RJ

Só pra avisar que o consulado do Rio voltou a aceitar pedidos de nacionalidade, tanto para filhos quanto para netos de português.
Os formulários mudaram, agora podem ser preenchidos no Word e a assinatura deve ser por autenticidade em algum cartório.
Triste de mim, que tive que mandar pra Lisboa... :(

Comentários

• O que era óbvio aconteceu, ou seja, o Consulado Carioca resolveu desburocratizar, os seus serviços.
    É bom aproveitar antes que eles mudem de ideia.
  • Pois é, por isso resolvi postar aqui... ;)
  • Boa Sorte pra vc companheira

eu mandei meus documentos em dezembro e to esperando ateh hj
  • Tempo

Pelo que informaram no consulado, eles demoram em média uns 6 meses pra analisar e depois entrarem em contato.
    Se levar em conta que mandei meus documentos pra Lisboa em agosto de 2010, em abril levei documentos que tinha mandado errado e agora mandei minha certidão e do meu pai, pois os selos da Corregedoria estavam errados, vc ainda tá no lucro, opis vai fazer 1 ano que meu processo tá correndo na CRC... rssss
  • eles me reponderam e eu n mandei a certidao portuguesa do meu pai e a minha certidao n foi regularizada em sp entao quer dizer ja estou providenciando isso aqui o qto antes
    mas espero q depois q eles receberem td corretamente isso seja mais rapido
  • Andre

Eu tb espero que tudo se resolva agora.... rsss
    Acredito que minhas certidões estejam chegando amanhã ou sexta em Lisboa.
  • Zininha,

seu processo e' de naturalizacao ? SE sim, o prazo normal e' de um ano pra sair, se precisou enviar documentos nesse meio tempo, pode atrasar alguns poucos meses ainda ou nao.
  • Cibele

Pois é, Cibele, meu processo é de naturalização.
    Em abril me pediram um documento que tinha mandado errado (meu diploma pra comprovação da língua).
    Agora no começo de junho me mandaram um mail dizendo que a minha certidão e a do meu pai estavam com os selos cartorários errados - eu fui conferir e estavam mesmo!
    Peguei novas certidões, mas tinha que levar no Itamaraty e no consulado pra depois mandar pra Lisboa e só consegui fazer isso semana passada, pois moro no interior tenho filho pequeno...
    Mandei na segunda e disseram que chega na quinta ou sexta.
    Acredito que agora não falta mais nada...rs
    E eu aqui esperando!
    Bjs
  • O Consulado do Rio voltou a aceitar os processos desde janeiro deste ano depois de um ano aproximadamente sem aceitá-los. Pelo que conversei com algumas pessoas o processo tem demorado mesmo em torno de seis meses. Três para receber o boleto bancário após envio da documentação e mais aproximadamente três para finalizar o processo.

Em relação a esse consulado vale ressaltar que ele muda os procedimentos (detalhes, na verdade) em curto espaço de tempo. Daí acho que as pessoas que quiserem procurar essa via devem sempre checar o site e confirmar por telefone pq mesmo no site há informações contraditórias. Dois exemplos: na página sobre transcrição eles dizem que não se pode misturar dois processos num mesmo envelope e que filhos não podem pedir o averbamento se os pais estiverem vivos (como em SP). Já na página sobre o pedido de nacionalidade, dão a entender que a transcrição do casamento dos pais e o pedido de nacionalidade podem ser feitos pelo filho e no mesmo envelope. Eles quase uma vez por mês vem alterando pequenas parcelas do site, imagino que seja por estarem numa fase de novos protocolos internos e testagens (especulação minha)

Outra coisa importante notar é que esse tempo "reduzido" que o consulado está levando para conclusão dos processos se deve a uma fila reduzida, que já está aumentando. Em janeiro vi pessoas na comunidade dizerem que o consulado entrou em contato com menos de um mês de envio dos documentos. Eu por exemplo, enviei meus documentos em março e levou três meses para ter resposta.
    Às pessoas que tem pressa, sugiro procurarem na comunidade os utentes que passaram no consulado recentemente porque imagino que essa fila tende a dilatar e não vejo que o consulado do rio teve um upgrade em eficiência...

Abraços
  • CRC ainda prefiro

Ainda acho mais vantagem enviar para Portugal.Por incrivel que pareça, no fim ainda é mais rápido. Eles me disseram que transcriçaode casamento estava demorando 3 meses e eu fiz em 1 mes enviando pelo correio.
    Vou fazer agora a atribuiçao dos meus filhos e vou enviar para Lisboa.
  • Marina,
    A atribuicao em Lisboa demora em media 8 meses.
    Se nao tiver pressa...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.