Problemas de novo
Gentem, mais uma vez meu processo empaca, mas dessa vez não por culpa minha.
Vou dizer o que aconteceu pra vcs ficarem espertos.
Recebi um mail da CRC pedindo novas certidõrs de nascimento - minha e de meu pai, pois o selo que é colocado pra dar autenticidade nos documentos aqui no Brasil não eram das certidões e sim de outra pessoa.
É isso mesmo!
Voltei ao cartório e me deram novas sem cobrar, claro, mas fui informada que isso era muito estranho, mas que já teve casos em que os selos, fornecidos pela Corregedoria, vieram duplicados, ou seja, dois selos iguais para dois documentos.
Meu prejuízo?
Moro no interior, não tenho disponibilidade de ir novamente no Itamaraty e depois no consulado pra legalizar as duas certidões pra mandar de novo pra Lisboa.
Acho que essas experiências têm que ser relatadas aqui pra contribuir com a celeridade dos processos em Portugal.
Que todos confiram esses selos antes de enviarem a Portugal, pra evitar maiores prejuízos.
O site é esse: https://seguro.tjrj.jus.br/selos/
Abs
Vou dizer o que aconteceu pra vcs ficarem espertos.
Recebi um mail da CRC pedindo novas certidõrs de nascimento - minha e de meu pai, pois o selo que é colocado pra dar autenticidade nos documentos aqui no Brasil não eram das certidões e sim de outra pessoa.
É isso mesmo!
Voltei ao cartório e me deram novas sem cobrar, claro, mas fui informada que isso era muito estranho, mas que já teve casos em que os selos, fornecidos pela Corregedoria, vieram duplicados, ou seja, dois selos iguais para dois documentos.
Meu prejuízo?
Moro no interior, não tenho disponibilidade de ir novamente no Itamaraty e depois no consulado pra legalizar as duas certidões pra mandar de novo pra Lisboa.
Acho que essas experiências têm que ser relatadas aqui pra contribuir com a celeridade dos processos em Portugal.
Que todos confiram esses selos antes de enviarem a Portugal, pra evitar maiores prejuízos.
O site é esse: https://seguro.tjrj.jus.br/selos/
Abs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sou do interior do RJ... não tem jeito.
Eu mandei assim: autentiquei as certidões na forma cartorária e depois com o selo consular, o que é a mesma coisa que a autenticação cartorária.
A autenticação Consular é assinada pelo Consul e para a CRC, isso é o que vale.
Pelo menos, no Consulado de Manaus, ninguem manda nada para o Itamaraty, e as Nacionalizações estão sendo aceitas perfeitamente pela CRC.
Porque voce não faz do mesmo jeito?
Autentica tudo no Cartório e no Consulado e mandar para a CRC.
Vai dar tudo certo.
Boa sorte zizinha, feliz 2011 pra voce.
Infelizmente não posso fazer assim, pois o consulado do Rio exige que passe antes pelo Itamaraty.
E, pelo que tenho notado, o consulado do RJ é o mais exigente nessas burocracias.
Feliz 2011 pra vc tb!
Gente, o que achei de mais importante nessa história é que o selo pode estar errado.
Meu alerta é para, quem ainda tem certidões a enviar, verificar no site que coloquei antes pra ver se tá certo.
Por causa disso meu processo tá parado, aguardando as minhas certiões chegarem lá.