Certidão de casamento no Rio de Janeiro
eduardofranco1979
Member
Boa noite galera!
Estou precisando de ajuda para localizar a certidão de casamento de Domingos Carlos, filiação: António Carlos e Maria Clara, data de nascimento 01/05/1891, que ele se casou com a Candida da Piedade, na 3º Pretória (possivelmente na Freguesia de Santana), no Rio de Janeiro (antigo Distrito Federal), entre 1913 e 1920, pois na certidão de nascimento da segunda filha, em 1921, consta que eles já eram casados, e todas as certidões de nascimento do filho deles consta que eles se casaram no antigo Districto Federal (Rio de Janeiro), sendo que em uma delas chega a mencionar que o casamento ocorrera na Praça da República (área da Freguesia de Santana) e em outra das certidões informa que o casamento fora na 3ª Pretória (que engloba a Freguesia de Santana e de Sacramento no Rio de Janeiro). Sendo que essas freguesias já fizeram parte da 3ª, da 6ª e da 7ª circunscrição (mudaram mais de uma vez em razão da reorganização judiciária do município do Rio) e atualmente eu nem qual cartório está responsável.
O Domingos Carlos faleceu em 1944, no Rio de Janeiro, sendo possivelmente enterrado no cemitério de Olinda, em Nilópolis/RJ (ainda irei lá fazer uma pesquisa), e a Candida faleceu em São João de Meriti-RJ, em março de 1993, sendo com certeza enterrada em Olinda-Nilópolis/RJ.
O casal teve 7 filhos (Conceição Carlos, 1918; Dina Carlos, 1921; Elza Clara, 1925; Nelson Carlos, 1927; Olga Clara, 1929; Hélio Claro, 1931; e Erol Carlos, 1932) e já localizei a certidão dos seis últimos, só falta a da Conceição, em que todos nasceram em Nilópolis-RJ.
Provavelmente o Domingos não tinha irmãos, com os mesmos pais aqui no Brasil ou se teve, não foi no Rio de Janeiro ou então o mesmo nunca fez identidade civil. Pois pesquisei no arquivo de identificação civil do Rio de Janeiro, onde achei a identidade do Domingos Carlos, porém só confirmava a filiação, informava a data de nascimento e a nacionalidade portuguesa, além do endereço que moravam quando fez o documento.
Amanhã vou conversar com duas pessoas antigas da família para obter mais informações.
Enviei um e-mail para a Cúria do Rio de Janeiro e para o Arquivo Nacional solicitando uma pesquisa, além de uma mensagem para o CEPESE, mas ainda não tive resposta.
Pesquisa no Arquivo Nacional:
http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php
Peguei essa informação na internet:
"Para solicitar registros de nascimentos, casamentos e óbitos das pretorias e circunscrições da cidade do
Rio de Janeiro de 1929 a 1961, preencha o Formulário indicando os seguintes dados:
• nome completo do registrado;
• dia, mês e ano do nascimento, do casamento ou do óbito;
• Pretoria / Circunscrição e respectiva freguesia onde foi feito o registro (veja quadro abaixo).
Para solicitar processos de habilitação de casamento, preencha o Formulário com as referências obtidas
na base de dados Acervo Judiciário, disponível em
Caso não possua as informações necessárias para recuperar o registro civil, consulte as seguintes
instituições:
• Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro – Av. Chile nº 245, Catedral
Metropolitana do Rio de Janeiro RJ, www.catedral.com.br
• Colégio Brasileiro de Genealogia www.cbg.org.br
• Departamento de Transito – DETRAN, www.detran.rj.gov.br > identificação civil > consulta
certidões de nascimento / casamento.
• Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), www.mormons.com.br >
Genealogia.
• Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – Rua Santa Luzia nº 206, Centro, Rio de
Janeiro – RJ, www.santacasarj.org.br "
Pesquisei em todos e não encontrei nada.
Se alguém puder me ajudar em localizar essa certidão de casamento, ficarei muito agradecido, pois estou sem conseguir dormir direito realizando essas buscas. Semana que vem eu esgotarei as pesquisas online e sairei em campo, indo à Cúria do Rio de Janeiro, ao Arquivo Nacional, ao cemitérios, aos cartórios, à Biblioteca Nacional etc.
Abraço a todos!
