Bisavô entrou ilegal no Brasil

Boa noite a todos,
Estou a pesquisar muito sobre a cidadania portuguesa e descobri que meu falecido bisavô entrou no país como português ilegal. Ele tirou os documentos dele no Brasil, como por exemplo registro geral etc. Sei a região que ele nasceu em Portugal, o que facilitaria o resgate de documentos de nascimento dele nessa região.

Eu posso entrar com processo de atribuição para o filho dele (meu avô ainda vivo), para minha mãe e depois para mim?

Obrigado.

Comentários

• Oiiii

Se vc conseguir o registro de nascimento portugues do seu bisavo,chamado de assento, va em frente!!!!
  • Nomes

Obrigado por sempre colaborarem.

Al, meu nome tem apenas o Dias, mas minha mãe, avô e bisavô são Dias de Souza. Minha mãe cortou o Souza do meu sobrenome. Outra questão: o Souza da minha mãe é com "S" mas o original é com "Z". Ela teria que mudar o nome dela? Eu precisarei acrescentar o Souza ao meu sobrenome?

Obrigado!
  • O que aconteceu no Brasil não tem nada a ver com o que exsite em portugal. NADA é feito pelo Brasil. quanto ao nome - Primeiro tente obter a certidão de nascimento. escreva para todas as conservatórias. Eu consegui informação de várias pessoas assim. Aí é só pedir a dita através do portal. Se tiver mais de 100 anos, coloque uma data fictícia na data de nascimento e explique a data correta nas explicações.
    AÌ voce vai se preocupar com o nome. S e Z tem pouca importância. O problema é se algum nome aparece diferente em dois registros. Tipo seu avo aparece com nome diferente em sua certidão de nascimento do que em relação a certidão original dele. Aí será erro de grafia e a responsabilidade é do cartório que legalmente precisa consertar sem custas.
  • Consegui localizar a certidão de nascimento do português. Mandei e-mails para praticamente todas os cartórios da Madeira e recebi a resposta poucos dias depois.
  • O que interessa Rafael, é a certidão portuguesa do seu avó.
    Quanto ao fato de ele ter entrado no Brasil ilegalmente, ai são outros quinhentos.
    De posse da certidão, segue a regra, de pai para filho, de filho para filho, etc.
    Boa sorte a voce e um bom 2011.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.