Cartão do Cidadão - RJ - Agendamento
Sollano Ramos
Member
Bom dia pessoal,
Fiz o pagamento dos boletos para agendamento do cartão do cidadão para minha mãe e minha prima ainda no final de setembro e desde então tenho entrado TODOS OS DIAS, em diferentes horários, para tentar fazer o agendamento para elas e TODAS as vezes a única mensagem que recebo é a de que "No momento não há datas disponíveis". Houve uma mudança no sistema do consulado para o agendamento no dia 03 de outubro e agora você seleciona o dia de agendamento antes de gerar o boleto, porém está dito que quem fez o pagamento do boleto anteriormente a essa data conseguiria agendar normalmente.
Como faziam 2 semanas que estava tentando diariamente, semana passada liguei para o Consulado e fui informado de que a abertura de vagas ocorreria todas as segundas-feiras a partir das 8 da manhã. Essa semana entrei na segunda-feira as 8 da manhã e fiquei tentando até agora, 09:30, e continuo recebendo a mesma mensagem de que "não há datas disponíveis". Liguei novamente no Consulado e dessa vez a atendente me disse que agora eles não tem mais um dia específico para a abertura de vagas, que eu deveria continuar tentando diariamente até conseguir vaga pois o agendamento é feito exclusivamente online.
Já fazem 3 semanas que estou tentando diariamente e sempre a mesma mensagem de que "não há datas disponíveis". Será que realmente, nessas 3 semanas eu não consegui encontrar datas em nenhuma das vezes ou será que tem algum problema com o sistema do Consulado? Alguém está conseguindo fazer o agendamento?
Fiz o pagamento dos boletos para agendamento do cartão do cidadão para minha mãe e minha prima ainda no final de setembro e desde então tenho entrado TODOS OS DIAS, em diferentes horários, para tentar fazer o agendamento para elas e TODAS as vezes a única mensagem que recebo é a de que "No momento não há datas disponíveis". Houve uma mudança no sistema do consulado para o agendamento no dia 03 de outubro e agora você seleciona o dia de agendamento antes de gerar o boleto, porém está dito que quem fez o pagamento do boleto anteriormente a essa data conseguiria agendar normalmente.
Como faziam 2 semanas que estava tentando diariamente, semana passada liguei para o Consulado e fui informado de que a abertura de vagas ocorreria todas as segundas-feiras a partir das 8 da manhã. Essa semana entrei na segunda-feira as 8 da manhã e fiquei tentando até agora, 09:30, e continuo recebendo a mesma mensagem de que "não há datas disponíveis". Liguei novamente no Consulado e dessa vez a atendente me disse que agora eles não tem mais um dia específico para a abertura de vagas, que eu deveria continuar tentando diariamente até conseguir vaga pois o agendamento é feito exclusivamente online.
Já fazem 3 semanas que estou tentando diariamente e sempre a mesma mensagem de que "não há datas disponíveis". Será que realmente, nessas 3 semanas eu não consegui encontrar datas em nenhuma das vezes ou será que tem algum problema com o sistema do Consulado? Alguém está conseguindo fazer o agendamento?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Tive o mesmo problema. Entrei agora n site e consegui marcar. As opções são para segunda quinzena de março de 2019.
Marquei mas estou preocupada pq preciso do documento em dezembro.
Correção: eu acabo de ver que com a mudança está correto. É necessário agendar primeiro. Desculpem a confusão. É q ru ainda tô em choque com essa data pra 6 meses.
Conseguiu saber? Fiz hoje o agendamento para abril.
Apareceu uma vez ou outra mas somente para cartão cidadão sem urgencia para os meses de maio de 2019.
Qual outro documento poderia substituir a RG?
CNH, vale?
Passaporte Brasileiro, vale?
Pra fazer o CC você precisa de qualquer documento com foto.
E uma dose extra de paciência e persistência pra agendar pq é difícil.
Entrei agora no site do consulado do Rio e tinha vaga para CC em 28/02/2018.
Sempre que entro não mostra nenhuma vaga.
Tem algum horário específico em que eles estão liberando as vagas?
