Validade da certidão

Tirei a certidão de nascimento de inteiro teor do meu filho há três meses. Ainda serve para enviar para Portugal ? Ainda está na validade ? Qual é o tempo de validade dela ?
Obrigada !

Comentários

  • Não entendi !
    Tenho que legalizar a certidão no consulado ou fazer o apostilamento em cartório ?
    Acho que o consulado não está mais legalizando documentos....
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado September 2016
    KATIAMARTINS, sim,verdade.Agora são apostiladas em cartório.

    Te passei esse link para as novas regras sobre certidões com selos digitais e reprográficas.
  • Então a diferença é que não vou mais ao consulado legalizar e sim ao cartório para apostilar ?
  • @KATIAMARTINS
    De uma olhada na última postarem do link que a Maria te enviou.

    Além de ter que apostilar certidões, processos de atribuições precisam de certidões diferentes das de inteiro teor, que pedíamos anteriormente.
  • Então a diferença é que não vou mais ao consulado legalizar e sim ao cartório para apostilar ?
  • @KATIAMARTINS,

    não é só esta diferença.
    Tem também o tipo de certidão.
    Para processo de atribuição, não basta ser de inteiro teor, como antes.

    Leia o post:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/57071/#Comment_57071
  • Ent Juão nem adianta a certidão que tirei estar na validade !
    Tenho que t
  • Pelo que eu entendi, tenho que tirar uma certidão de nascimento do meu filho em que fique provado que ele foi reconhecido ainda menor de idade ( a de inteiro teor mostra isso ) e essa certidão deve ser apostilada no cartório.
    Se é correto o que entendi, basta levar a certidão de inteiro teor que já tirei ( está na validade )e fazer o apostilamento dela !
    Estou correta ???
    Obrigada pela atenção !
  • @KATIAMARTINS,se for fazer por Ovar e se a certidão estiver com o reconhecimento da firma do notário e conter os selos ("Selo de fiscalização - certidão", "selo de fiscalização electrônico", "selo digital" ou "Funarpen - selo digital") basta apostilar.
  • Vou fazer pela ACP .
    Foi por onde fiz a minha .
    Se aplica o que entendi ??
  • @katiamartins

    A certidão de nascimento que você já tem do seu filho é feita por fotocópia reprográfica? A partir de 20 de junho as conservatórias passaram a exigir que fossem feitas assim. Toda certidão reprográfica é automaticamente de inteiro teor, pois o cartório, em vez de digitar as informações, faz uma fotocópia do livro original em papel moeda do cartório.

    Se a certidão que você já possui não for de cópia reprográfica, vale a pena fazer outra, para não cair em exigência. Mas como explicado acima, se a certidão contiver os selos de fiscalização eletrônico, selo digital ou Funarpen, selo digital, será aceita pela conservatória de Ovar. Tondela só aceita as reprográficas. No Porto, o texto diz certidão reprográfica, se possível. Olhe no link que puseram acima.

    Se a certidão do seu filho estiver de acordo, e com firma reconhecida, aí é só fazer o apostilamento, já que o consulado não faz mais a legalização.

    Reconsidere a opção pelo ACP. Há vários relatos no fórum de que o Porto está lotado de processos e está demorando para sair a atribuição. A não ser que você não tenha pressa.

    Se seu filho é maior de idade, além da certidão de nascimento, necessitará da cópia do RG com firma reconhecida e apostilada; o formulário 1C preenchido (sem esquecer dos dados do vale postal) e com assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE (ou presencial no consulado), uma xerox simples do assento português do ascendente, e do vale de 175 euros.

    Se ele for menor de idade, é você e o pai dele que devem preencher o formulário 1C e assiná-lo em conjunto por autenticidade. Além dos documentos acima, juntar ainda cópia do RG do pai e da mãe apostilados. Nesse caso, não há vale postal, pois o serviço é gratuito.
  • @KATIAMARTINS,

    conforme eu havia escrito, as certidões que você possui não servem mais, pela mudança de regra das certidões.
    Leia o post que te enviei.

    Houve primeiro a mudança do tipo de certidão e depois mudança do tipo de legalização de documento (consulado x Apostila de Haia).
  • No caso , a portuguesa sou eu (tirei a cidadania por atribuição na ACP ) e o documento que me mandaram foi uma folha com os dados do meu assento. Não mandaram uma certidão de nascimento com papel timbrado, esse tipo de coisa.
    Já preenchemos o formulário 1C e reconhecemos a firma do meu filho (maior de idade ).
    Acho que basta informar os dados do meu assento.
    Vou tirar uma nova certidão com a nova exigência.
    Não temos pressa e como já fiz por ACP .....
    Qual é o endereço de ovar ??
  • Pessoal, a validade das certidões é de 180 dias mesmo?? Me confirmem, por gentileza!!
  • Olá pessoal!

    Estive em contato por e-mail com a conservatória de Ovar sobre a questão da validade das certidões brasileiras apostiladas. Segue resposta da sra. Lurdes sobre isto:

    "Bom Dia Novamente Karina Barbosa
    Peço desculpas aqui vai. São tantas as solicitações que não temos mãos a medir. As certidões podem ter mais de uma ano que continuam a ser aceites, o importante é serem legalizadas (ou reconhecimento consular ou apostilha).
    Cps
    Lurdes Dias"

    Entendo então que, uma vez apostiladas, elas tem validade indefinida. Não sei se outras conservatórias adotam a mesma postura. Acho interessante não deixarmos passar anos, mas, esta informação é valiosa para nós que nem sempre conseguimos organizar tudo em 180 dias.
  • Qual é o endereço de ovar ?
    Qual o email de ovar ?
  • Boa Tarde , liguei na LR e falaram que o processo da minha mãe esta na fase Registro (segundo o que entendi ele esta sendo finalizado , certo ? ) , o proximo passo será fazer a transcriçao de casamento da minha mãe , porém quando dei entrada no processo de atribuição dela 'achei "que precisaria da certidão de nascimento do meu pai e de casamento deles em inteiro teor e já apostilei , acontece que fiz isso em 22 de janeiro . Essas certidões ainda tem validade ? alguém sabe me informar ? obrigada
  • Eu tirei minha certidão de inteiro teor por cópia reprográfica em janeiro de 2017, posso enviar para Portugal para o processo de atribuição? tem validade?
  • @Livia sua pergunta ja foi respondida
  • Uma amiga tirou suas certidões e parou o processo, agora, quer dar continuidade no processo. Uma certidão foi apostilada em 15/01/2019 as outras em 20/02/2019. Há alguma conservatória que seja mais tolerante com a data de expedição e apostilamento das certidões? Grato
  • @Léo Mendes,
    Não vai servir.
    Assuma o prejuízo e faz de novo. Tire novas certidões apostiladas, somente quando estiver pronto pra usa-las.
    Elas têm prazo de 1 ano entre a data de emissão até serem recebidas e registradas. Sempre pode ter algum atraso nisso.
    Pra dia 20/02 não haveria tempo de montar o processo, enviar e ser registrado. Ainda mais que vai ter que refazer coisas.
    Se garanta com pelo menos 3 meses antes de vencer.
    Certifique-se de que o RG também é recente. A autenticação não vence, mas pode cheirar a coisa falsificada e eles pedirem pra refazer, e vai acabar custando mais caro.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.