Por onde eu começo com o pedido
Será que alguém poderia me ajudar com o pedido de cidadania portuguesa? Sou filha de português r mãe brasileira, avós todos portugueses. Tenho os documentos do meu pai (falecido já). Por onde devo iniciar? È possível fazer esse pedido sózinha ou precisa de escritório com alguém que entenda?Já vi um pedem uma fortuna.Obrigada pela atenção.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Então você consegue sim fazer sim o pedido de nacionalidade sozinha. Vc primeiro precisa decidir por onde irá fazer (consulado da tua cidade ou direto por Portugal). Dependendo os procedimentos se diferem.
Estando no Brasil pode-se pedir pelo Consulado ou remetendo correspondência(com todos os documentos e um Formulário próprio).
Ao Filho de Português é garantida a Atribuição(nacionalidade originária pelo critério de sangue), no "guia de ajuda"(na páguina início) tem um link para atribuição com tudo o que é preciso.
Abraços!
Pessoal,
estou com algumas dúvidas e ficarei muito grata se vcs puderem me ajudar. Pretendo fazer o pedido direto à CRC. Seguem as perguntas:
- para quem é filho de português, trata-se de atribuição de nacionalidade, correto? Aquisição é para netos, certo?
- o que se quer dizer com "certidão de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia"? É cópia autenticada?
- É preciso mesmo enviar a certidão de casamento dos pais?
- A identidade exigida precisa mesmo ser emitida pela autoridade competente de um dos países da União Europeia? Ou será que não entendi o texto? Vejam: "cópia devidamente certificada do seu documento de identificação (passaporte ou outro documento de identificação equivalente, emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia, título ou autorização de residência)".
- As cópias dos documentos devem ser autenticadas no consulado?
- Como fazer o pagamento da taxa (175 euros)? Se for cheque tem que ser de banco português, certo? Teria alguma outra opção?
Desculpem as várias perguntas.
Agradeço desde já a atenção.
No guia de ajuda está a resposta para suas perguntas: documentos, custo e modo de enviar. Veja o post sobre documentos para atribuicao.
Voce precisa da certidao de nascimento do portugues (copia integral). Pode pedí-la pelo Portal do Cidadao.
Se ainda nao foi, o casamento deve ser transcrito em PT.
Tambem tem informacoes no guia.
Se voce esta em SP ou MS faca tudo pelo consulado em SP o qual voltara a receber documentos daqui a um mes. Se decidir por este medio é muito possivel que nao necessite a certidao do portugues.
Resposta: Sim
- o que se quer dizer com "certidão de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia"? É cópia autenticada?
Resposta: É uma certidao de inteiro teor emitida pelo cartorio. A que pedimos nprmalmente é a "narrativa" ou simples.
- É preciso mesmo enviar a certidão de casamento dos pais?
Resposta: Nao.
- A identidade exigida precisa mesmo ser emitida pela autoridade competente de um dos países da União Europeia? Ou será que não entendi o texto? Vejam: "cópia devidamente certificada do seu documento de identificação (passaporte ou outro documento de identificação equivalente, emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia, título ou autorização de residência)".
Resposta: Passaporte para quem faz nas CRCs ou manda pelo correio em Lisboa ou RG se fizeres no Consulado em SP
- As cópias dos documentos devem ser autenticadas no consulado?
Resposta: Sim. Todas as certidoes brasileiras
- Como fazer o pagamento da taxa (175 euros)? Se for cheque tem que ser de banco português, certo? Teria alguma outra opção?
Resposta: "Dinheiro Certo" nos Correios
Obrigada pela atenção, Denise.
Muitíssimo obrigada, Alex, pelas respostas.
Eu tenho a certidão de nascimento, só não faço idéia se é a de inteiro teor. Há alguma informação na certidão que possibilite essa identificação?
Fiquei inculcada com o que a Denise disse sobre transcrição em PT. As certidões precisam ser traduzidas?!
Alex, o passaporte que você cita é o emitido pela Polícia Federal? Se for, não entendo então porque eles falam em documento de identificação “emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia”...
Grata mais uma vez.
Vem escrito na certidao INTEIRO TEOR no topo.
Essas certidões so sào validas por 180dias.
A certidão é mais detalhada, em todos os dados, como por exemplo: nomes dos pais, quem declarou o nascimento se foi o pai, nacionalidade dos pais, endereço dos pais, profissão dos pais, entre outras informações.
