Nenhuma certidão é devolvida. As que vão para a CRC, todas são originais, cabe a voce antes de dar entrada, tirar xerox e autenticar e guardar, como documentação que ira servir para os seus filhos. No fim do processo, voce vai receber a sua certidão de nascimento Portuguesa e nada mais. Depois vem o BI ou CC e Passaporte. Valeu Maranhão, espero ter ajudado voce. Bom 2011.
Eu fiz em Janeiro de 2011 e no final eles me devolveram todas as certidões, eles não precisam delas pra nada, fiz no Consulado em São Paulo. Eles me devolveram já no mesmo dia que fui pegar a certidão portuguesa, porque o BI vem a partir da sua certidão portugesa e não brasileira. Fiquei com um envelope cheio de documentos.
Só se for o Consulado de São Paulo, para utilizar esse tipo de procedimento. Não conheço nenhum caso de devolução documentos, para a Nacionalização. A não ser que o Consulado de SP, tire xerox dos originais enviados pela CRC e devolva as cópias, ai tudo bem. Não faz sentido algum devolver documentos originais, os quais são a base de dados dos registros digitais da CRC. Pra mim não devolveram nada, até porque enviei diretamente para a CRC de Lisboa. O Consulado de São Paulo é um fenômeno, tudo acontece diferente por lá. Gloria a DEUS.
Tb fiz pela CRC e nunca recebi nenhum documento de volta. Tive que enviar segunda via pq recebi um comunicado que nao conseguiam visualizar o ato. Nem sabia o que era isso, mas alguem da comunidade me explicou.....conhecimento é tudo!!..rsrs....Providenciei e no dia que enviei a certidao para PT, a minha certidao portuguesa chegou.... vai entender isso!!!!!
Fiquei com uma duvida, pois alguem postou:" tirar xerox das certidoes pq precisara para os filhos". Tudo nao precisa ser original? So de certidao de meu casamento ja solicitei 2. Agora vou tirar dos meus 2 filhos e quero enviar para CRC, pois no consulado do Rj demora e nao dao nenhuma informaçao.
Assim devo enviar 2 envelopes separados com todos os documentos necessarios para cada filho? Nesse caso, precisaria de 2 certidoes de casamento, 2 certidoes de nascimento do meu marido e depois a documentacao de cada filho? Correto?
Marina, Seu casamento tem que ser transcrito em PT para que o processo dos seus filhos seja aprovado. Voce pode enviar os documentos dos seus filhos e enquanto estes estao esperando para ser analisados pode solicitar a transcricao. NAO BASTA COM MANDAR SUA CERTIDAO DE NASCIMENTO COM OS DOCUMENTOS DELES. Veja no guia de ajuda como fazer a transcricao, que pode ser pelo consulado ou diretamente em PT.
Voce deve preparar os processos deles por separado, um em cada envelope, mas pode mandar ambos envelopes dentro de um maior. Assim economiza em correio. Teria que confirmar se os processos no Rio estao demorando mais de 8 meses, pois essa é a media dos processos enviados por correio.
Como a sua certidao portuguesa é recente, nao precisa mandá-la com os processos dos filhos. Coloque o numero no campo adequado do C1. Se quiser mande uma copia simples, mas nao é necessario. Pode mandar uma copia simples da certidao de casamento tambem, mas eles nao farao nada com isso. Só verao que voce é casada e que mudou de nome por isso (?). Vao pedir a transcricao do casamento.
No guia de ajuda estao descritos em detalhe os documentos que tem que mandar. Se os filhos sao menores nao há custo.
Adorei a ideia de enviar em um so sedex os 2 processos dos meus 2 filhos, mas sera necessario enviar 2 certidoes minhas de nascimento ja com a transcricao do casamento feita?Ou 1 so bastaria?
Novidade: fiz a minha transcriçao de casamento enviando diretamente os documentos para a Conservatoria Civil de Guimaraes/ Tb ja vi que alguem postou uma outra Conservatoria que tb faz esse serviço.Assim nao precisamos do consulado.
Nao sei qto tempo o Consulado do RJ esta demorando para concluir a atribuiçao. Eu dei sorte, pois enviei para CRC e em 5 meses recebi a nacionalidade pelo correio.
