Não encontro a certidão de casamento

Boa tarde a todos,

Eu sou bisneto de português e consegui reunir quase todas as documentações: faltam apenas a certidão de nascimento da minha bisavó brasileira casada com o português e a certidão de casamento. Na certidão de óbito de ambos, consta que foram casados em Araraquara/SP e que ela nasceu lá. Porém entrei em contato com o cartório de lá, que diz não localizar os documentos. Entrei em contato com as cúrias diocesanas e cartórios de toda a região, que também não localizaram. Gostaria de entrar com o pedido de atribuição pelo consulado de SP (quando reabrir) e minha dúvida é: para solicitar a atribuição ao meu avô (filho do português) posso entrar com uma certidão negativa do casamento dos pais dele (meus bisavós)? Há também a possibilidade de exigir uma certidão de casamento através de ação judicial, alguém conhece algum caso desse tipo?

Obrigado pela disposição.

Comentários

• Rafael,
    O melhor é esperar que o consulado volte a atender e perguntar se nao seria possivel apenas averbar o óbito do portugues ja que nao encontra os outros documentos e ambos bisavos estao mortos, e seguir com o processo de atribuicao do seu avô.
    O bisavô foi o declarante no registro do avô?
    Em caso positivo talvez eles aceitem.

Ha um ano e meio quando fiz a atribuicao da minha mae diretamente em PT nao exigiram transcricao de casamento e óbito do meu avô. Quem sabe nao lhe exigem, nao é?
  • Olá Denise,

Sim, o declarante do meu avô é o meu bisavô, ou seja, comprova-se o elo entre português e o solicitante.
    Quando você diz "diretamente em Portugal", refere-se via correio para a CRC, correto?
    Creio que li alguns depoimentos e constatei que em alguns processos, solicitou-se certidão de casamento. Esta informação procede?
    Você conhece algum processo realizado via consulado em que não necessitou-se de certidão de casamento?

Obrigado.
  • Rafael,
    Minha mae entregou o dela diretamente em Lisboa durante uma viagem.
    Os outros 6 processos que fizemos foram por correio.
    No consulado de SP só fizemos as transcricoes de casamento dos meus pais e a minha, pois como as portuguesas somos as mulheres e mudamos de nome ao casar, apesar de eu ter declarado os meus filhos, a CRC iria exigir.

No consulado sempre exigem, mas estou pensando que como os seus bisavos sao falecidos, quem sabe eles aceitam, nao é?
    Nao tenho noticias que tenham aceito antes, mas nao custa tentar e se informar.
    Quem nao chora nao mama.
  • Rafael,
    Ultimamente mesmo nos processos enviados via correio estao solicitando a transcricao de casamento. Alguns colegas dizem que exigem a transcricao quando na certidao de nascimento do interessado aparece que os pais eram casados.
    Na certidao do seu avo aparece isso?

Agora me lembro de algo: tive problemas para encontrar a certidao de nascimento da minha avo. Ela dizia ter nascido e em todos os documentos aparecia 24-12-1910. Depois de muito procurar e o cartorio AFIRMAR que tinha procurado um ano antes e um ano depois, descobri atraves da curia que ela tinha nascido em 25-12-1909!!!
    O cartorio nao tinha procurado direito.
    Nao sera esse o seu caso tambem? Araraquara tem dois subdistritos.
  • Bom dia Denise,

Na certidão de inteiro teor de meu avô (filho do português) não aparece que eram casados, apenas cita minha bisavô como "mulher" do português. Já nos óbitos constam que eram casados em Araraquara. Porém, quem atesta o óbito pode declarar qualquer coisa sem comprovar, mas acho muita coincidência nos 2 óbitos constarem Araraquara. Talvez eles falavam Araraquara mas se referiam a alguma cidade das redondezas. Mandei emails para mais de 25 cartórios da região e não recebi nenhuma resposta positiva.

O cartório de Araraquara mais antigo é o 1 cartório, onde seria possível estar a certidão. Eles afirmam que já procuraram 5 anos antes e 15 anos depois, porém não encontraram. Já pensei nessa possibilidade de não terem procurado direito e inclusive na possibilidade de que meus bisavós não eram casados.

