Equivalência Diploma Nível Superior (Documentos e Apostilamento Convenção de Haia)

Bom dia!
Tenho a dupla-nacionalidade e sou bacharel em Direito.
Gostaria de ter o reconhecimento do meu diploma de nível superior em Portugal.
Na universidade já consegui a seguinte documentação:
1- Diploma;
2- Ementário de Graduado;
3- Declaração de CR;
4- Declaração de Processo Seletivo (Pontuação);
5- Declaração de Processo Seletivo;
6- Certidão de Conclusão;
7- Declaração de Reconhecimento de Curso;
8- Declaração ENADE;
9- Histórico Escolar,
10- Plano curricular.

Já fiz o reconhecimento de firma no Diploma da Diretora do CCHS e é reconheci a firma do secretário geral de ensino nos outros documentos.

Entretanto, tenho dúvidas, as quais tentei solucionar enviando e-mail para o Consulado de Portugal no RJ mas não obtive êxito no esclarecimento.

O Diploma de nível superior, para receber a Apostila de Haia, tem que ser original ou posso apostilar a fotocópia?

Preciso de mais algum documento da faculdade que cursei?

Onde devo entregar essa documentação em Portugal (Lisboa)?

Comentários

  • @Artur Moritz, as universidades que possuem instruções de validação de diploma estrangeiro, costumam pedir o original apostilhado.

    Nem precisa desses documentos todos.

    Precisará do respetivo formulário adquirido na Casa da Moeda (custa menos de 1€).

    Veja este site que se refere a validação em Coimbra:, e tem o indicativo do formulário que deve usar https://www.uc.pt/academicos/provas/equivalencia
    Veja também o link da Universidade de lisboa: https://www.ulisboa.pt/home-page/estudar/habilitacoes-estrangeiras/
    E este da Universidade do Porto, que também lhe poderá ajudar: https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=equivalência e reconhecimento de graus estrangeiros na u.porto - registo de diploma
  • Boa tarde!
    Concluí no Brasil o Ensino Superior em "Gestão de Recursos Humanos - Tecnólogo".
    Em Portugal devo solicitar a "Equivalência" ou "Reconhecimento" do meu diploma? Não encontrei nenhuma informação se em Portugal há este curso. Estou levando meu diploma e histórico, ambos autenticados e apostilados. Precisa de mais algum documento?

    Att,
  • Ana Priscila Lima

    Minha dúvida é exatamente a mesma que a sua, eu acredito que deve ser feito a equivalência, já entrei em contato com algumas faculdades em Portugal, mas ela passam valores e tudo, mas não dizem se há ou não necessidade. O que me intriga é que aqui no Brasil, Rh são 2 anos e em Portugal 3. Voce tem mais alguma informação?
    Att
  • editado April 2018
    Algumas informações em relação a necessidade de equivalência e aceitação:

    Apenas são considerados cursos superiores, aqueles que tenham duração igual ou superior a 3 anos.
    A equivalência / reconhecimento é obrigatória sempre que a profissão pertencer a uma categoria profissional (arquitetos, médicos, advogados, etc….).
    A equivalência / reconhecimento é obrigatória caso queira prestar concurso público, fazer um estágio ou ser amparado pelo IEFP
  • @Ana Priscila Lima,

    procure os Politécnicos de Portugal e veja se algum deles tem seu curso, respeitando o que o @caiodib mencionou.
  • Boa tarde,

    @caiodib e @Marcia eu preciso levar também o "Programa Completo das Disciplinas que cursei (Ementas Disciplinares)?
    A princípio só tenho em mãos o meu Diploma e Histórico. Mas já li a respeito de ter que apresentar a Ementa também.

    @Rebekavarandas eu fiz a minha faculdade em 3 anos, optei por esse tempo. Não tenho mais nenhuma informação ainda...


    Att,
  • Certo, onde eu fiz era apenas em 2 acho que não conseguirei.
  • @Ana Priscila Lima, sim, precisa da ementa do curso.
  • @caiodib já providenciei e estou aguardando ficar pronto.
    Obrigada pela ajuda!
  • @Caiodib Meu marido trabalha na aerea de logistica, duraçao do curso 3 anos, para exercer a profissão será necessário a equivalência?
  • editado May 2018
    Alguém experiência na equivalência de diplomas na área de Ciências Contábeis?
  • @Flávio Corrêa,

    tudo bem?
    Entendo que você quer saber da equivalência de diplomas para Ciencias Contábeis, mas editei sua pergunta a fim de não parecer pedido de profissional nesta área, o que é proibido por aqui.

    Obrigada.
  • @amandacorreia, sobre esta área, não tenho certeza, mas penso que não precisa.

    @Flávio Corrêa, em seu caso, precisa mesmo validar para poder fazer a inscrição na ordem dos contabilistas. Sugiro entrar em contacto com a Ordem dos Contabilistas Certificados – OCC para saber dos procedimentos.
  • @caiodib obrigado
  • Olá pessoal,
    Sugiro a todos q queiram a equivalência, que procurem por universidades q cobrem uma pequena taxa p avaliar o processo e cobrem o restante após a avaliação (acho q a Universidade do Minho age assim). Eu paguei 492 euros no Instituo Politécnico de Lisboa (IPL), na Eselx, para a equivalência de pedagogia (meu curso foi de 4 anos), eles demoraram 1 ano e 1 mês para darem a resposta e a resposta foi negativa. Recusaram a equivalência alegando que os créditos não eram suficientes. Portanto fiquem atentos!!!! Eles não devolvem nem um centavo do dinheiro.
    Boa sorte a todos

  • @sandra de paula você conseguiu fazer a equivalência de pedagogia , ou ainda está tentando ? Minha irmã é formada nesta área e gostaria de umas dicas se possível, pois já mandei e-mails para algumas faculdades de la´e nada de resposta.
  • Estou com a mesma dúvida :

    O Diploma de nível superior, para receber a Apostila de Haia, tem que ser original ou posso apostilar a fotocópia?

  • @dayanaps tem que ser o original.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.