Marina, Como disse, voce nao precisa enviar a sua certidao. Nem se preocupe em pedir uma com a transcricao de casamento se so o faria para mandar com os processos dos filhos. Bastara colocar o numero do seu assento no formulario 1C. A CRC encontrara sua certidao com a transcricao, pois os "novos" portugueses estamos todos registrados na CRC. Tambem ja nao precisa mandar copia da de casamento. Excelente que tenham feito a transcricao enviando por correio! Se puder coloque no guia de ajuda o seu caso sobre a transcricao: que documentos enviou, a que conservatoria (porque escolheu essa?), quanto pagou e quanto tempo demorou para receber a resposta. Sao informacoes que poderao ajudar a um montao de gente, mas tem que estar no guia, ok?
Marina, Outra coisa... se voce é a portuguesa e seus filhos vao receber a nacionalidade por voce, nao precisa mandar nada do marido se ele nao for portugues.
O consulado do RJ me disse que algumas conservatorias ja faziam a transcriçao do casamento. Comecei a escrever para varias ate que essa me deu a resposta positiva. Depois me passou um email dizendo que os documentos e a taxa tinham chegado. Apos uma semana, outro email dizendo que tinha postado no correio. Devo estar recebendo essa semana. Só estou esperando chegar para confirmar tudo, e dar as dicas. Preço: 120euros
Para fazer a atribuiçao de meus filhos so vou precisar: 1- certidao de nascimento deles 2-identidade 3-Modelo 1C 4-e meus dados portugueses ( meu assento que ja deve estar transcrito o casamento)
Marina, 1- Certidao de nascimento de INTEIRO TEOR do requerente, legalizada no Itamaraty e Consulado. 2. Copia autenticada do RG, legalizada apenas no Consulado. 3. Formulario 1C preenchido e assinado pelo requerente, a assinatura deve ser feita pessoalmente por AUTENTICIDADE, no Cartorio ou no Consulado.
Fazer o pagamento dos 175 euros nos correios, atraves de vale postal, chamado dinheiro certo, e nao esquecer de colocar o comprovante no envelope.
Se os filhos sao menores sao os pais que assinam o formulario e nao ha que pagar.
Muito obrigada! ja fiz a do meu pai, a minha, a transcricao do casamento e agora vou fazer a dos meus filhos, que eram os mais interessados. Nao sei por que me confundi agora com a documentaçao. Iria gastar $$ pois pensei em enviar mais certidoes do que o necessario.
Mais uma vez agradeço a sua paciencia e colaboracao!
Comentários
As que vão para a CRC, todas são originais, cabe a voce antes de dar entrada, tirar xerox e autenticar e guardar, como documentação que ira servir para os seus filhos.
No fim do processo, voce vai receber a sua certidão de nascimento Portuguesa e nada mais.
Depois vem o BI ou CC e Passaporte.
Valeu Maranhão, espero ter ajudado voce.
Bom 2011.
Eles me devolveram já no mesmo dia que fui pegar a certidão portuguesa, porque o BI vem a partir da sua certidão portugesa e não brasileira.
Fiquei com um envelope cheio de documentos.
Não conheço nenhum caso de devolução documentos, para a Nacionalização.
A não ser que o Consulado de SP, tire xerox dos originais enviados pela CRC e devolva as cópias, ai tudo bem.
Não faz sentido algum devolver documentos originais, os quais são a base de dados dos registros digitais da CRC.
Pra mim não devolveram nada, até porque enviei diretamente para a CRC de Lisboa.
O Consulado de São Paulo é um fenômeno, tudo acontece diferente por lá.
Gloria a DEUS.
Tb fiz pela CRC e nunca recebi nenhum documento de volta. Tive que enviar segunda via pq recebi um comunicado que nao conseguiam visualizar o ato. Nem sabia o que era isso, mas alguem da comunidade me explicou.....conhecimento é tudo!!..rsrs....Providenciei e no dia que enviei a certidao para PT, a minha certidao portuguesa chegou.... vai entender isso!!!!!
Fiquei com uma duvida, pois alguem postou:" tirar xerox das certidoes pq precisara para os filhos". Tudo nao precisa ser original? So de certidao de meu casamento ja solicitei 2. Agora vou tirar dos meus 2 filhos e quero enviar para CRC, pois no consulado do Rj demora e nao dao nenhuma informaçao.
Assim devo enviar 2 envelopes separados com todos os documentos necessarios para cada filho? Nesse caso, precisaria de 2 certidoes de casamento, 2 certidoes de nascimento do meu marido e depois a documentacao de cada filho? Correto?
