Curiosidade: Atribuição ou Naturalização
Luiz Fernando
Member
Perante a lei, quem adquire por naturalização "é tão português quanto" quem adquire por atribuição?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
sim.
As diferenças são:
atribuído é português desde que nasceu, naturalizado é português desde o dia que saiu o registro português e
atribuído pode passar a cidadania para os filhos (sejam eles que idade tiverem).
Mas, ambos são portugueses.
Sou solteiro, ainda não tenho filhos, e por conta dos gastos, estou na dúvida se no decorrer dos próximos meses vou fazendo 3 atribuições (avó, pai e a minha), ou se faço 1 atribuição e 1 naturalização (avó e a minha, já que meu pai não tem interesse em particular).
poder pedir cidadania por atribuição é o desejo de todos. É um processo bem mais fácil, exige menos documentos.
No seu caso, como a mulher será a primeira a pedir atribuição, terá que transcrever o casamento dela (sua avó), de qualquer maneira.
Se a pessoa do meio fosse outra mulher, compensaria. Porém, é seu pai (homem), e ele sendo seu declarante, não precisa transcrever o casamento dele. Então, não tem tanta diferença de gastos assim.
atribuição da avó + casamento da avó + atribuição do pai + sua atribuição = 645 euros
atribuição da avó + casamento da avó + sua aquisição = 545 euros
Quem se naturaliza português através das conservatórias recebe qual documento de identificação? Uma certidão de nascimento ou uma certidão de naturalizado?
Obrigada!
Estava aqui justamente buscando em maiores detalhes os tópicos que abordassem os custos de uma forma geral.
As certidões dos atribuídos, têm no verso um averbamento constando a atribuição.
As certidões dos naturalizados, têm no verso um averbamento constando a aquisição da nacionalidade portuguesa.
já te respondi inbox.
Quando se faz pessoalmente (atribuição) no balcão em Portugal, não há nenhum averbamento no verso. Parece que isso se deve a uma pequena diferença no processo, as menções especiais também mudam (não é feito com base em certidão, embora a certidão seja, claro, requerida - há "foi apresentado prova de reconhecimento de filiação na menoridade, declaração feita na conservatória x" e não o clássico "Feito com base na certidão x emitida por y").
Meu primo so conseguiria tirar a dele como naturalização, pois a mãe dele (filha da portuguesa) é falecida, ja que ele nao consegur comprovar a filiação portuguesa.
Ele nao tem filhos. Porem, caso ele tenha filhos apos ser naturalizado, mesmo assim ele nao pode passar aos filhos dele?
Pelo que tinha visto, o neto com a mae falecida so tira atribuição se comprovar filiação com a comunidade portuguesa. Caso contrario pode tirar apenas aquisição (naturalização). Então isso mudou?
Como é o processo de mudar de derivada para originária?
Terá que entrar com pedido de convolação(ou conversão)
Esse processo só pode ser feito pela Conservatória de Lisboa
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11936/atribuicao-de-netos-ja-naturalizados-roteiro-e-preenchimento-1d#latest