Averbar casamento e óbito em certidão de batismo

Boa noite a todos,

Falta apenas um documento para eu ter toda coleção de docs completa para enviar o pedido ao consulado. Porém, hoje descobri que minha bisavó foi "registrada" apenas na Igreja, ou seja, obteve a certidão de batismo e não a certidão de nascimento.

Vi no site do Consulado Português que para realizar transcrição de óbito e casamento do português, é preciso que envie uma certidão de nascimento do conjuge brasileiro com casamento e óbito averbados. No caso, minha bisavó, que é brasileira, tem apenas a de batismo.

Pergunto: é possível averbar óbito e casamento em uma certidão de batismo (emitido pela paróquia)? Se não, como devo proceder?

Obrigado.

Comentários

• Pergunto: é possível averbar óbito e casamento em uma certidão de batismo (emitido pela paróquia)? ------ Não!!!!
    Se não, como devo proceder? Vc manda tudo separado pelo correio.
    Esclarecimento.
    Como assim.
    Manda a certidão de batismo do portugues.
    Certidão de casamento.
    Certidão de óbito.
    Certidão de batismo da bisavó. (no lugar da de nascimento)
    E o formulario.

Não confunda portugal com o Brasil e os estados brasileiros.
    Portugal, faz averbamentos em certidão de batismo ou nascimento.
    Esta regra não é valida p/ todos os estados brasileiros.
    Então, tu podes mandar separado, sem precisar averbar o óbito e casamento na certidão de nascimento brasileira, entendeu?

Então, mande separado pelo correio!!!!!!!!!!!
  • Bom dia Alexandre, tudo bem?

Eu perguntei isso porque no site do Consulado diz que precisaria averbar o óbito e o casamento na certidão de nascimento da minha bisavó brasileira.

Quando você diz mandar pelo Correio, está se referindo à mandar pro Consulado para que ele realize a transcrição, correto? Porque minha intenção é fazer pelo consulado paulista assim que reabrirem.

Obrigado.
  • A ta, o consulado de SP manda-se pelo correio.

O que acontece é justamente isso, os portugas pensa que Brasil é igual a pt, ai vai depender de quem pagar o seu processo, pode ser uma pessoa casmurra e dizer q não esta igual ao q ta informando na net, ai manda de vouta p/ vc, ou uma pessoa esclarecida q sabe q não se faz averbamento em certidão de batismo brasileira, vai depender da sua sorte.

Se ele mandar de vouta, vc manda p/ pt pelo correio, q ta levando em media 30 dias p/ ficar pronto.

Ou mande direto p/ pt, assim vc ficar despreoculpado.
  • Mas é possível averbar casamento e óbito via correios em Portugal e depois dar entrada no Consulado paulista?

Se não, é possível pedir a emissão de uma certidão de nascimento a partir de uma certidão de batismo de uma pessoa já falecida?

Alguém sabe responder?
  • Rafael,
    Ha um tempo atrás estive investigando em Portugal se aceitavam certidao de batismo brasileira para transcrever o casamento da minha avó brasileira com o meu avô portugues.
    A resposta foi NAO!
    Nós nao encontravamos a certidao de nascimento dela, pois a data que ela dizia ter nascido nao era exata e o cartorio nao encontrava. A partir da data do batismo encontrei a certidao de nascimento dela e dai pude transcrever o casamento.
    Conselho: ligue ou escreva para o consulado e explique o caso. É possível que eles tenham uma solucao para isso, pois nao deve ser o primeiro caso similar.
  • Rafael,
    Responde a outra pergunta sua: sim é possível transcrever o casamento por correio em PT, mas voce vai precisar da certidao de nascimento da brasileira.
    No guia de ajuda da comunidade e em outros tópicos estao as dicas de como faze-lo.
    Uma vez o casamento transcrito, voce poderia dar entrada no processo do interessado no consulado de Sao Paulo.

Insisto que antes de tentar PT direto, peca ajuda ou informacao no Consulado de SP.

Boa Sorte.
  • Olá Denise,

Segunda feira telefonarei para o Consulado. Eu falei com o cartorário da cidade onde meus bisavós casaram e na certidão de casamento diz que a bisavó é natural daquela cidade. Porém, devido ao ano em que ela nasceu, só se registravam no religioso (1900).

Será que é possível e qual a facilidade em solicitar uma certidão de nascimento a partir da certidão do batismo?
  • Rafael,
    Isso nao saberia lhe informar.
    Se nao resolver nada pelo telefone mande um e-mail para o consulado explicando em detalhes o que lhe disseram sobre o registro civil daquela época (1900).
  • Coisa de tuga, a certidão de batismo de portugal vale a brasileira não.
    Mais uma pedra no meio do caminho.

Vc pode tbm fazer um registro de nascimento tardia.
    De q forma, pedi p/ se fazer uma busca nos cartórios q existia em 1900 com a resposta negativa, vc leva a certidão de batismo no cartório e faz uma certidão de nascimento tardia, diz q ela não tem certidão de nascimento usava a de casamento.
  • Ou então, leva a declaração de nagativa (não encontro o registro de nascimento) no registro da epoca.

Esta certidão negativa, é aceito nos consulado no lugar da certidão de nascimento.

