Equivalência Diploma Nível Superior (Documentos e Apostilamento Convenção de Haia)
Artur Moritz
Member
Bom dia!
Tenho a dupla-nacionalidade e sou bacharel em Direito.
Gostaria de ter o reconhecimento do meu diploma de nível superior em Portugal.
Na universidade já consegui a seguinte documentação:
1- Diploma;
2- Ementário de Graduado;
3- Declaração de CR;
4- Declaração de Processo Seletivo (Pontuação);
5- Declaração de Processo Seletivo;
6- Certidão de Conclusão;
7- Declaração de Reconhecimento de Curso;
8- Declaração ENADE;
9- Histórico Escolar,
10- Plano curricular.
Já fiz o reconhecimento de firma no Diploma da Diretora do CCHS e é reconheci a firma do secretário geral de ensino nos outros documentos.
Entretanto, tenho dúvidas, as quais tentei solucionar enviando e-mail para o Consulado de Portugal no RJ mas não obtive êxito no esclarecimento.
O Diploma de nível superior, para receber a Apostila de Haia, tem que ser original ou posso apostilar a fotocópia?
Preciso de mais algum documento da faculdade que cursei?
Onde devo entregar essa documentação em Portugal (Lisboa)?
Tenho a dupla-nacionalidade e sou bacharel em Direito.
Gostaria de ter o reconhecimento do meu diploma de nível superior em Portugal.
Na universidade já consegui a seguinte documentação:
1- Diploma;
2- Ementário de Graduado;
3- Declaração de CR;
4- Declaração de Processo Seletivo (Pontuação);
5- Declaração de Processo Seletivo;
6- Certidão de Conclusão;
7- Declaração de Reconhecimento de Curso;
8- Declaração ENADE;
9- Histórico Escolar,
10- Plano curricular.
Já fiz o reconhecimento de firma no Diploma da Diretora do CCHS e é reconheci a firma do secretário geral de ensino nos outros documentos.
Entretanto, tenho dúvidas, as quais tentei solucionar enviando e-mail para o Consulado de Portugal no RJ mas não obtive êxito no esclarecimento.
O Diploma de nível superior, para receber a Apostila de Haia, tem que ser original ou posso apostilar a fotocópia?
Preciso de mais algum documento da faculdade que cursei?
Onde devo entregar essa documentação em Portugal (Lisboa)?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Nem precisa desses documentos todos.
Precisará do respetivo formulário adquirido na Casa da Moeda (custa menos de 1€).
Veja este site que se refere a validação em Coimbra:, e tem o indicativo do formulário que deve usar https://www.uc.pt/academicos/provas/equivalencia
Veja também o link da Universidade de lisboa: https://www.ulisboa.pt/home-page/estudar/habilitacoes-estrangeiras/
E este da Universidade do Porto, que também lhe poderá ajudar: https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=equivalência e reconhecimento de graus estrangeiros na u.porto - registo de diploma
Concluí no Brasil o Ensino Superior em "Gestão de Recursos Humanos - Tecnólogo".
Em Portugal devo solicitar a "Equivalência" ou "Reconhecimento" do meu diploma? Não encontrei nenhuma informação se em Portugal há este curso. Estou levando meu diploma e histórico, ambos autenticados e apostilados. Precisa de mais algum documento?
Att,
Minha dúvida é exatamente a mesma que a sua, eu acredito que deve ser feito a equivalência, já entrei em contato com algumas faculdades em Portugal, mas ela passam valores e tudo, mas não dizem se há ou não necessidade. O que me intriga é que aqui no Brasil, Rh são 2 anos e em Portugal 3. Voce tem mais alguma informação?
Att
Apenas são considerados cursos superiores, aqueles que tenham duração igual ou superior a 3 anos.
A equivalência / reconhecimento é obrigatória sempre que a profissão pertencer a uma categoria profissional (arquitetos, médicos, advogados, etc….).
A equivalência / reconhecimento é obrigatória caso queira prestar concurso público, fazer um estágio ou ser amparado pelo IEFP
procure os Politécnicos de Portugal e veja se algum deles tem seu curso, respeitando o que o @caiodib mencionou.
@caiodib e @Marcia eu preciso levar também o "Programa Completo das Disciplinas que cursei (Ementas Disciplinares)?
A princípio só tenho em mãos o meu Diploma e Histórico. Mas já li a respeito de ter que apresentar a Ementa também.
@Rebekavarandas eu fiz a minha faculdade em 3 anos, optei por esse tempo. Não tenho mais nenhuma informação ainda...
Att,
Obrigada pela ajuda!
tudo bem?
Entendo que você quer saber da equivalência de diplomas para Ciencias Contábeis, mas editei sua pergunta a fim de não parecer pedido de profissional nesta área, o que é proibido por aqui.
Obrigada.
@Flávio Corrêa, em seu caso, precisa mesmo validar para poder fazer a inscrição na ordem dos contabilistas. Sugiro entrar em contacto com a Ordem dos Contabilistas Certificados – OCC para saber dos procedimentos.
Sugiro a todos q queiram a equivalência, que procurem por universidades q cobrem uma pequena taxa p avaliar o processo e cobrem o restante após a avaliação (acho q a Universidade do Minho age assim). Eu paguei 492 euros no Instituo Politécnico de Lisboa (IPL), na Eselx, para a equivalência de pedagogia (meu curso foi de 4 anos), eles demoraram 1 ano e 1 mês para darem a resposta e a resposta foi negativa. Recusaram a equivalência alegando que os créditos não eram suficientes. Portanto fiquem atentos!!!! Eles não devolvem nem um centavo do dinheiro.
Boa sorte a todos
@sandra de paula você conseguiu fazer a equivalência de pedagogia , ou ainda está tentando ? Minha irmã é formada nesta área e gostaria de umas dicas se possível, pois já mandei e-mails para algumas faculdades de la´e nada de resposta.
Estou com a mesma dúvida :
@dayanaps tem que ser o original.