O q fazer?
Dúvida
Sou novo na comunidade e não sei o q fazer. Alguém me ajuda, por favor?
Meus avós paternos (falecidos no Brasil) são portugueses. Meu pai (brasileiro) está vivo e é casado tbm c/ brasileira (minha mãe)... Tenho direito a cidadania portuguesa? Quais são as primeiras etapas?
Parece q primeiro é preciso q ele tire a dele... só em seguida conseguirei a minha, certo?
Desde já mt obrigado.
Sou novo na comunidade e não sei o q fazer. Alguém me ajuda, por favor?
Meus avós paternos (falecidos no Brasil) são portugueses. Meu pai (brasileiro) está vivo e é casado tbm c/ brasileira (minha mãe)... Tenho direito a cidadania portuguesa? Quais são as primeiras etapas?
Parece q primeiro é preciso q ele tire a dele... só em seguida conseguirei a minha, certo?
Desde já mt obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Tenho direito a cidadania portuguesa?
- sim tem.
Quais são as primeiras etapas?
- 1º passo, conseguir uma cópia da certidão do teu avô portugues, tens todos os dados dele? nome completo, nome dos pais, data de nascimento e local (concelho e freguesia) ai é só pedir uma cópia atraves do portal do cidadão.
- realmente é melhor fazer por atribuição (primeiro a do teu pai depois a tua) neste processo eles exigem menos documentos e é um pouco mais rapido do que a naturalização (direto do teu avô para ti) e por atribuição no futuro podes transmitir a cidadania para teus filhos.
moras em que estado brasileiro?
moro no rio de janeiro...
Sim os documentos estão c a minha tia (filha deles), ...minha avó tinha identidade estrangeira...
e depois?
é só pedir uma cópia atraves do portal do cidadão.
sabe o endereço... como consigo essa copia?
O caminho normal correto é:
- conseguir as certidoes de nascimento dos avós portugueses.
- se o casamento nao estiver averbado deve fazer a transcricao do casamento
- ver se o seu pai quer a cidadania. Se ele quiser fara o processo dele por atribuicao, a transcricao de casamento dos seus pais.
- solicitar a sua cidadania por atribuicao.
Uma coisa de cada vez.
Se o seu pai nao quiser a cidadania e voce nao tiver filhos, poderá fazer seu processo por naturalizacao/aquisicao diretamente do avo, mas sempre depois de fazer a transcricao de casamento.
Defina o assunto do seu pai e dai de uma olhada na guia de ajuda para ver os documentos necessarios para cada caso.
este é o site do portal
http://www.portaldocidadao.pt/PORT
te cadastra no site, ai depois vai em certidões on line e segue as instruções, a certidão tu pedes de teor integral, e fins diversos
qualquer duvida entra em contato
abraços
Agora já sei por onde iniciar...
Vou começar logo...
Assim q tiver novidade... aviso
Vcs são 10.
obrigado
Farei por atribuição (do meu pai p mim) pois no futuro poderei transmitir a cidadania para os meus futuros filhos (sou solteiro, não tenho nenhum) .
mesmo com a original preciso pedir a cópia?
Foi o avô quem declarou o seu pai na certidao de nascimento?
Se foi, peca uma certidao dele (avô) ao Portal do Cidadao para ver se o casamento ja esta averbado. Em caso positivo, voce ja podera mandar os documentos do seu pai para solicitar a cidadania deste.
Tenho uma dúvida, qdo a pessoa casa a certidão de nascimento fica retida no cartório, certo?
Tanto do meu avô quanto a do meu pai.. só tenho a de casamento. Segundo meu pai quem fez a declaração qdo ele nasceu foi meu avô sim.
Então o próximo passo será solicitar a cópia da certidão de casamento dos meus avós pelo portal do cidadão, certo?
Já me cadastrei no portal e tbm tenho cartão de crédito internacional.
Obg
só pede a certidão de nascimento do teu avô pelo portal do cidadão , se teu avÕ casou em portugal , provavelmente o casamento dele já esta averbado na certidão de nascimento
Nao me lembro que tenham retido minha certidao quando me casei, mas depois disso ja tirei n segundas vias. Isso é o que temos que fazer quando necessitamos uma certidao de nascimento. É só ir ao cartório e solicitar.
Se comparando os documentos que tem em maos esta seguro que os nomes coincidem, pode ir providenciando os documentos abaixo enquanto nao chega a certidao do avo que, espero, ja venha com o casamento averbado.
Junte:
1- certidão de nascimento em inteiro teor do interessado com firma reconhecida, autenticada no Itamaraty e legalizada no Consulado Português
2- copia autenticada do RG do interessado legalizada no Consulado Português
3- formulário 1C assinado frente a um funcionário do Consulado Português ou assinado em cartório reconhecendo a firma por autenticidade. Como esta no Rio, faca tudo no consulado, creio que é mais pratico.