É pedida a de inteiro teor, pois consta se o(s) genitor(es) é (são) português(es).
Quando for pedir, diga que é de inteiro Teor.
Importante: Validade das certidões: 180 dias.
Reconhecer a firma: Tem que reconhecer a firma do oficial do Cartório que assinar a certidão,pergunte a ele onde pode reconhecer a firma.
Depois de reconhecida a firma: Enviar a certidão para o Ministério das relações exteriores do Brasil para legalização( veja na guia de ajuda), depois ao consulado de Portugal correspondente ao Estado de emissão da certidão brasileira para legalização consular.
Abraços!
Em que idioma estao as certidoes?
Se nao estiverem em portugues, ou seja, se nao forem brasileiras, tem que ser traduzidas.
Acho que voce esta confundida com o que falei sobre transcricao de casamento. Quando a pessoa se casa esse fato deve ser averbado (transcrito) na certidao de casamento de cada um dos nubentes.
No caso do portugues, se este nao se casou em PT, mas sim no BR, deve-se solicitar a transcricao do casamento atraves de um consulado ou diretamente em PT.
Isso está sendo exigido para que os processos dos descendentes sejam aprovados.
Ha diversos tópicos sobre esse assunto, mas outra vez lhe recomendo que de uma lidinha ao guia de ajuda, pois ai estao as dicas de como fazer cada coisa.
Tenho lido o tópico de ajuda, mas ainda assim surgem algumas dúvidas. O fórum que mais me esclareceu foi o que trata dos valores, pois lá consegui ter uma noção melhor dos documentos necessários. Antes de entrar na comunidade já havia ido ao site do IRN e checado a documentação que tenho em casa, mas algumas dúvidas surgiram. Com as informações que obtive, vou tentar organizar a documentação necessária, o que precisa ser feito com cada documento, onde ir e como enviar e depois posto aqui para um checklist.
Grata pela paciência.
sou neto de português (avô e avó, ambos da Ilha de são Miguel).
tenho uma cópia do registro oroginal do assento de nascimento de avô, naquela letrinha do século XIX, como faz mais de 100 anos, me foi passada pelo Arquivo dos Açores, com a transcrição de livro, folha, etc no verso.
esse documento serve ou devo providenciar o traslado de inteiro teor, algo do tipo?
Meu pai nascu no Rio Grande do sul, tenho a certidão de nascimento dele, passada pelo cartório de lá há alguns anos, serve também?
a de casamento foi aqui na minha cidade, fácil de tirar uma nova.
Verifique se na certidao que voce tem do avo esta averbado o casamento com sua avó.
Voce primeiro vai solicitar a do seu pai? Ja perguntou no consulado se é possível fazer por ai ou vai mandar por correio?
De todas formas vai precisar da certidao em inteiro teor do seu pai.
tenho que fazer PRIMEIRO a nacionalidade/atribuição de meu pai? ele é pré-morto (1998), pelo que li nas instruções do Min. da Justiça não é preciso que o pai esteja vivo...por outro lado, como advogado que sou, entendo que ninguém pode transmitir o que não tem. Como fica?
será necessária a certidão de casamento dos meus avós portugueses?
Muito obrigado ao que responde, com certeza auxiliam a mim e outras tantas pessoas!
tenho que fazer PRIMEIRO a nacionalidade/atribuição de meu pai? ele é pré-morto (1998), pelo que li nas instruções do Min. da Justiça não é preciso que o pai esteja vivo...por outro lado, como advogado que sou, entendo que ninguém pode transmitir o que não tem. Como fica?
Vc faz um processo de naturarização por ser descendente de 2º grau de um portugues.
será necessária a certidão de casamento dos meus avós portugueses? Sim p/ averbar o casamento dele!
Muito obrigado ao que responde, com certeza auxiliam a mim e outras tantas pessoas!
Uma vez que seu ai é falecido, voce solicitará sua nacionalidade por aquisicao/naturalizacao, ou seja, direto do seu avô.
Como disse o Alexandre, faca a transcricao de casamento do seus avós e entre com seu pedido.
No guia de ajuda desta comunidade há informacao de como fazer a transcricao e sobre os documentos necessarios para seu processo e como enviá-lo por correio. O valor atual do vale postal para a naturalizacao é de 200 euros.