Passo final melhor, opção: AC Porto ou CRC Lisboa?

Depende. Eu recomendo a mandar a documentação para a CRC de Lisboa, até porque lá é o QG das Naturalizações Portuguesas. Eu fiz a minha por lá, apesar do meu avó ser de Porto, mais deu tudo certo. Quem quiser fazer pelo Porto é muito bom também, mais a preferência é a CRC de lisboa, inclusive eles tem um Disk-CRC, onde voce poderá acompanhar o processo passo a passo...Não desista, insistar, voce vai conseguir...boa sorte

Comentários

  • meu avô nasceu em porto, mas fiz o meu processo na CRC de Lisboa, foi super rápido.... não tive nenhum problema, e sempre respondiam meus emails
  • Jean, 

    Já escolheu por onde enviar? Enviarei dentro de 10 a 15 dias para o ACP.

    Até logo
  • Já inclusive dei entrada há 2 meses atrás no AC do Porto! E creio que foi a melhor opção!
  • Jean me desculpe perguntar, mas já obteve respostas nesses 2 meses pelo ACP? 

    Obrigada.
  • Mandei um e-mail hoje, e ainda não recebi a resposta, vamos ver, creio que em breve terei boas noticias. Pois, quando dei entrada (estive em Portugal e dei entrada pessoalmente) as palavras da atendente foi de 6 meses, mas, que estava saindo muito rápido ultimamente! 
    Lembrando, meu processo é Naturalização! O seu não é Atribuição? Assim sendo, soube de pessoas que saiu em 30 dias!
  • Ah que ótimo! Torcendo por você. Aqui é por atribuição. Realmente pelo que tenho lido naturalização demora um pouquinho a mais. Quando for ver já terá a certidão nova em mãos.

  • Naturalização PESSOALMENTE - Porto ou Lisboa ???

    Olá pessoal  

    Pegando uma carona no tópico vou colocar minhas dúvidas: 

    Minha sobrinha dará entrada na Naturalização dela (meu irmão é falecido
    - não dá pra pedir atribuição). Ela fará isso diretamente em Portugal pergunto: 

    - Qual o melhor lugar pra dar entrada  ? Porto ? Lisboa ?
    - Presencialmente a taxa de 200 EUROS pode ser paga em espécie ? Cartão?
    - Qual o prazo médio pra naturalização?

     

    Aproveito pra postar os documentos que ela estará levando, é só isso
    mesmo galera ?

     

    - Certidão de nascimento
    do Nacional Português. (cópia simples)

    - Certidão de nascimento de INTEIRO TEOR do
    requerente, legalizada no Itamaraty e Consulado.

    - Certidão de nascimento de INTEIRO TEOR do
    filho do português, legalizada no Itamaraty e Consulado.

    - Certificado de Conclusão
    Escolar (não precisa de legalização consular ).

    - Certificado de Antecedentes Criminais da
    Policia Federal ( não precisa de legalização consular ).

    - Copia autenticada do RG ou passaporte,
    legalizada no Consulado.

    - Requerimento preenchido ( formulário verde ) e
    assinado presencialmente no cartório ou consulado, assinatura tem que ser por
    AUTENTICIDADE. -->>> ESSE ela só assina na hora da entrega.

    + Taxa de 200 EUROS




  • Luiz, eu que criei esse tópico antes de fazer minha nacionalidade, pois tinha essa mesma duvida. E como fui para região do porto optei pelo AC do Porto e meu processo durou 78 dias para ser aprovado, inclusive já requeri o Cartão de Cidadão...ou seja, para Naturalização creio que foi o recorde aqui na comunidade.  Por isso aconselho o AC do Porto, penso que a CRC de Lisboa já recebe centenas por mês, por isso creio que demore mais, já o AC do Porto ainda é um pouco usado para Naturalização.
    Quanto aos documentos: A cópia do Passaporte ou RG não precisaria ser legalizada no consulado, já que lá terá que apresentar um documento de identificação, lá eles vão verificar se o requerente é o próprio (no caso o será o Passaporte) mas tudo bem. Já esse requerimento FORMULÁRIO VERDE, desconheço! Pois é um formulário simples que pode ser pego na internet, impresso e preenchido a mão. Quanto a taxa são 250 EUROS não 200, pelo menos á 3 meses atrás foi o que paguei no AC do Porto! Boa sorte!
  • Naturalização PESSOALMENTE - Porto ou Lisboa ???

    Olá pessoal  

    Pegando uma carona no tópico vou colocar minhas dúvidas: 

    Minha sobrinha dará entrada na Naturalização dela (meu irmão é falecido
    - não dá pra pedir atribuição). Ela fará isso diretamente em Portugal pergunto: 

    - Qual o melhor lugar pra dar entrada  ? Porto ? Lisboa ?
    - Presencialmente a taxa de 200 EUROS pode ser paga em espécie ? Cartão?
    - Qual o prazo médio pra naturalização?

     

    Aproveito pra postar os documentos que ela estará levando, é só isso
    mesmo galera ?

     

    - Certidão de nascimento
    do Nacional Português. (cópia simples)

    - Certidão de nascimento de INTEIRO TEOR do
    requerente, legalizada no Itamaraty e Consulado.

    - Certidão de nascimento de INTEIRO TEOR do
    filho do português, legalizada no Itamaraty e Consulado.

    - Certificado de Conclusão
    Escolar (não precisa de legalização consular ).

    - Certificado de Antecedentes Criminais da
    Policia Federal ( não precisa de legalização consular ).

    - Copia autenticada do RG ou passaporte,
    legalizada no Consulado.

    - Requerimento preenchido ( formulário verde ) e
    assinado presencialmente no cartório ou consulado, assinatura tem que ser por
    AUTENTICIDADE. -->>> ESSE ela só assina na hora da entrega.

    + Taxa de 200 EUROS




  • Jean
    Muito Obrigado pelas respostas! Fico feliz em saber que saiu tão rápido espero que o dela também saia.
    Só uma última dúvida você pagou em dinheiro mesmo ou usou cartão ?
    Grato !
  • Luiz, paguei em dinheiro, o sistema de cartão deles só aceita o Multibanco que é lá de Portugal, pelo que vi nem cartão internacional visa ou master é aceito. aconselho a levar Euros!
  • Valeu  !!!!!! ajudou muito !
  • Jean
    Muito Obrigado pelas respostas! Fico feliz em saber que saiu tão rápido espero que o dela também saia.
    Só uma última dúvida você pagou em dinheiro mesmo ou usou cartão ?
    Grato !
  • Valeu  !!!!!! ajudou muito !
  • Jean Fábio .
    Gostaria de saber o endereço do Ac Porto . será que poderias me passar? pois na semana que vem estarei enviando a documentação do meu marido que tmb é por naturalização, estamos no Brasil.
    muito obrigado!
  • Milena, é simples, no lado esquerdo do Douro, eu fui de ônibus, soltei na rodoviária e subi a pé pela Rua Santa Catarina até o final, tem uma estação do metro "MARQUÊS" bem próximo. Boa sorte!

    Rua Visconde de Setúbal, 328

    4200-498 - Porto

  • Queria saber tmb os custos do vale postal e despesas de correio para que eu possa mandar direto de SP para o AC Porto.
    obrigado!
  • Li a sua mensagem anterior e mesmo assim passei a informação como se fosse para você ir pessoalmente, desculpe! Quantos aos custos, o vale postal que terá de mandar é de 250 euros, porém, tem mais umas taxas do correio, não sei o valor exato, mas não é muito, deve chegar em torno de 60 reais.
  • Obrigado pelas respostas. Ajudou muito! 
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.