O site do consulado tá com vagas pra Cartão Cidadão para Julho e Passaporte para Junho.
Outra coisa, meu pai e meu irmão terão problema em tirar o cartão cidadão sem ter o estado civil atualizado (eles não fizeram a transcrição de casamento e averbação do divórcio)? Eles verificam esse tipo de informação lá na hora? E se perguntarem?
Mas ainda quanto ao CC de urgência, alguém sabe dizer quanto tempo está levando para sair? Ou se quando é feita a solicitação é entregue algum documento com o número definitivo do CC? Ou se é possível consultá-lo em algum lugar antes da data agendada para a entrega?
Meu desespero é pq tenho agendamento do CC para o dia 03 de junho e o período de candidatura do mestrado ao qual estou pretendendo vai até 02 de agosto e precisarei deste documento porém temo não tê-lo disponível em tempo hábil.
Paguei 230 no sem urgência em 28/02/19.
Uma ajuda, por gentileza, pois não encontrei a informação em lugar algum - no site do consulado não consigo acessar o link que daria informações sobre o pagamento.
Estou tentando agendar no Consulado do RJ para tirar o cartão cidadão com urgência, mas não encontro a opção. Na verdade, gostaria de solicitar o cartão cidadão e o passaporte com urgência.
Fiz meu cadastro e cliquei no agendamento do CC, que me levou direto para a página do agendamento. Achei estranho porque havia entendido que o pagamento deve ser feito antes do agendamento?! Pior que só aparece disponibilidade para dezembro. É isso mesmo? Que pânico!
Em um dos comentários alguém menciona que a solicitação da urgência é solicitada pessoalmente no consulado.
Agradeço imensamente me esclarecerem, pois agora fiquei perdida e realmente preciso dar essa entrada o quanto antes.
Um abraço e mais uma vez, obrigada!
Andrea
Consegui concluir o processo de atribuição de nacionalidade da minha mãe, em 4 meses pela ACP Porto. Obrigada a todos pela ajuda!
Minha dúvida agora é: qual o próximo passo? Sei que o processo já está concluído, pois consegui verificar pelo site. Preciso esperar alguma correspondência em casa ou já posso iniciar o meu processo de atribuição de nacionalidade, tendo em vista que o dela já terminou?
Além disso, posso já tentar agendar o atendimento dela para o CC no Consulado do RJ? Quais documentos eles pedirão no dia do atendimento?
Muito obrigada mais uma vez!
- Pagamento é feito na hora do atendimento por débito (apesar de no site do consulado a informação estar diferente);
- No consulado do RJ não é possível agendar CC + passaporte juntos, você agenda o CC e já deixa agendado o passaporte pelo site para uns 40 dias após o dia do atendimento do CC (se pedir CC de urgência) ou 60 dias se não for pedir urgência. Lembrando que a taxa é maior para urgencia.
- Para solicitar CC com urgência é só avisar o atendente no momento que estiver no consulado (no dia agendado), ele já irá te cobrar o valor com urgência.
- Eles não atendem sem agendamento;
Para você ter uma ideia eu dei entrada no meu CC dia 05/06 e meu passaporte está agendado para dia 10/07. O atendente me informou que dará tempo. O meu agendamento eu fiz em meados de fevereiro/março.
Você pode marcar para dezembro e dicar entrando diariamente para ver se alguém de uma data mais próxima não desistiu e disponibilizou uma vaga. Mas cuidado se você ficar remarcando várias vezes pelo site chega uma hora que eles não te permitem mais ver as vagas disponíveis (e portanto bloqueiam o reagendamento).
- Você consegue dar entrada no seu processo de atribuição se já possuir o número do assento da sua mãe (no meu por via das dúvidas tirei a certidão pelo civil online);
Obs.: Só verifique as questões de transcrição de casamento, no meu caso que o português foi meu pai, não precisei, mas sei que quando o português é a mãe, os requisitos mudam um pouco.
- No dia de tirar o CC no consulado só pedirão a ela um documento com foto (usei minha RG mesmo), as outras informações como o número do assento eles verificam no sistema (eu até levei minha certidão portuguesa), mas não foi necessária ao atendimento.