Erro na grafia do nome - AJUDA
Minha bisavó é portuguesa e falecida.
Tenho a certidão de nascimento dela vinda de Portugal, porém, estranhei o nome dela nos registros portugueses.
Na Certidão que veio de Portugal o nome dela está ARMINDA e mais nada. Isso mesmo, sem sobrenome nenhum. Entrei em contato no Arquivo Distrital e me informaram que é assim que está registrado.
Bom, ela se casou no Brasil com meu bisavô que chamava-se José da Costa.
Na Certidão de casamento deles, o nome dela consta como ARMINDA DOS ANJOS.
Na Certidão de Óbito também está como Arminda dos Anjos.
Todas as demais informações estão corretas, nome do pai, nome da mãe e data de nascimento constam exatamente igual a certidão de nascimento.
Até aí tudo bem. Já enviei a documentação dela para Portugal para registro do casamento e óbito dela.
Acontece que o próximo passo é enviar a documentação da minha avó para solicitar a atribuição de cidadania, porém, ao analisar a certidão de casamento dela, o nome de sua mãe (minha bisavó) está ARMINDA DA COSTA. Vendo isso, peguei também a certidão de casamento da minha mãe, que é a próxima, e também está ARMINDA DA COSTA.
E agora? O que tenho que fazer? Do jeito que está provavelmente lá em Portugal não vão aceitar...
Se alguém já passou por essa situação ou entenda do assunto, por favor, me ajude...
Obrigado.
Tenho a certidão de nascimento dela vinda de Portugal, porém, estranhei o nome dela nos registros portugueses.
Na Certidão que veio de Portugal o nome dela está ARMINDA e mais nada. Isso mesmo, sem sobrenome nenhum. Entrei em contato no Arquivo Distrital e me informaram que é assim que está registrado.
Bom, ela se casou no Brasil com meu bisavô que chamava-se José da Costa.
Na Certidão de casamento deles, o nome dela consta como ARMINDA DOS ANJOS.
Na Certidão de Óbito também está como Arminda dos Anjos.
Todas as demais informações estão corretas, nome do pai, nome da mãe e data de nascimento constam exatamente igual a certidão de nascimento.
Até aí tudo bem. Já enviei a documentação dela para Portugal para registro do casamento e óbito dela.
Acontece que o próximo passo é enviar a documentação da minha avó para solicitar a atribuição de cidadania, porém, ao analisar a certidão de casamento dela, o nome de sua mãe (minha bisavó) está ARMINDA DA COSTA. Vendo isso, peguei também a certidão de casamento da minha mãe, que é a próxima, e também está ARMINDA DA COSTA.
E agora? O que tenho que fazer? Do jeito que está provavelmente lá em Portugal não vão aceitar...
Se alguém já passou por essa situação ou entenda do assunto, por favor, me ajude...
Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Aqui no Brasil, a tradição era, em regra, a mulher adquirir o sobrenome do marido, em Portugal não.
1. Sua bisavó casou-se no Brasil, e você já tratou de averbar este casamento e o óbito.
2.Existe a divergência nos registros de sua avó e sua mãe( ARMINDA DA COSTA, em vez de ARMINDA DOS ANJOS).
Você pode observar o seguinte:
A. Na certidão de casamento dos seus bisavós consta como era o nome da nubente e como passou a ser( se era ARMINDA DOS ANJOS e passou a ser ARMINDA DA COSTA?)
B.O erro pode estar na certidão de casamento de sua avó ( ou, e, na certidão de nascimento de sua avó o nome da sua bisavó está como?).
Se o correto for ARMINDA DOS ANJOS, Como envolve sobrenome "DOS ANJOS", tudo indica que tenha que retificar os assentos de nascimento ou de casamento de sua avó e de sua Mãe.
Veja o Tópico da Comunidade
http://www.orkut.com.br/Main#C
Abraços e boa sorte!
Maria das Neves filha de Justina das Neves.
Sua bisavó tinha dos Anjos no nome?
Por ai deve vir a coisa.
A mãe dela chamava-se Maria dos Anjos, por isso o nome dela é Arminda dos Anjos.
Até aí tá tudo OK, o problema é que nas certidões de minha avô e minha mãe o nome dela está Arminda da Costa.
Antonio Carlos, na certidão de casamento dela não tem a menção sobre a mudança de nome, tipo, a Arminda dos Anjos passa a se chamar Arminda da Costa.
Apagaram meu post
Tem na comunidade um tópico a respeito, abraços!