Estou precisando de ajuda para localizar a certidão de casamento de Domingos Carlos, filiação: António Carlos e Maria Clara, data de nascimento 01/05/1891, que ele se casou com a Candida da Piedade, na 3º Pretória (possivelmente na Freguesia de Santana), no Rio de Janeiro (antigo Distrito Federal), entre 1913 e 1920, pois na certidão de nascimento da segunda filha, em 1921, consta que eles já eram casados, e todas as certidões de nascimento do filho deles consta que eles se casaram no antigo Districto Federal (Rio de Janeiro), sendo que em uma delas chega a mencionar que o casamento ocorrera na Praça da República (área da Freguesia de Santana) e em outra das certidões informa que o casamento fora na 3ª Pretória (que engloba a Freguesia de Santana e de Sacramento no Rio de Janeiro). Sendo que essas freguesias já fizeram parte da 3ª, da 6ª e da 7ª circunscrição (mudaram mais de uma vez em razão da reorganização judiciária do município do Rio) e atualmente eu nem qual cartório está responsável.
O Domingos Carlos faleceu em 1944, no Rio de Janeiro, sendo possivelmente enterrado no cemitério de Olinda, em Nilópolis/RJ (ainda irei lá fazer uma pesquisa), e a Candida faleceu em São João de Meriti-RJ, em março de 1993, sendo com certeza enterrada em Olinda-Nilópolis/RJ.
O casal teve 7 filhos (Conceição Carlos, 1918; Dina Carlos, 1921; Elza Clara, 1925; Nelson Carlos, 1927; Olga Clara, 1929; Hélio Claro, 1931; e Erol Carlos, 1932) e já localizei a certidão dos seis últimos, só falta a da Conceição, em que todos nasceram em Nilópolis-RJ.
Provavelmente o Domingos não tinha irmãos, com os mesmos pais aqui no Brasil ou se teve, não foi no Rio de Janeiro ou então o mesmo nunca fez identidade civil. Pois pesquisei no arquivo de identificação civil do Rio de Janeiro, onde achei a identidade do Domingos Carlos, porém só confirmava a filiação, informava a data de nascimento e a nacionalidade portuguesa, além do endereço que moravam quando fez o documento.
Amanhã vou conversar com duas pessoas antigas da família para obter mais informações.
Enviei um e-mail para a Cúria do Rio de Janeiro e para o Arquivo Nacional solicitando uma pesquisa, além de uma mensagem para o CEPESE, mas ainda não tive resposta.
Pesquisa no Arquivo Nacional:
Peguei essa informação na internet:
"Para solicitar registros de nascimentos, casamentos e óbitos das pretorias e circunscrições da cidade do
Rio de Janeiro de 1929 a 1961, preencha o Formulário indicando os seguintes dados:
• nome completo do registrado;
• dia, mês e ano do nascimento, do casamento ou do óbito;
• Pretoria / Circunscrição e respectiva freguesia onde foi feito o registro (veja quadro abaixo).
Para solicitar processos de habilitação de casamento, preencha o Formulário com as referências obtidas
na base de dados Acervo Judiciário, disponível em
Caso não possua as informações necessárias para recuperar o registro civil, consulte as seguintes
instituições:
• Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro – Av. Chile nº 245, Catedral
Metropolitana do Rio de Janeiro RJ, www.catedral.com.br
• Colégio Brasileiro de Genealogia www.cbg.org.br
• Departamento de Transito – DETRAN, www.detran.rj.gov.br > identificação civil > consulta
certidões de nascimento / casamento.
• Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), www.mormons.com.br >
Genealogia.
• Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – Rua Santa Luzia nº 206, Centro, Rio de
Janeiro – RJ, www.santacasarj.org.br "
Pesquisei em todos e não encontrei nada.
Se alguém puder me ajudar em localizar essa certidão de casamento, ficarei muito agradecido, pois estou sem conseguir dormir direito realizando essas buscas. Semana que vem eu esgotarei as pesquisas online e sairei em campo, indo à Cúria do Rio de Janeiro, ao Arquivo Nacional, ao cemitérios, aos cartórios, à Biblioteca Nacional etc.
Abraço a todos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Alguns livros de registros digitalizados por Circunscrição- Rio de Janeiro : https://familysearch.org/search/image/index?owc=9GPB-6TL:113334201?cc=1582573
Já pesquisei bastante ali nos cartórios da 1º, 2ª, 3ª e 6ª circunscrição, mas como não tenho a data a pesquisa fica muito extensa e nem todas circunscrições disponibilizam pesquisa pelo índice. Vou tentar aproximar mais a data do casamento e confirmar em em qual circunscrição se encontra.
O meu caso é difícil mesmo. Mas com a ajuda de todos aqui, vou conseguir essa certidão.
Obrigado mais uma vez!
Amanhã vou pessoalmente ao cartório requerer essa busca.
