Certidão de casamento no Rio de Janeiro

Boa noite galera!

Estou precisando de ajuda para localizar a certidão de casamento de Domingos Carlos, filiação: António Carlos e Maria Clara, data de nascimento 01/05/1891, que ele se casou com a Candida da Piedade, na 3º Pretória (possivelmente na Freguesia de Santana), no Rio de Janeiro (antigo Distrito Federal), entre 1913 e 1920, pois na certidão de nascimento da segunda filha, em 1921, consta que eles já eram casados, e todas as certidões de nascimento do filho deles consta que eles se casaram no antigo Districto Federal (Rio de Janeiro), sendo que em uma delas chega a mencionar que o casamento ocorrera na Praça da República (área da Freguesia de Santana) e em outra das certidões informa que o casamento fora na 3ª Pretória (que engloba a Freguesia de Santana e de Sacramento no Rio de Janeiro). Sendo que essas freguesias já fizeram parte da 3ª, da 6ª e da 7ª circunscrição (mudaram mais de uma vez em razão da reorganização judiciária do município do Rio) e atualmente eu nem qual cartório está responsável.

O Domingos Carlos faleceu em 1944, no Rio de Janeiro, sendo possivelmente enterrado no cemitério de Olinda, em Nilópolis/RJ (ainda irei lá fazer uma pesquisa), e a Candida faleceu em São João de Meriti-RJ, em março de 1993, sendo com certeza enterrada em Olinda-Nilópolis/RJ.


O casal teve 7 filhos (Conceição Carlos, 1918; Dina Carlos, 1921; Elza Clara, 1925; Nelson Carlos, 1927; Olga Clara, 1929; Hélio Claro, 1931; e Erol Carlos, 1932) e já localizei a certidão dos seis últimos, só falta a da Conceição, em que todos nasceram em Nilópolis-RJ.

Provavelmente o Domingos não tinha irmãos, com os mesmos pais aqui no Brasil ou se teve, não foi no Rio de Janeiro ou então o mesmo nunca fez identidade civil. Pois pesquisei no arquivo de identificação civil do Rio de Janeiro, onde achei a identidade do Domingos Carlos, porém só confirmava a filiação, informava a data de nascimento e a nacionalidade portuguesa, além do endereço que moravam quando fez o documento.

Amanhã vou conversar com duas pessoas antigas da família para obter mais informações.

Enviei um e-mail para a Cúria do Rio de Janeiro e para o Arquivo Nacional solicitando uma pesquisa, além de uma mensagem para o CEPESE, mas ainda não tive resposta.

Pesquisa no Arquivo Nacional:

http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php


Peguei essa informação na internet:

"Para solicitar registros de nascimentos, casamentos e óbitos das pretorias e circunscrições da cidade do
Rio de Janeiro de 1929 a 1961, preencha o Formulário indicando os seguintes dados:
• nome completo do registrado;
• dia, mês e ano do nascimento, do casamento ou do óbito;
• Pretoria / Circunscrição e respectiva freguesia onde foi feito o registro (veja quadro abaixo).
Para solicitar processos de habilitação de casamento, preencha o Formulário com as referências obtidas
na base de dados Acervo Judiciário, disponível em
http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php
Caso não possua as informações necessárias para recuperar o registro civil, consulte as seguintes
instituições:
• Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro – Av. Chile nº 245, Catedral
Metropolitana do Rio de Janeiro RJ, www.catedral.com.br
• Colégio Brasileiro de Genealogia www.cbg.org.br
• Departamento de Transito – DETRAN, www.detran.rj.gov.br > identificação civil > consulta
certidões de nascimento / casamento.
• Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), www.mormons.com.br >
Genealogia.
• Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – Rua Santa Luzia nº 206, Centro, Rio de
Janeiro – RJ, www.santacasarj.org.br "

Pesquisei em todos e não encontrei nada.

Se alguém puder me ajudar em localizar essa certidão de casamento, ficarei muito agradecido, pois estou sem conseguir dormir direito realizando essas buscas. Semana que vem eu esgotarei as pesquisas online e sairei em campo, indo à Cúria do Rio de Janeiro, ao Arquivo Nacional, ao cemitérios, aos cartórios, à Biblioteca Nacional etc.

Abraço a todos!
«134

Comentários

  • Eduardo,

    Alguns livros de registros digitalizados por Circunscrição- Rio de Janeiro : https://familysearch.org/search/image/index?owc=9GPB-6TL:113334201?cc=1582573
  • Grato,

    Já pesquisei bastante ali nos cartórios da 1º, 2ª, 3ª e 6ª circunscrição, mas como não tenho a data a pesquisa fica muito extensa e nem todas circunscrições disponibilizam pesquisa pelo índice. Vou tentar aproximar mais a data do casamento e confirmar em em qual circunscrição se encontra.

