Nacionalidade com Curatela
Alguém sabe me informar se o Consulado de Portugal aceita dar entrada na nacionalização por atribuição (Filha de portugueses) com a interdição e curatela?
Liguei agora 8:30 pro Conculado do Rio e me informaram para levar a documentação para ser analizada, mais não disseram se será aceita. Abs a todos, Bianca.
Liguei agora 8:30 pro Conculado do Rio e me informaram para levar a documentação para ser analizada, mais não disseram se será aceita. Abs a todos, Bianca.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Q alívio! A avó do meu cunhado já está interditada a anos por mal de Parkinson e só agora q conseguiram achar a documentação do pai dela q é POrtugues, mais dá mãe (Tmb Portuguesa) ainda n consegui nada. Vou tentar dar entrada só com o do pai (q é o declarante), pois ela está quase falecendo. abs
Eu também fui excluida daquela comunidade e nem sei porque, nunca dei nenhum palpite!
Imagino que eles devem revisar esta aqui e ao verem a nossa participacao, nos vao excluindo.
Uma pena, pois uns poderiam até complementar os outros, quando o verdadeiro interesse é ajudar-nos mutuamente.
Boa Sorte nos seus processos.
Agora minha contribuição:
Vc pode sim dar entrada na Nacionalidade com Curatela com os seguintes documentos:
Certidão de Nascimento do Português
Certidão de Nascimento do Interessado
A interdição/Curatela
A Carta de Sentença
Identidade do Interessado + 1 Xerox Autenticada
Identidade do Curador + 1 Xerox Autenticada
Vale Postal de 175.00 no nome do Interessado para a Conservatória dos Registros Gerais.
Obs.: Falei direto com o responsável pela verificação dos documento no Consulado de Portugal do Rio de Janeiro.
Nesse caso poderei entrar só com os Documentos do Pai Português, pois não tenho nada da mãe Portuguesa, se irá cair em exigência no futuro ainda não sei. Tenho urgência para dar entrada pois, o Interessado (Filho de POrtugueses e Avó do bisneto de portugueses) está muito ruim de saúde podendo falecer e o maior interessado é o Bisneto de POrtugueses. Dando a entrada o mais rápido possível, o processo se a interessada vier a falecer, o mesmo se conclui passando assim de geração em geração.
Espero ter ajudado! Abs a todos!
A cada dia algo inusitado aparece nesse processo!
Agora pediram para legalizar a curatela na Justiça de Portugal!!! Alguém já passou por situação semelhante?
Como entrar com um processo quando não se tem dinheiro para contratar um advogado em Portugal?
Um luz por favor!!!
Abraços a todos!
Explique melhor quem quer a cidadania de qm p/ qm? p/ eu entender, faz favor.
Foi pedido a nacionalidade portuguesa da Filha de Portugueses, repesentada pela Curadora conforme documentações que eu coloquei acima para quem está no mesmo caso. Só que agora A conservatória de Portugal manda uma carta informando o seguinte: Apresentar cópia certificada e legalizada da sentença (que já foi enviado) e para que possa produzir todos os efeitos na ordem jurídica de Portugal, deverá ser revista e confirmada de acordo com o Art. 1094 do Código de Processo Civil Portugues.
O que eu quero saber é? Terei que entrar com um processo jurídico em Portugal? Se sim, como? Alguém já passou por essa situação?
Abs a todos!
Esquece a justiça portuguesa, pq?
Não tem como vc entrar com um processo judicial em pt sendo Brasileira.
Pensa bem, foi dado entrada num pedido de cidadania q esta parado.
Então a pessoa ainda não portuguesa, é filho mais não é cidadão portugues.
Se não é portugues não pode entrada na justiça portuguesa, e ainda mais pedindo este tipo de equivalência judicial.
isso só seria valido se a pessoa já foce portuguesa tive-se residência no Brasil a curatela foce da justiça Brasileira e tive-se de resolver algo aki em portugal, ai sim teria q entrar na justiça p/ pedir a validade da curatela Brasileira em pt.
Entendeu?
isso esta mau informado, o que esta avendo é a dança das cadeiras, quem pego o processo não esta sabendo como o fazer e esta dando informação errada. (tirando o dele da reta ja q foxe ao normal).
Agora eu sei muito bem o q é o consulado do RJ.
Isso vc tera q resolver no consulado do RJ mesmo não tem como ser de outra forma.
Pq? o consulado tem a fixa consular da maioria do portugueses q estão morando no RJ, o q deve ser o seu caso já que o funcionário deixou vc dar entrada no pedido de cidadania, sem a documentação da esposa do portugues com certeza esta no arquivo os dados, desta familia.
Vá ao consulado e tenta conversar com outra pessoa se cair na mesma conversa da justiça diz q vc não tem como mover tal processo se a pessoa em questão é cidadão brasileira, ou seja não tenhum documento portugues p/ tal processo, e pergunte a pessoa como e onde dar entrada, ele é funcionário do consulado e esta mandando vc fazer tal processo tem q saber se não souber? da em cima dele (da pressão) que logo ele perde a cabeça e se perde ai vc da uma de tuga e começa a dar mais pressão q ele sede.
Depois da resposta, vou entrar em contado com um primo que advogado e tbm portuga.
vamos ver o q dar p/ se fazer.
Isso tem q ser resolvido ai!!!
Abraços!
Já que o consulado tem os dados da familia portuguesa que esta morando no Brasil, ficha consular e que dai vem os seu desendentes filhos e netos.
Sendo q a neta dos portugueses esta pedindo a cidadania da mãe que é incapaz, esta tudo em familia todos são desendente.
O consulado tem poderes p/ fazer este processo por si só é só querer.
Se foce p/ divisão de bens em pt, tudo bem !!!
Foi o que eu fiz. Mandei a Carta que recebi para o Consulado do RJ me dar um parecer sobre o assunto.
Tmb achei meio esquisito por sermos todos Brasileiros, entretanto tmb tem o processo que o Antônio mencionou.
Já vi gente aqui na comunidade que conseguiu a nacionalidade normalmente com curatela e por isso que eu estranhei esse pedido na carta e inclusive a atendente em Portugual com quem eu falei, disse que eu teria que arrumar uma advogado em Portugal e "legalizar" essa curatela na justiça Portuguesa.
Vamos ver o que o Consulado aqui no RJ me responde.
Abraços a todos!
A minha sugestão é que vc ou a pessoa responsável, vá ao consulado do RJ, isso é assunto p/ se resolver pessoalmente, se não vai virar um jogo de impurra, impurra até vc ficar louca rsrsrsrsr.
É assunto q se trata olho no olho.