para cada Processo uma certidão?
Bom dia.
Estou pedindo certidões em Portugal, mas fiquei com uma duvida.
Estou ajudando uma sobrinha a fazer solicitar cidadania por atribuição:
No caso, para uma filha de portugues e para dois filhos dela.
Todos maiores de idade.
Preciso pedir uma certidão para cada processo de atribuição?
Os pais (originais portugueses) nasceram e casaram em Portugal.
Preciso pedir as certidões dos dois? ou um basta? e preciso pedir também a de casamento a parte? Ou a averbação deste casamento nas certidões de nascimento já basta?
Outra duvida. O Pai original portugues faleceu. Antes de pedir a certidão tenho que averbar - trancrever esse óbito? Ou isso pode ser feito em outra ocasião?
Grata,
Shirley
Estou pedindo certidões em Portugal, mas fiquei com uma duvida.
Todos maiores de idade.
Preciso pedir uma certidão para cada processo de atribuição?
Os pais (originais portugueses) nasceram e casaram em Portugal.
Preciso pedir as certidões dos dois? ou um basta? e preciso pedir também a de casamento a parte? Ou a averbação deste casamento nas certidões de nascimento já basta?
Outra duvida. O Pai original portugues faleceu. Antes de pedir a certidão tenho que averbar - trancrever esse óbito? Ou isso pode ser feito em outra ocasião?
Grata,
Shirley
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Espero poder ajudar voce.
Vamos lá.
Cada um dos filhos tem que tirar a sua certidão narrativa, autentica-la na forma cartorária e depois no Consulado.
Cada processo é um processo, tudo na forma individual.
A certidão dos Pai(s) tem que ser original, pode ser do Pai ou da Mãe, tanto faz, o que interessa, é que as mesma, sejam de cunho português.
Quanto a averbação do casamento, é necessária em todos processo, a qual só poderá ser feita pelo Consulado.
Quando voces forem dar entradas nos processos, junto já faz o pedido da averbação, foi assim que eu fiz com os processos dos meus filhos, tudo via Consulado.
Pelo que voce relatou o Pai morreu, mais eu presumo que a mãe esteja viva, então a certidão que será enviada, vai ser a dela, e o processo será por atribuição.
Feliz 2011 pra voce e toda a família.
Shirley veja se consigo te ajudar, lembrando que na GUIA DE AJUDA tem muitas dicas.
1.Estou pedindo certidões em Portugal, mas fiquei com uma duvida.
Todos maiores de idade.
RESPOSTA: Atribuição de nacionalidade ( Português ao filho), se o filho do português já tem descendentes, deve-se seguir a ordem ( Português ao filho(o filho se torna português e poderá pedir para os filhos)). De Português ao neto só naturalização.
OBS: GUIA DE AJUDA tem detalhes sobre isto.
2. Preciso pedir uma certidão para cada processo de atribuição?
RESPOSTA: Não é obrigatório, pois na ficha que preencherá( GUIA DE AJUDA TEM O MODELO 1C) pode indicar o número dos assentos de registro com respectivo Concelho e Freguesia. Porém, se puder juntar as certidões pode facilitar o trabalho da CRC.
3.Os pais (originais portugueses) nasceram e casaram em Portugal.
RESPOSTA: Deve pedir pelo Direito dos dois(Certidão de nascimento dos dois), pois terá que determinar a filiação e precisará das certidões ou fornecer os dados na ficha.
É obrigatório que o casamento esteja averbado na certidão de nascimento ou baptismo de ambos, se estiver já basta, para saber se está ,entre em contato primeiro( via e-mail) com a Conservatória dos Registo Civil do Concelho onde nasceram e solicite estas informações(GUIA DA COMUNIDADE TEM OS ENDEREÇOS). Se não estiver averbado ( provavelmente está), a esposa ou o filho terá que averbar.
4.Outra duvida. O Pai original portugues faleceu. Antes de pedir a certidão tenho que averbar - trancrever esse óbito? Ou isso pode ser feito em outra ocasião?
RESPOSTA: Para pedido de atribuição/aquisição não é preciso averbar o óbito, obrigatório é o casamento.
Espero ter ajudado, boa sorte!
Muito obrigada pela ajuda!
Abraços,
Shirley
Agora vou aguardar a abertura do Consulado de São Paulo.