RJ
Só pra avisar que o consulado do Rio voltou a aceitar pedidos de nacionalidade, tanto para filhos quanto para netos de português.
Os formulários mudaram, agora podem ser preenchidos no Word e a assinatura deve ser por autenticidade em algum cartório.
Triste de mim, que tive que mandar pra Lisboa...
Os formulários mudaram, agora podem ser preenchidos no Word e a assinatura deve ser por autenticidade em algum cartório.
Triste de mim, que tive que mandar pra Lisboa...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
É bom aproveitar antes que eles mudem de ideia.
eu mandei meus documentos em dezembro e to esperando ateh hj
Pelo que informaram no consulado, eles demoram em média uns 6 meses pra analisar e depois entrarem em contato.
Se levar em conta que mandei meus documentos pra Lisboa em agosto de 2010, em abril levei documentos que tinha mandado errado e agora mandei minha certidão e do meu pai, pois os selos da Corregedoria estavam errados, vc ainda tá no lucro, opis vai fazer 1 ano que meu processo tá correndo na CRC... rssss
mas espero q depois q eles receberem td corretamente isso seja mais rapido
Eu tb espero que tudo se resolva agora.... rsss
Acredito que minhas certidões estejam chegando amanhã ou sexta em Lisboa.
seu processo e' de naturalizacao ? SE sim, o prazo normal e' de um ano pra sair, se precisou enviar documentos nesse meio tempo, pode atrasar alguns poucos meses ainda ou nao.
Pois é, Cibele, meu processo é de naturalização.
Em abril me pediram um documento que tinha mandado errado (meu diploma pra comprovação da língua).
Agora no começo de junho me mandaram um mail dizendo que a minha certidão e a do meu pai estavam com os selos cartorários errados - eu fui conferir e estavam mesmo!
Peguei novas certidões, mas tinha que levar no Itamaraty e no consulado pra depois mandar pra Lisboa e só consegui fazer isso semana passada, pois moro no interior tenho filho pequeno...
Mandei na segunda e disseram que chega na quinta ou sexta.
Acredito que agora não falta mais nada...rs
E eu aqui esperando!
Bjs
Em relação a esse consulado vale ressaltar que ele muda os procedimentos (detalhes, na verdade) em curto espaço de tempo. Daí acho que as pessoas que quiserem procurar essa via devem sempre checar o site e confirmar por telefone pq mesmo no site há informações contraditórias. Dois exemplos: na página sobre transcrição eles dizem que não se pode misturar dois processos num mesmo envelope e que filhos não podem pedir o averbamento se os pais estiverem vivos (como em SP). Já na página sobre o pedido de nacionalidade, dão a entender que a transcrição do casamento dos pais e o pedido de nacionalidade podem ser feitos pelo filho e no mesmo envelope. Eles quase uma vez por mês vem alterando pequenas parcelas do site, imagino que seja por estarem numa fase de novos protocolos internos e testagens (especulação minha)
Outra coisa importante notar é que esse tempo "reduzido" que o consulado está levando para conclusão dos processos se deve a uma fila reduzida, que já está aumentando. Em janeiro vi pessoas na comunidade dizerem que o consulado entrou em contato com menos de um mês de envio dos documentos. Eu por exemplo, enviei meus documentos em março e levou três meses para ter resposta.
Às pessoas que tem pressa, sugiro procurarem na comunidade os utentes que passaram no consulado recentemente porque imagino que essa fila tende a dilatar e não vejo que o consulado do rio teve um upgrade em eficiência...
Abraços
Ainda acho mais vantagem enviar para Portugal.Por incrivel que pareça, no fim ainda é mais rápido. Eles me disseram que transcriçaode casamento estava demorando 3 meses e eu fiz em 1 mes enviando pelo correio.
Vou fazer agora a atribuiçao dos meus filhos e vou enviar para Lisboa.
A atribuicao em Lisboa demora em media 8 meses.
Se nao tiver pressa...