    O meu caso é difícil mesmo. Mas com a ajuda de todos aqui, vou conseguir essa certidão.

    Obrigado mais uma vez!
  • Já consegui descobrir que se casaram na 3ª Pretória da Capital Federal (antiga) e que hoje é o cartório da 6ª circunscrição que está de responsável. Como ela chegou no Brasil em novembro de 1912, ainda com 17 anos, e em agosto de 1916, completou 21 anos (idade da emancipação civil natural à época), e que em julho de 1918 o casal teve a primeira filha de nome Conceição Carlos, em que se a data não estiver errada, pois não encontrei nenhum documento que comprove dessa data, e tem familiares que dizem que foi em 1916 ou 1917, então eu vou restringis as buscas para o cartório da 6ª circunscrição, entre os anos de 1913 a 1921, porém dando maior ênfase as buscas entre setembro/2016 e setembro/2017. Só que mesmo assim, são muitos livros e com uma letra horrível (muito difícil de entender).

    Amanhã vou pessoalmente ao cartório requerer essa busca.
  • eduardo

    As assinaturas nos livros de registros ajudam na identificação.
  • Mas são muitos termos de casamento nesse período todo, preciso restringir mais a busca. Já fico com dor de cabeça de tanto ficar lendo aqueles livros. Vou visitar uns familiares agora e tentar obter mais informações. Eu queria encontrar o registro de nascimento da Conceição Carlos, pois posso encontrar informações importantes nele (é o único que falta). E essa foi a primeira filha do casal.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado October 2016
    Você está seguindo boas pistas, vai encontrar. No registro da minha mãe tinha a referência do cartório onde os pais tinham se casado.
  • Conversei com o filho mais novo do casal senhor Hélio Claro (86 anos), e ele me disse que o Domingos Carlos era da região de Beira Alta.

    Informou que ele faleceu no hospital de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, em 1944. E que ele tinha 53 anos qdo faleceu (confere com o ano de nascimento dele - 1891). Que foi enterrado no cemitério do Caju, no Rio de Janeiro, e posteriormente os restos mortais foram removidos para o cemitério de Olinda, em Nilópolis.

    E me disse com quem eu posso conseguir mais documentos (um sobrinho). Fui na casa desse parente, porém ele não estava.

    Ele disse que não conversava mto com o pai sobre assuntos familiares e que quando o Domingos Carlos morreu ele estava com 13 anos.

    Disse que o Domingos tinha uma irmã e um irmão, mas não lembra os nomes, e que estes moravam na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro (bairro Inhoaíba).

    Bom, é o que sei ate então. Aos pouquinhos eu estou chegado.

    Tendo novidades eu te informo.

    Bom final de domingo!
  • A 3a Pretoria (Centro - Sacramento, e SAARA) tornou-se a 3a Circunscrição (1940-2012) e, após 2012, a 1a RCPN.
    Para resgatar esses registros antigos, verifique no site Family Search, ou dirija-se ao Cartório Rio Rápido (Condomínio Central de Certidões) localizado na Av. Almirante Barroso 90. Tel. 2507-9090.
  • Bom dia,

    Preciso achar a certidão de casamento do meu trisavô e trisavó.

    Trisavô: ANTONIO PAULO DE OLIVEIRA (ANTONIO DE OLIVEIRA)
    Nascimento: Aproximadamente 1856
    Falecimento: Aproximadamente 1951
    Natural de Portugal

    Trisavó ANA MARIA FRAUCHES OLIVEIRA
    Nascimento: 1864
    Falecimento: 1929
    Natural da Suíça

    Data do casamento: 11 de Jul de 1885
    Local do casamento: Friburgo Rio de Janeiro

    Como faço para encontrar qual cartório foi registrado o casamento?
  • Prezado Vibernard,

    Acredito que eu localizei o registro de casamento dos seusuários trisavós.

    Na verdade - se eu estiver correto - ele se chamava: Antônio José (e não Paulo) de Oliveira e Ana Maria Frauchez e se casaram em Friburgo no dia 11/07/1885.

    Mensagens daqui em diante in box.

    Abraço
  • A data bate com a que você informou. Está no livro 3, folha 5.
  • Só complementando, em 1885 ainda não existia o registro civil no Brasil, então esse registro de casamento encontra-se na igreja católica. Entre em contato com a Diocese de Nova Friburgo ou de Cantagalo.
  • Boa noite. Alguém poderia me ajudar a encontrar uma certidão brasileira?
    .
    Encontrei os dados no site do arquivo nacional, mas não estou sabendo encontrar a circunscrição no site dos Mormons Family Search.
    Dados:
    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 3 (Freguesias de Santo Antônio e Santana) - Registro Civil - 6M
    Nascimento: Noemia Tosoni
    Ano: 1934
    Pai: Mario Tosoni
    Mae: Rosa Hecker (o sobrenome correto é Hechel)
  • Eliza Toz, se não me engano, não tem no site do FamilySearch os registros desse período (1934). Só vão até 1930 mais ou menos, algumas circunscrições vão até 1922.
    Nesse caso precisaria ir no próprio cartorio.