Pergunto a você: o que fazer para o cartório procurar direito? Além, claro de ligar até 4 vezes por semana, como eu cheguei a fazer. E se não forem casados? Como agir? Compensa pagar a um advogado para realizar as buscas? Fico pensando que o mais difícil eu consegui (localizar a certidão do meu bisavô em Portugal) e estou desanimado com a não localização dessa certidão de casamento.
  • Rafael,
    Voce tem 3 opcoes:
    1- continuar procurando nas redondezas. Nao ha como controlar os cartorios se procuram ou nao. Cabe tambem a possibilidade de que nao tenham casado.
    2- falar com o consulado explicando que nao ha certidao de casamento e que o portugues é o declarante.
    3- enviar os documentos por correio diretamente à CRC. Nao enviar a certidao de óbito do bisavô. Os documentos necessarios sao:
    - Certidao de nascimento do portugues (para que eles nao tenham que procurar la)
    - Certidao de nascimento em inteiro teor do interessado, autenticada no ERESP (escritorio do Itamaraty em Sao Paulo) e legalizada no consulado em SP.
    - Copia autenticada do RG do interessado
    - Formulario 1C assinado por AUTENTICIDADE em um cartorio ou frente a um funcionario consular.
    - Vale postal chamado dinheiro certo comprado no correio. Levar um documento do interessado. Anotar o numero do vale no campo adequado do 1C e colocar o recibo dentro do envelope. Guardar uma copia do recibo.

Mandando os documentos à CRC Lisboa os processos estao demorando ao redor de 8 meses.

Cuando saia o do seu avo voce tera que fazer a transcricao de casamento dele, assim que comece a investigar os documentos.
  • Meu avô foi casado 3 vezes, mas eu não encontrei a certidão de casamento com a primeira esposa dele, então não pude transcrever nenhum deles (a minha mãe é filha do terceiro). Na época, o consulado de Belo Horizonte simplesmente se recusou a fazer o processo de atribuição da minha mãe. Não faziam eu mesmo. Eu dei sorte que na época a CRC não pedia certidões de casamento, então foi possível fazer pelo correio. Se fosse hoje, talvez não conseguisse. Meus primos, que não agilizaram o processo da mãe deles, estão hoje em uma situação muito parecida com a sua.

Espero que você consiga a atribuição mesmo assim. Boa sorte. Se conseguir, volte aqui e nos diga como resolveu o problema.
  • Amanhã eu ligarei ao consulado para pedir estas informações. Um advogado me falou que eu posso entrar com ação judicial e solicitar uma certidão de casamento. Porém ele não me deu detalhes e pediu para que eu tentasse localizar primeiro.

Só espero não ter chegado a esse ponto e morrer na praia!

Depois venho informar-lhes sobre isso.
  • Acabei de falar com o Consulado Português. A atendente foi muito solicita e educada e esclareceu minhas dúvidas:

Eu posso enviar uma cópia da certidão de óbito do meu bisavô (constando que foi casado em Araraquara) e, junto, uma certidão negativa do cartório desta cidade, informando que não foram encontrados registros de seu casamento.

Fico mais tranquilo, porque assim, posso entrar com o processo via Consulado, onde o processo corre mais rápido.

A telefonista ressaltou que os processos serão retomados em Julho.

Enquanto isso, irei providenciar os documentos pendendes. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.

Obrigado.
  • Rafael,
    Excelente!
    Por isso disse que o melhor era informar-se no consulado.
  • Denise,

Quando enviei a minha documentação (atribuição) não pedi a transcrição do casamento do nacional português (pai), uma vez que ele foi o declarante na certidão de nascimento (e nessa não consta que era casado).
    Resolvi arriscar, pois a certidão de casamento continha muitos erros.
    Ainda não obtive nenhum parecer (o processo corre desde setembro/2010), apenas dizem que o processo encontra-se em trâmite regular.
    Espero que corra tudo bem. Quando obtiver alguma resposta, postarei.
    Vocês acham que isso poderá ser um problema?

Obrigada
  • Luciana,
    Como nao consta que era casado é possível que nao tenha problemas.
    O seu processo está no limite dos 8 meses que está demorando em media atualmente.
    Talvez logo tenha uma boa noticia.
  • Encontrei a certidão de casamento! Depois de muita procura (4 meses) finalmente localizei. Agora só falta a de nascimento da minha bisavó, que era brasileira, e terei todos os documentos! Obrigado pela ajuda e torcida de todos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.