NIF

Esta semana fiz o pedido do cartão de cidadão no consulado do Rio e me deram um prazo de 50 dias para chegar a correspondência em minha casa.
Mas agora estou com outra dúvida, como faço para abrir uma conta corrente em Portugal se eu ainda moro no Brasil? Vendo nos sites dos bancos, li que é necessário o NIF. Como tirar esse NIF?

Comentários

  • O nif e como se fosse nosso cpf somente tem este documento que mora e trabalha em portugal.
  • Obrigado.
    Pensei que eu poderia abrir a conta como não residente. Eu sei que nos EUA pode, até estrangeiro, até sem sair do Brasil pelo Banco do Brasil Americas:http://www.bbamericas.com/pr/index.html

    Minha ideia era abrir uma caderneta e ir poupando EUROS para quando eu for viver em Portugal.
  • Oi Lino, 
    não precisa necessáriamente morar em Portugal,mas ter um endereço em Portugal.Não tens nenhum parente/amigo que morem lá ?
    Veja no link abaixo se ajuda..


    abços

    Carlos
  • NIF para cidadãos não residentes

    Como pretendo viver em Portugal quando for reformado precisava abrir uma poupança para ir depositando aos poucos alguns euros em banco portugês. Fiz uma pesquisa e encontrei a conta para residentes no exterior do Millennium bcp. Como sou não residente o próprio banco que é o substituto tributário para gerar o meu NIF.
    Já fiz depósitos na conta poupança e tudo parece estar OK.

    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/D1DFFB13-B9F1-49C3-BC0C-9DDB770367EE/0/Decreto-Lei_14-2013.pdf
    "A atribuição de NIF a cidadãos não residentes que apenas obtenham em território português rendimentos sujeitos a retenção na fonte a título definitivo é solicitada pelo substituto tributário'

    Sei que este não é o foco do grupo, mas se alguém tiver os mesmos planos de aposentadoria segue a dica:

    Sei que outros bancos (BES, CGD e BBPortugal) também tem este serviço no Brasil...
  • Lino Pereira, interessante! Esse BBportugal que citou é o Banco do Brasil em Portugal?
  • imageJean Fábio:
    Lino Pereira, interessante! Esse BBportugal que citou é o Banco do Brasil em Portugal?
    Sim, porém o BBPortugal tem poucas agências em Portugal e também apresentaram mais dificuldades para abrir a conta.
  • Estranho...meu cartão cidadão veio com NIF e não tenho endereço em Portugal
  • Se o NIF iniciar com 45 está explicado...

    "1 -O NIF a atribuir às pessoas singulares, sejam cidadãos 
    nacionais ou estrangeiros, é um número composto por nove 
    dígitos, sendo os oito primeiros sequenciais e o último um 
    dígito de controlo.
    2 -O primeiro dígito da esquerda pode variar entre os 
    algarismos 1 a 4.
    3 -Os algarismos iniciais «45» correspondem aos cidadãos 
    não residentes que apenas obtenham em território português 
    rendimentos sujeitos a retenção na fonte a título definitivo."
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.