Revise bem os documentos e veja que os nomes, datas, etc. estejam todos corretos.
Preencha os dados da certidão portuguesa no formulário 1C. De preferência envie uma certidão de cópia integral, o que pode diminuir o tempo de espera.
Coloque os documentos em envelope com o endereço que aparece no 1C.
No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros. Leve um documento do interessado para que emitam o vale (RG, CPF, etc). Anote o número do vale no quadro 8 do 1C. Coloque o recibo original dentro do envelope e guarde uma copia.
Envie o envelope por SEDEX MUNDI.
Controle por internet a chegada do envelope em Portugal.
Formulario 1C
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_re
IMPRIMA A CORES NUMA MESMA FOLHA (FRENTE E VERSO).
Os documentos acima sao para o processo do seu pai. Quando saia a nacionalidade dele voces precisarao transcrever o casamento dos seus pais e depois pedir a sua.
para que não lhe reste duvidas a respeito de sua certidão de nascimento , vá a o cartório onde vc foi registrado e peça a segunda via de tua certidão de nascimento , e verá que isto não passa de um boato .
a certidão de nascimento e insubstituivel !
Não consegui solicitar a cópia do meu avô (+ de 100 anos), tem algum problema? (Mesmo que já tenha sido, acredito eu, o casamento deles averbado lá). Quando é pela mãe o processo é mais demorado?
Tomara que dê tudo certo.
da de pedir com mais de cem anos, aonde pede a data tu coloca uma data que de menos de 100 anos, ai lá em outras informações pra conservatoria tu colocas a data certa do nascimento do teu avô, exemplo: se teu avô nasceu em 10-03-1902 ai tu coloca como se ele tivesse nascido em 10-03-1911, ai lá embaixo em outras informações tu colocas a data certa do nascimento, é que o programa do portal automaticamente não aceita uma data maior que 100 anos, eu fiz assim com a do meu avô e deu certo.
Voltei....
A cópia da da Certidão de nascimento da minha avó chegou... sim.. sim sim o Casamento está averbado e tbm contem a seguinte informação que o mesmo foi dissolvido por óbito do meu avô.
Os nomes conferem.. tudo certinho.
Com o documento da minha avó já posso ir p próxima etapa ou é melhor solicitar a cópia da Certidão de nascimento do meu avô?
estou caminhando graças a vcs... abç
Tudo bem que voce pediu a da avó, mas se o seu avô foi o declarante na certidao de nascimento do seu pai, entao voce precisa da certidao do avô.
Tendo os dados completos, apesar de ser de mais de cem anos, voce pode consegui-la.
Que bom que o casamento ja esta averbado!!! Espero que assim seja na do avô tambem!!!
Boa Sorte.
O que e como devo fazer?
1- certidão de nascimento em inteiro teor do interessado com firma reconhecida (essa certidão é a cópia autenticada-segunda via- emitida pelo cartório de origem no Brasil de quem deseja a cidadania?), autenticada no Itamaraty e legalizada no Consulado Português
2- copia autenticada do RG do interessado legalizada no Consulado Português
3- formulário 1C assinado frente a um funcionário do Consulado Português ou assinado em cartório reconhecendo a firma por autenticidade. Como esta no Rio, faca tudo no consulado, creio que é mais pratico.
Muitíssimo Obrigado.
1. A certidão de nascimento de inteiro interior do interessado brasileiro ( É a via em original) : A CERTIDÃO É DE INTEIRO TEOR( é uma certidão narrativa que tem todos os dados dos pais como nacionalidade, profissão, residência),
1.1 Reconhecer a assinatura do oficial do registro que a assina a certidão de inteiro teor na via original, não é em cópia( feito no tabelionato: reconhecimento de firma, serviço pago);
1.2 Após feito o reconhecimento da firma na certidão de inteiro teor deverá ir ao Ministério das relações Exteriores do Brasil Escritório da sua Região (RJ: ERERIO) levando o original da certidão de inteiro teor já com a firma reconhecida para a legalização.
veja o endereço e como proceder no site do Ministério
https://gestao.abe.serpro.gov.br/mundo/a
1.3. Após retorno do Itamaraty(ERERIO) leve, junto com a ficha 1C, e RG e cópia autenticada para o Consulado fazer a Legalização consular( pago).
2. Cópia do RG que deverá ser autenticada no tabelionato, não precisa levar para o ERERIO.Levar para o Consulado de Portugal para ser legalizada( grátis).
3. O formulário 1C tem o linque no GUIA DE AJUDAS, deverá ser preenchido e assinado pelo requerente presencialmente ao funcionário do consulado de Portugal( legalização consular,grátis).
4.Levar tudo ao Consulado, juntamente com o requerente.
Entre no site do Consulado do RJ e veja se tem alguma documento específico que eles pedem.
NO GUIA DE AJUDA tem todos os detalhes, abraços!