Seu casamento tem que ser transcrito em PT para que o processo dos seus filhos seja aprovado.
Voce pode enviar os documentos dos seus filhos e enquanto estes estao esperando para ser analisados pode solicitar a transcricao. NAO BASTA COM MANDAR SUA CERTIDAO DE NASCIMENTO COM OS DOCUMENTOS DELES.
Veja no guia de ajuda como fazer a transcricao, que pode ser pelo consulado ou diretamente em PT.
Voce deve preparar os processos deles por separado, um em cada envelope, mas pode mandar ambos envelopes dentro de um maior. Assim economiza em correio.
Teria que confirmar se os processos no Rio estao demorando mais de 8 meses, pois essa é a media dos processos enviados por correio.
Como a sua certidao portuguesa é recente, nao precisa mandá-la com os processos dos filhos. Coloque o numero no campo adequado do C1. Se quiser mande uma copia simples, mas nao é necessario.
Pode mandar uma copia simples da certidao de casamento tambem, mas eles nao farao nada com isso. Só verao que voce é casada e que mudou de nome por isso (?). Vao pedir a transcricao do casamento.
No guia de ajuda estao descritos em detalhe os documentos que tem que mandar. Se os filhos sao menores nao há custo.
Denise,
Adorei a ideia de enviar em um so sedex os 2 processos dos meus 2 filhos, mas sera necessario enviar 2 certidoes minhas de nascimento ja com a transcricao do casamento feita?Ou 1 so bastaria?
Novidade: fiz a minha transcriçao de casamento enviando diretamente os documentos para a Conservatoria Civil de Guimaraes/ Tb ja vi que alguem postou uma outra Conservatoria que tb faz esse serviço.Assim nao precisamos do consulado.
Nao sei qto tempo o Consulado do RJ esta demorando para concluir a atribuiçao. Eu dei sorte, pois enviei para CRC e em 5 meses recebi a nacionalidade pelo correio.
Como disse, voce nao precisa enviar a sua certidao. Nem se preocupe em pedir uma com a transcricao de casamento se so o faria para mandar com os processos dos filhos.
Bastara colocar o numero do seu assento no formulario 1C. A CRC encontrara sua certidao com a transcricao, pois os "novos" portugueses estamos todos registrados na CRC.
Tambem ja nao precisa mandar copia da de casamento.
Excelente que tenham feito a transcricao enviando por correio!
Se puder coloque no guia de ajuda o seu caso sobre a transcricao: que documentos enviou, a que conservatoria (porque escolheu essa?), quanto pagou e quanto tempo demorou para receber a resposta.
Sao informacoes que poderao ajudar a um montao de gente, mas tem que estar no guia, ok?
Outra coisa... se voce é a portuguesa e seus filhos vao receber a nacionalidade por voce, nao precisa mandar nada do marido se ele nao for portugues.
O consulado do RJ me disse que algumas conservatorias ja faziam a transcriçao do casamento. Comecei a escrever para varias ate que essa me deu a resposta positiva.
Depois me passou um email dizendo que os documentos e a taxa tinham chegado. Apos uma semana, outro email dizendo que tinha postado no correio. Devo estar recebendo essa semana. Só estou esperando chegar para confirmar tudo, e dar as dicas.
Preço: 120euros
Para fazer a atribuiçao de meus filhos so vou precisar:
1- certidao de nascimento deles
2-identidade
3-Modelo 1C
4-e meus dados portugueses ( meu assento que ja deve estar transcrito o casamento)
Tudo inteiro teor, legalizados.
1- Certidao de nascimento de INTEIRO TEOR do requerente, legalizada no Itamaraty e Consulado.
2. Copia autenticada do RG, legalizada apenas no Consulado.
3. Formulario 1C preenchido e assinado pelo requerente, a assinatura deve ser feita pessoalmente por AUTENTICIDADE, no Cartorio ou no Consulado.
Fazer o pagamento dos 175 euros nos correios, atraves de vale postal, chamado dinheiro certo, e nao esquecer de colocar o comprovante no envelope.
Se os filhos sao menores sao os pais que assinam o formulario e nao ha que pagar.
Muito obrigada! ja fiz a do meu pai, a minha, a transcricao do casamento e agora vou fazer a dos meus filhos, que eram os mais interessados. Nao sei por que me confundi agora com a documentaçao. Iria gastar $$ pois pensei em enviar mais certidoes do que o necessario.
Mais uma vez agradeço a sua paciencia e colaboracao!