moimenta da Beira.
    Onde acho um contato dessa região?
  • É normal demorar a receber por email o número do assento?

Mandei email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt para obter o número do assento de um cidadão português nascido no Brasil e já se foram 3 dias, e nada de resposta.

Alguém sabe me dizer se existe um prazo para resposta?

Obrigado.
  • @Aviner quando você diz 3 dias contou sábado e domingo? Eles não trabalham aos finais de semana. Normalmente respondem rápido, cerca de 1 dia útil.
  • Obrigado, Daniel! O e-mail chegou agora.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.