    End. Rua Graça Aranha, 416 - 6° andar (acho que era sala 601).
  • É, de fato, no site do FamilySearch na 6a circunscrição só estão disponíveis os registros de nascimento até agosto de 1931 e na 3a só até março de 1931.

    Vai precisar ir ao cartório da 6a RCPN. A 3a acabou! Foi fechado pela corregedoria geral de justiça, o cartório da 6a está acumulando as duas circunscricoes.
  • Vc tem certeza que ela nasceu em 1934? Onde vc obteve essa informação?
    Pois encontrei uma NOEMIA TOSONI "DE CARVALHO" (provavelmente nome de casada), filha de Mário Tosoni e de Rosa Heokel, mas que faleceu em 05 de janeiro de 1946.
  • Boa tarde

    Alguém pode me ajudar ? Preciso da certidão de nascimento de meu pai e não acho. Tentei procurar no Arquivo central e não consigo nenhum resultado.

    Nome : Odir Ribeiro Pimentel
    Nome da Mãe : MARIA DA GLORIA FERNANDES;
    Nome do Pai: Octavio Ribeiro Pimentel
    Data de Nascimento : 12/05/1929
    Local: Rio de Janeiro
  • Bom dia Eduardo.
    Onde você encontrou o registro de falecimento da NOEMIA TOSONI "DE CARVALHO?
    Agradeço desde já.
  • Gostaria de encontra a certidão de casamento dos meus bisavós, mas não sei a data e nem o cartório/paróquia onde foi feito.
    É possível encontrar só com a data aproximada do casamento, nome dos noivos, filiação e data de nascimento?
  • Depois de 12 anos procurando consegui encontrar os dois documentos que estavam faltando para dar entrada na dupla nacionalidade da minha mãe através do link abaixo!!!!

    Obrigada!!!!


    Mariza Guerra
    October 2016
    Eduardo,

    Alguns livros de registros digitalizados por Circunscrição- Rio de Janeiro : https://familysearch.org/search/image/index?owc=9GPB-6TL:113334201?cc=1582573
  • @daniellesoriano

    Que maravilha! Ainda bem que você foi pró-ativa!
  • Bom dia! Meus bisavós se casaram (entre 1923 e 1930) na oitava circurscrição, antiga pretória do Engenho Velho, hoje é aquela da Tijuca. Pedi que eles fizessem a busca, mas se negaram a fazer porque não tinha a data exata do casamento! Alguém pode me ajudar nisso!? Alguma sugestão!? Estou procurando no familia search também...mas até agora nada

  • editado August 2017
    Não consigo entender esses cartórios do Rio de Janeiro.Aqui no Estado de São Paulo vc pede uma busca ,paga uma taxa de R$15,00 e eles fazem a busca de 10 anos.Consegui achar a certidão de casamento da minha bisavó portuguesa q casou em 1900.
  • Alguém pode me ajudar a localizar esta certidão de casamento?!

    MARIA DA CONCEIÇÃO (filha de Bento das Neves e de Joaquina da Costa) casou-se com Joaquim Marques de Oliveira (filho de Maria Joaquina Farves) entre 1923 e 1928 NA OITAVA CIRCUNSCRIÇÃO, mas o cartório da Tijuca se nega a localizar sem a data exata ( o que é muito difícil saber!!!)



    Alguém pode me ajudar!!??


  • Rafa,

    acho que vc já sabe que não precisa do cartório para encontrar o casamento dos seus bisavós, os livros do período que procura estão todos online:
    https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=9G5Q-C68:113334201,149603201?cc=1582573
  • Obrigado Guilherme....ja estou fazendo....valeu!!
  • Mas segunda via da certidão de casamento e aquela fotocopia da certidão eu tenho que fazer é no cartório, não é!?
  • Desculpem a minha ignorância, mas como vocês acham o cartório, pretória ou circunscrição onde seus parentes foram registrado? Tô perdida, meu avô nasceu aqui no Rio de Janeiro e não acho a certidão de nascimento dele, meu bisavô se casou aqui e não sei também onde estaria. Alguém pode me dar uma luz?
  • @Isabella em qual bairro do Rio de Janeiro o seu avô morava quando criança? Se vc souber o bairro, daí é só ir no cartório RCPN com circunscrição no respectivo bairro. Se na época era outro cartório, por reorganização judiciária, eles lhe informarão qual o cartório que está atualmente respondendo pela área daquela época.
  • IsabellaIsabella Member
    editado September 2017
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.