Bisneto de Português - Ajudaaaa!rs
Olá,
entrei em contato com o consulado português e fui informada que o site esta desatualizado, eles me pediram para enviar um e-mail para que me informarem todos os documentos.
Estou aguardando mais demora muito o retorno!!!
Sou bisneta de portugueses, minha vó é viva e quero muito minha nacionalização, como todos nos sabemos tudo fica mais fácil com passaporte Europeu!!rs
Com isso, preciso da ajuda de vocês para saber quais documentos preciso pegar dos meus bisavós, para começar a agitar por aqui!!!
Desde já muito obrigada pela atenção!!
Erika
entrei em contato com o consulado português e fui informada que o site esta desatualizado, eles me pediram para enviar um e-mail para que me informarem todos os documentos.
Estou aguardando mais demora muito o retorno!!!
Sou bisneta de portugueses, minha vó é viva e quero muito minha nacionalização, como todos nos sabemos tudo fica mais fácil com passaporte Europeu!!rs
Com isso, preciso da ajuda de vocês para saber quais documentos preciso pegar dos meus bisavós, para começar a agitar por aqui!!!
Desde já muito obrigada pela atenção!!
Erika
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Para comecar consiga a certidao de nascimento do portugues.
No guia de ajuda desta comunidade voce pode encontrar tudo que precisa para um processo de atribuicao (avo ou avó) e para o de aquisicao ou naturalizacao para voce mais tarde.
Oi Denise,
vou dar uma entrada nesse tópico!!!
Obrigada!!
Beijos
Preciso de mais uma ajudinha, quando se diz que irei precisar de: "Passaporte ou outro documento de identificação equivalente, emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia, título ou autorização de residência." Isso seria dos meu bisavós ne?!
Beijos e obrigada
Voce vai precisar da certidao de nascimento do(s) bisavo(s) portugues(es). Ja tem?
Se nao, concentre-se nisso.
Da sua avó, que seria a interessada em pedir a cidadania em primeiro lugar, seria a certidao de nascimento em inteiro teor e a copia autenticada do RG.
Se voce pretende usar um consulado para solicitar a cidadania da sua avó tem que ver que documentos esse consulado exige. Voce mora em que Estado?
Se pretende faze-lo via correio direto a PT veja no guia de ajuda o que necessita e como enviar. Esta tudo detalhado.
Trata-se de uma concessão de nacionalidade por naturalização marcadamente política, não constituindo qualquer direito subjectivo dos requerentes, ao contrário do que se refere ao direito dos netos de cidadão português.
É o quadro que, normalmente, se aplica aos bisnetos de cidadãos portugueses.
Dados e documentos necessários
Dados para elaboração de requerimento ao Ministro da Justiça:
· o nome completo, data do nascimento, estado, naturalidade, nacionalidade, filiação, profissão e residência actual, bem como a indicação dos países onde tenha residido anteriormente;
· o nome completo e residência dos representantes legais, caso o interessado seja incapaz, ou do procurador ;
· a menção do número, data e entidade emitente do título ou autorização de residência, passaporte ou documento de identificação equivalente do interessado, bem como do representante legal ou do procurador, se os houver;
· a assinatura do requerente, reconhecida presencialmente, salvo se for feita na presença de funcionário de um dos serviços ou posto de atendimento com competência para a recepção do requerimento. Quando o procurador seja advogado ou solicitador, é suficiente, para a confirmação da assinatura, a indicação do número da respectiva cédula profissional.
· Certidão do registo de nascimento, se possível, de cópia integral e emitida por fotocópia, devidamente legalizada e acompanhada de tradução, se escrita em língua estrangeira. Se o assento de nascimento constar do registo civil português esta certidão pode ser oficiosamente obtida pelos serviços em determinadas situações.
· Certificados do registo criminal emitidos pelos serviços competentes do país da naturalidade e da nacionalidade, bem como dos países onde o interessado tenha tido e tenha residência após os 16 anos, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira.
Então meu tio avó ficou de ver os documentos dos bisos que ele tem, mas ele acha que tem apenas certidão de óbito e casamento!!!
Vou ver o que eles tem e qualquer dúvida pergunto de novo!!
Mas uma vez obrigada!
Beijos
No meu caso,meu bisavo era portugues.Nao tenho certidao de nascimento dele,bem como minha avo faleceu em 2008.Tenho possibilidade de obter a cidadania portuguesa?Como faze-lo?Muito obrigada!
S possuo a copia da certidao de casamento de minha avo(copia).
Se a sua avó filha do portugues nao solicitou a cidadania antes de sua morte, nao sera possivel, nestes momentos que voce consiga a cidadania.
Se ela obteve entao voce podera solicitar a sua atraves de um processo de naturalizacao.
Só se ela ou algum dos seus avós forem portugueses voce podera obter a nacionalidade, caso contrario, nao podera. Nao pode passar de bisavós para netos.