Isso aconteceu comigo.
    Eu não encontrei a certidão de nascimento do meu pai.
    Levei a certidão de casamento, q dizia natural do RJ, e um doc do cartório q dizia não ter encontrado o registro em nenhum cartório do RJ.
    Então foi: A certidão de casamento.
    A certidão de cartório de negativa a pesquisa do registro de nascimento.
    A identidade IFP.
    O consulado do RJ aceito.

A funcionária do cartório do RJ sujeril fazer um registro de nascimento tadio mais não preciso.
  • Amanhã vou ligar no consulado paulista pra ver se eles aceitam. Uma dúvida: O que é IFP?
  • Instituto feliz pacheco.(IFP)
    Antes as identidades eram emitidas por este instituto.

Hoje é pelo Detran. RJ
  • Não sei o que fazer.

Recorro a vocês, veteranos desta comunidade, pedir ajuda no meu processo.

Eu possuo:

Certidão de Nascimento do meu bisavô português;
    Certidão de Óbito do meu bisavô português;
    Certidão de Óbito da minha bisavó brasileira;
    2 Certidões Negativas de Nascimento da minha bisavó (procurei em 2 lugares que constam nas certidões de óbito e casamento e não encontrei). Procurei a de baptismo e também não encontrei. O funcionário do cartório onde se encontra a certidão de casamento disse que no processo não consta nenhum outro documento, somente a declaração da minha bisavó de que era solteira e possuia 15 anos no casamento. Não consta nem mesmo data, apenas a idade e filiação.

O que eu faço? Quando ligo para o Consulado, eles informam que irão analisar o processo e após receberem os docs é que poderão tomar alguma posição. Não sei o que fazer, gastei muito dinheiro e irei gastar mais com a transcrição. Tenho medo de indeferirem o processo.

Preciso mesmo de um conselho. Obrigado.
  • Rafael,
    Veja na certidao de nascimento do interessado na cidadania (seu avô ou sua avó?) quem foi o declarante do nascimento.
    Se foi o bisavô (português) voce poderia ARRISCAR mandar os documentos diretamente a Portugal e ver se eles aceitam sem a transcricao de casamento.
    Pelo que sei, sem a certidao de nascimento da brasileira, nao é possível fazer a transcricao de casamento.
    O Consulado poderia se fechar nisso.

Voce poderia tambem escrever para uma Conservatoria do Registo Civil em Lisboa explicando o seu caso completo mencionando as certidoes negativas, etc. e ver se eles aceitam fazer a transcricao assim. Dai voce mandaria por correio.
  • Denise, o declarante do meu avô é meu bisavô português.

No caso de fazer o processo diretamente para Portugal, li em alguns tópicos que corre-se o risco de pedirem a transcrição do casamento. Nesse caso, eu poderia já mandar a certidão de casamento para evitar esse questionamento, junto com os óbitos? Minha preferência era fazer pelo Consulado, já que é mais rápido. Mas se a CRC não exigir a certidão de nascimento da nubente da brasileira, será meu único caminho. Você sabe o valor por cada processo pela CRC?

Obrigado.
  • Por isso lhe disse ARRISCAR.
    Se decidir por esse meio mande os documentos tal e como aparecem no guia de ajuda.
  • Atribuicao custa 175 euros.

Só quando saia a do seu avo (atribuicao) voce podera dar entrada na sua ou na do seu pai/mae. Depende como pretende seguir os processos: atribuicao ou naturalizacao.
    De todas formas tera que transcrever o casamento dos avós, assim que va perguntando (nao tirando) pelos documentos enquanto espera a conclusao do processo.
  • Eu pretendo tirar a cidadania por atribuição, por isso precisarei seguir as gerações anteriores. Eu vi no formulário da atribuição pela CRC que eu posso adicionar outros documentos, além da certidão de nascimento do português, certidão inteior teor devidamente reconhecida do requerente (meu avô) e cópia do RG. Você acha válido eu anexar a certidão de casamento dos meus bisavós bem como as certidões de óbitos?
  • Rafael,
    Neste momento eu nao enviaria, para nao levantar a lebre da transcricao de casamento que infelizmente é o seu problema.

Entenda que só recomendo que mande direto devido à impossibilidade de fazer tudo pelo consulado ja que nao dispoe da certidao de nascimento da bisa.

Uma idéia: sera que o Consulado aceitaria revisar os documentos que voce tem sem que tenha que pagar? Isso seria uma boa solucao tambem. Quem sabe eles aceitam as certidoes negativas e transcrevam o casamento assim mesmo, nao é?
    Deveria experimentar essa hipotese antes que nada.
  • Muito obrigado Denise, boa ideia você me deu!

Em Agosto estarei em São Paulo Capital e levarei os docs e explicar a situação. Veremos o que eles dizem. De qualquer forma, mandei email para a CRC e para o Consulado explicando a situação, para ver qual a posição deles.

Obrigado!
  • Rafael,
    O consulado nao atende sem hora marcada.
    É possível que pecam que voce mande os documentos por correio.
    Use o correio eletronico para ver se deve mandar ja os documentos para simples analise e assim adiantar alguma coisa.
  • Bem lembrado Denise. Esperemos então a resposta eletrônica. Muito obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.