LEGALIZAÇÕES
Pessoal , preciso de um HELP ... agradeço antecipadamente a ajuda .
Vou dar entrada na cidadania por atribuição de minha esposa direto em Portugal .
Pelo que eu li , eu preciso passar pelo Itamaraty antes do Consulado , certo ?
Em SP , o ERESP demora cerca de 20 dias uteis para finalizar esta etapa .
Pergunta : Eu posso passar pelo Itamaraty em Brasilia ao invés de SP ( ERESP ) ??
Pergunto isso pelo prazo , lá eles fazem no mesmo dia .
Obrigadooo ....
Vou dar entrada na cidadania por atribuição de minha esposa direto em Portugal .
Pelo que eu li , eu preciso passar pelo Itamaraty antes do Consulado , certo ?
Em SP , o ERESP demora cerca de 20 dias uteis para finalizar esta etapa .
Pergunta : Eu posso passar pelo Itamaraty em Brasilia ao invés de SP ( ERESP ) ??
Pergunto isso pelo prazo , lá eles fazem no mesmo dia .
Obrigadooo ....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Esta exigência do Sinal Publico é para o Consulado de Portugal em São Paulo , ou para O Itamaraty aceitar legalizar as certidões de SP ??
Pergunto isso , porque mandei umas certidões para o Itamaraty em Brasilia sem fazer o Sinal Publico e foram legalizadas normalmente , mas era para o Consulado Italiano, que aceitou os documentos tranquilamente .
Obrigado .
Você acha então que o que vale para o Consulado é a Legalização do Itamaraty neh ?
Minha ultima duvida é se o Consulado de SP aceita a Legalização feita por Brasilia e não pelo escritório do Itamaraty em São Paulo . Sabe me dizer ?
Obrigado mais uma vez !
Pelo que entendi, o pedido de cidadania será feito diretamente em Portugal, certo? Olha, quando solicitei minha cidadania, não passei documento algum pelo Itamaraty, não...
Faz tempo ?
Foi em qual Consulado de Portugal que vc legalizou ? SP mesmo ?
... Neste site do Instituto dos Registos e do Notariado, pus na página de Atribuição da Nacionalidade:
http://www.irn.mj.pt/IRN/s
É melhor pecar por exagero que por falta.
Entre no site do portao consular e veja que necessita para legalizar em Brasilia.
Pior de tudo foi que liguei hoje pela manhã no Consulado de Portugal em São Paulo e fui informado que a única exigência do Consulado para legalizar os documentos é que os mesmos ( certidões ) estejam com a firma do Oficial reconhecida em cartório .
Resumindo ... estou perdido .
Passado certo tempo, nos foi negado pois´pediram a ela que apresentasse um recurso pedindo nova avaliação e ainda, que demonstrasse ligação afetiva com a comunidade Portuguesa.
Fizemos o recurso com a manifestãção a cerca da ligação afetiva e desde então, estamos aguardando.
um abraço
"Certidão de Nascimento do interessado (a) (original) – emitida há menos de seis meses. Deverá ser autenticada na Divisão Consular do Ministério das Relações Exteriores brasileiro;"
Fala que vai dar entrada direto por Portugal e pergunta se precisa que vão responder que sim.
Não preciso entrar em comunidade alguma para "dizer besteiras". Eu já tenho todos os documentos portugueses, morei 06 anos naquele país, tive inclusive o reconhecimento do meu diploma universitário sem passar pelo Itamaraty e apenas relatei minha experiência. E educação ao rebater um comentário nunca é demais...
Não vou discutir contigo, muito menos estou aqui para brincar. Se o consulado exige no Brasil, eu não sei. Sei do meu caso: dei entrada no registo civil em Portugal, e não passei nenhum documento pelo Itamaraty, os documentos foram autenticados em cartório no Brasil. O site que passei é oficial, procure ali se existe o pedido de passar qq documentação pelo Itamaraty ou algo do tipo. Não sou criança, nem ganharia coisa alguma vindo aqui inventar estorinha. Muito menos estou instruindo alguém deixar de passar qualquer documento que seja em qualquer orgão de Relações Exteriores que represente o Brasil. O que fiz aqui foi somente relatar como se deu o MEU processo de cidadania, assunto por mim encerrado, tô fora de ficar batendo boca com quem quer que seja...
Ao aumentar o volume de pedidos de cidadania tambem aumentaram as tentativas de fraudes e outros problemas relacionados com a documentacao. A posicao dos orgaos competentes em PT foi-se enrigecendo e agora sao mais escrupulosos na análise dos documentos. Às vezes sucedem casos onde, por motivos que ninguem sabe explicar, fazem excecoes.
O problema é que aqui nao podemos falar de excecoes, ou seja, nao podemos informar excecoes como regras, pois os que estao comecando muitas vezes estao completamente perdidos e necessitam informacao geral e fidedigna.
PS.
Entrando ao site oficial de PT parece que tudo é bem simples, mas na hora H aparecem exigencias que talvez estejam implícitas e nada claras no mesmo, como por exemplo nos casos de naturalizacao o tal do vinculo efetivo.
Todos os bem intencionados sao uteis nesta comunidade.
Certo Maestro?
Pessoal , mandei os documentos para o Consulado e os mesmos foram legalizados .
Mandei as Certidões apenas com a firma do escrevente reconhecida e a xerox autenticada do documento de identidade ( RG ) dos requerentes .
Não mandei nada ao ERESP nem ao Itamaraty em Brasilia .
Aproveitando ..
Os documentos já chegaram em Portugal , dando entrada por lá , qual prazo médio de conclusão para Atribuição de Nacionalidade ?
Obrigado a todos mais uma vez !
Na verdade uma amiga minha vai entregar lá para mim ...
Vai ser entregue pessoalmente na CRC de Lisboa !
Muda alguma coisa em relação ao que vc comentou de prazos ?
A propósito ERESP e Itamaraty eh a mesma coisa , não entendi seu exemplo , desculpe .
Como podem pedir um e não o outro , sendo q se trata da mesma coisa ?
Boa sorte, espero que não cobrem nenhum registro do Itamaraty, como não fizeram comigo. Meu processo levou cerca de 08 meses, como havia relatado aqui (saiu antes do visto de residência do SEF, dei entrada nos dois na mesma época, para não ficar ilegal no país - no SEF levou 09 meses). Eu dei entrada pessoalmente, não sei se através de terceiros como funciona. Mais uma vez, sucesso pra você!
Entendi !!!!
É que seu caso foi a alguns anos atrás neh , nem se falava em ERESP , etc ..
Torcer para não ter exigências a mais , porque os documentos estão completos em relação a certidões !!
Será que a média ainda esta em 6 , 8 meses .... ??
Enfim , jeito é esperar !!!
Na verdade, eu nem sabia dessa exigência do Itamaraty. Segui o que o consulado do Rio me passou. Não sei se na época não se exigia, se esqueceram de passar pra mim a exigência e dei sorte de não me cobrarem em Portugal, só sei que consegui desta forma. Quanto ao tempo, talvez tenha até diminuído, já que meu processo voltou de Lisboa para Aveiro, por falta de um documento que a conservatória de registo civil não tinha me passado. Em Portugal tudo é feito com muita burocracia, alguns documentos só podem ser assinados com tinta preta, pra vc ter uma noção. Não se pode é desanimar frente aos problemas burocráticos que porventura possam surgir...