DÚVIDA SIMPLES

Olá a todos! Como os serviços do Consulado em SP estão suspensos, eu não estou conseguindo saber quais os documentos (PESSOAIS) que preciso ter em mãos.

A minha maior dúvida é: Eu preciso ter o passaporte BRASILEIRO para requer o Cartão do Cidadão e o Passaporte Português??

Grato desde já pelas respostas!

Um abraço!

André.

Comentários

• não .

vc nao precisa ter o passaporte brasileiro para querer o cc e passaporte português.
  • Valeu Sidney! Conversei por telefone agora no Consulado, e a moça me informou que se o meu RG tiver menos que 5 anos, aí eu não preciso do Passaporte Brasileiro.

Mas ela me passou uma informação importante: sempre que eu for viajar para o exterior, eu devo levar o passaporte Brasileiro para SAIR do Brasil, e aí apresento o Português para ENTRAR no país de destino.

De repente, fica aí mais uma informação pra quem tá chegando agora, como eu! rs

Abraço!
  • dre

exato !

boa sorte .
  • Dré,
    Assim tem que ser.
    Sai do BR com o brasileiro. Entra na Europa com o português. Sai da Europa com o português. Entra no BR com o brasileiro.
  • Se voce chegar em Portugal com a sua Carteira de Identidade Portuguesa, voce vai entrar no Pais sem problema algum, até porque voce é de casa.
    Da mesma forma no Brasil, chegou aqui ou apresenta a identidade ou o passaporte, o que dá no mesmo.
    Agora fora dos Paises de origem Nacional, somente o Passaporte resolve.
    Feliz 2011 pra voce e toda a família, apesar da crise.
  • O que eu nunca entendi é o seguinte: Quando a gente sair do Brasil o passaporte brasileiro não vai ser carimbado? Ou pelo menos não seria carimbado no país de destino? Porque na volta ao brasil, quando olharem o passaporte em branco não vão achar estranho?

Da mesma forma, se alguém chegar em Portugal com o passaporte português sem nenhuma indicação de onde essa pessoa veio não vai dar problema?
  • Vitor

Sempre tive essa dúvida, Vitor! rs
  • O Consulado de SP suspendeu os serviços apenas em relação a nacionalidade. Os demais serviços estão em funcionamento, inclusive a solicitação de CC e passaporte.
  • Carimbar passaporte não é problema do país de origem, logo se você volta sem carimbo problema de quem não carimbou no país que você entrou. E outra, eles sabem que existem pessoas com Dupla-cidadania, o que não é crime rsrsrs
  • Vitor,

os passaportes brasileiros nao sao carimbados nem na entrada e nem na saida do Brasil, somente passaportes de estrangeiros recebem carimbo.

Nao ha problema algum, vistos em passaportes so sao verificados ( e se forem ! ) nas saidas dos paises, nao na entrada.
  • Gente eu pedi o meu CC aqui em Paris e me pediram o passaporte brasileiro sim. Na duvida eh melhor levar na hora de pedir o CC.Para o passaporte nao foi preciso, somente o CC bastou.
  • Que estranho. Se vc tá pedindo o CC é pq é portuguesa. O que eles alegaram ao pedirem o passaporte brasileiro?
  • Mário e Cibele

Obrigado pela explicação!
  • Vitor

Não alegaram nada, somente a atendente pediu para ver meu passaporte brasileiro. Tb achei estranho...mas no fim deu tudo certo!
  • Pessoal,
    É necessário mostrar um ou dois documentos com foto para poder pedir o CC, pois so com a certidao nao da para comprovar a identidade. Estando fora do Brasil eles deduzem que devem ter o passaporte, por isso o pedem.
  • O Consulado não tem como saber que vc é vc...rsrs...ou seja, a apresentação do passaporte confirma que vc é de fato o cidadão portugues que consta do assento de nascimento. No Brasil vc apresenta qualquer documento de identidade válido e recente. Em consulados da Europa, o passaporte.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.