As assinaturas nos livros de registros ajudam na identificação.
Informou que ele faleceu no hospital de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, em 1944. E que ele tinha 53 anos qdo faleceu (confere com o ano de nascimento dele - 1891). Que foi enterrado no cemitério do Caju, no Rio de Janeiro, e posteriormente os restos mortais foram removidos para o cemitério de Olinda, em Nilópolis.
E me disse com quem eu posso conseguir mais documentos (um sobrinho). Fui na casa desse parente, porém ele não estava.
Ele disse que não conversava mto com o pai sobre assuntos familiares e que quando o Domingos Carlos morreu ele estava com 13 anos.
Disse que o Domingos tinha uma irmã e um irmão, mas não lembra os nomes, e que estes moravam na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro (bairro Inhoaíba).
Bom, é o que sei ate então. Aos pouquinhos eu estou chegado.
Tendo novidades eu te informo.
Bom final de domingo!
Para resgatar esses registros antigos, verifique no site Family Search, ou dirija-se ao Cartório Rio Rápido (Condomínio Central de Certidões) localizado na Av. Almirante Barroso 90. Tel. 2507-9090.
Preciso achar a certidão de casamento do meu trisavô e trisavó.
Trisavô: ANTONIO PAULO DE OLIVEIRA (ANTONIO DE OLIVEIRA)
Nascimento: Aproximadamente 1856
Falecimento: Aproximadamente 1951
Natural de Portugal
Trisavó ANA MARIA FRAUCHES OLIVEIRA
Nascimento: 1864
Falecimento: 1929
Natural da Suíça
Data do casamento: 11 de Jul de 1885
Local do casamento: Friburgo Rio de Janeiro
Como faço para encontrar qual cartório foi registrado o casamento?
Acredito que eu localizei o registro de casamento dos seusuários trisavós.
Na verdade - se eu estiver correto - ele se chamava: Antônio José (e não Paulo) de Oliveira e Ana Maria Frauchez e se casaram em Friburgo no dia 11/07/1885.
Mensagens daqui em diante in box.
Abraço
.
Encontrei os dados no site do arquivo nacional, mas não estou sabendo encontrar a circunscrição no site dos Mormons Family Search.
Dados:
Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 3 (Freguesias de Santo Antônio e Santana) - Registro Civil - 6M
Nascimento: Noemia Tosoni
Ano: 1934
Pai: Mario Tosoni
Mae: Rosa Hecker (o sobrenome correto é Hechel)
Nesse caso precisaria ir no próprio cartorio.
End. Rua Graça Aranha, 416 - 6° andar (acho que era sala 601).
Vai precisar ir ao cartório da 6a RCPN. A 3a acabou! Foi fechado pela corregedoria geral de justiça, o cartório da 6a está acumulando as duas circunscricoes.
Pois encontrei uma NOEMIA TOSONI "DE CARVALHO" (provavelmente nome de casada), filha de Mário Tosoni e de Rosa Heokel, mas que faleceu em 05 de janeiro de 1946.
Alguém pode me ajudar ? Preciso da certidão de nascimento de meu pai e não acho. Tentei procurar no Arquivo central e não consigo nenhum resultado.
Nome : Odir Ribeiro Pimentel
Nome da Mãe : MARIA DA GLORIA FERNANDES;
Nome do Pai: Octavio Ribeiro Pimentel
Data de Nascimento : 12/05/1929
Local: Rio de Janeiro
Onde você encontrou o registro de falecimento da NOEMIA TOSONI "DE CARVALHO?
Agradeço desde já.
É possível encontrar só com a data aproximada do casamento, nome dos noivos, filiação e data de nascimento?
Obrigada!!!!
Mariza Guerra
October 2016
Eduardo,
Alguns livros de registros digitalizados por Circunscrição- Rio de Janeiro : https://familysearch.org/search/image/index?owc=9GPB-6TL:113334201?cc=1582573
Que maravilha! Ainda bem que você foi pró-ativa!
MARIA DA CONCEIÇÃO (filha de Bento das Neves e de Joaquina da Costa) casou-se com Joaquim Marques de Oliveira (filho de Maria Joaquina Farves) entre 1923 e 1928 NA OITAVA CIRCUNSCRIÇÃO, mas o cartório da Tijuca se nega a localizar sem a data exata ( o que é muito difícil saber!!!)
Alguém pode me ajudar!!??
acho que vc já sabe que não precisa do cartório para encontrar o casamento dos seus bisavós, os livros do período que procura estão todos online:
https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=9G5Q-C68:113334201,149603201?cc=1582573