União de facto sentença judicial
Boa tarde a todos, dei entrada para aquisição de nacionalidade Portuguesa, por união de facto, já moramos em em Portugal, inclusive um filho que nasceu lá, fiz a declaração da união de fato no cartório tudo certinho, vivo em união estável a 10 anos, dei entrada na conservatória em lisboa em Maio desse não e acabei de receber a resposta o não a gente sempre tem, mas não gostamos ainda mais quando se gasta bastante dinheiro, negaram por falta da sentença judicial, ta uma raiva.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Obligatorio con advogado, e solo por dar entrada no tribunal necessário pagar 612€ c não me equívoco. A de mas pagar por el advogado. Este reconhecimento pode tardar 6 meses.
Depois podes pedir a aquisição da nacionalidade. E creio en tu caso será fácil.
.
É um processo burocrático sim, como todos os outros, requer mais gastos do que se fosse dar entrada por casados, porém se casar tem que recontar o tempo novamente.
Eu moro na Inglaterra
Não é preciso fazer esse procedimento todo acima que o Maycon disse, há outras vias.
Alguém sabe dizer o prazo que leva em média para sair o esse reconhecimento de União estável por Portugal ? Pelo que li acima, preciso , além de ter a certidão de União estável no Brasil , ainda preciso de um reconhecimento daqui do Brasil , judicial, para depois solicitar o reconhecimento lá ?
Devido a pandemia o fórum está fechado aqui na minha cidade , e pelo andar da carruagem e da notável eficiência de nosso sistema aqui no Brasil, temo que transformar minha união em casamento aqui pode levar mais de um ano agora
@aliosh o processo é longo e caro e vc precisa contratar um advogado em Portugal para fazer isso.
@Maycon Ruiz
Verifique a informação que recebeu do advogado. Pela lei portuguesa (que é diferente da brasileira nesse sentido), quando voce casa zera a contagem de tempo na data do casamento. Ignora-se a união estável anterior, e começa a contar novamente. Teria que esperar 3 ou 5 anos.
Fazendo a homologação demora até 1 ano pra sair, mas não perde a contagem.
São coisas que a pesoa não considera quando toma a decisão, e têm impacto na vida da pessoa lá na frente. Casar teria sido mais simples, porque é o caminho normal. Mas tomaram a decisão e não fizeram lá atrás. O pior agora seria errar e complicar de novo.