Provar laços com a comunidade

Eu gostaria de saber como se faz isso...eu sei pelo que já vi aqui que é praticamente impossivel, mas....se isso está em algum lugar da lei quer dizer que deva ter algo que comprove tal coisa...o que é ? Abraços

Comentários

• "Prova de Vinculos com a Comunidade Portuguesa
    DICA DO PAULO!!!!!!!

Prova de Vinculos com a Comunidade Portuguesa

Como eu tinha duvidas sobre quais sao os vinculos com a comunidade portuguesa a serem provados, quando da solicitacao de aquisicao pelo casamento ou residencia, entao enviei email para a CRC.

Aqui vai a resposta da CRC.

... "Em conclusão, não basta efectuar o pedido de aquisição de nacionalidade portuguesa, é necessário fundamentá-lo e efectuar prova do pretendido sob pena de esta não ser concedida.

Mais informo que poderão ser apresentados como prova da ligação efectiva à comunidade a autorização de residência, contratos de arrendamento, escritura de compra de imóvel, recibos de água, luz e gaz, comprovativos de contas bancárias, extractos de remunerações da Segurança Social, declarações de rendimentos (IRS) dos últimos 3 anos, documentos atinentes aos filhos se for o caso, e bem assim, como todos os documentos que entenda fazerem prova de que tem ligação com Portugal. Os indicados são apenas exemplificativos podendo ser apresentados quaisquer outros que se considerem relevantes. "

Espero que esteja esclarecedor e assim nos preparemos para futuras solicitacoes.

Abracos"

Made in Guia de Ajuda
  • Ou seja, impossivel para quem não mora em Portugal ahuuhuha, obrigado.
  • Se contrato de arrendamento serve, de repente, existem alguns meios se tivermos familia lá.
  • Eu sei que parece "loucura" mas se eu declarar imposto de renda em portugal (mesmo não sendo Português e não morando lá kkk) isso pode contar como laços?
  • Bem Arthur eu não sei que "laços"são esses que voce quer provar.
    Conta a tua historia e só assim poderemos te ajudar.
    Desembucha, vamos lá.
  • No consulado aqui de Salvador a orientação que estavam dando é de que pedir cartas de recomendação de residentes em Portugal, parentes portugueses com residência em Portugal e mostrar o fato de os filhos, pais ou cônjuges são portugueses podem caracterizar esse vínculo, mas que isso era uma coisa bastante difícil e controversa!!!
  • isso que eu nao consigo entender. em nenhuma lei fala exatamente o tipo de laço exigido.

e no meu entendimento, vc ser casada com portugues e ter um filho portugues já prova vinculos. mas enfim....
  • Eu sou bisneto de Português, até onde sei se provar laços é possivel pegar nacionalidade....exceto pelo fato de que 0% das pessoas que tentam conseguem provar, é isso mesmo?
  • Cris, comprova vinculo com Portugues, não com Portugal.
  • "A ligação à comunidade nacional terá por base o domicilio, a língua, aspectos culturais, sociais, familiares, económico - profissionais de amizade ou outros que traduzem a ideia de um sentimento de pertença e essa comunidade deste modo poderá o interessado apresentar provas de ligação à comunidade portuguesa que achar relevantes, as mesmas serão apreciadas na instrução do processo." - resposta da CRC
  • arthur

Presta a atenção.

Se vc qr da entrada no pedido de cidadania do seu bisavô p/ vc:

Até neto é garantido por lei ( atribuição e naturarização) dai p/ frente tem se provar vinculo com Portugal, e se possivel com a familia do descendente, bisavô(ó).

P/ se ter o minímo de chance, tem q se fazer o averbamento do casamento do Bisavô(ó) com a brasileila(o).
    Diz q aquele portugues imigrou p/ Brasil e formou familia.
    Esta morando em pt e com o maximo de vinculo, filho, casa comprada, trabalho, etc..
    Ter um advogado.
    Ter toda a documentação em ordem (certidões).
    E muita passiência.
  • Alexandre

Você conhece alguem que já conseguiu ? Tem como sem morar em Portugal?
  • Até agora eu não conheci ninguém, q seja bisneto e tem tirado a cidadania por naturarização!

E olha q eu sei de um caso em q a pessoa depois de oito meses veio p/ pt c/ a mulher gravida, teve filho aki, fixo residência tinha advogado e memso assim com estes vinculos todos não conseguil a cidadania.

O tempo passou o dinheiro acabo, o trablho era ilegal, com um filho pequeno, pagando aluguel acabou voltando p/ o Brasil.

Tire isso como referência.

Este tipo de processo só é dado quando é do interece de pt.
    Um artista, atleta, etc... pessoas q venha a colocar o nome de pt no topo
  • É né...fazer o que...agora é rezar para a lei mudar um dia hahaha
  • Uma pergunta....se o Bisneto de Portugueses pedir a nacionalidade alegando ser descendente com laços com a comunidade, mas este bisneto tiver outra nacionalidade Europeia (Italiana por exemplo) é possivel que eles se inclinem mais a dar a nacionalidade Portuguesa ? Afinal não vai fazer diferença nenhuma para eles em termos de imigração. Nesse caso (caso a resposta seja afirmativa) , o que teria que ser feito para mostrar tais laços?
  • Laços

Acredito que não importa qual seja a nacionalidade do bisneto, pois o fundamento da demonstração dos laços é que a pessoa(requerente) está inserida,ou ao menos tentando estar, nas relações culturais, ou familiares de seus ancestrais, ou mesmo pessoais, mas, com certeza, residir no território português facilita muito. Eu não sei como funciona as questões relacionadas a imigração, pode até existir alguma coisa implicita aí.
    Você pode utilizar as dicas do "guia de ajuda", e pode usar ao seu favor tudo que possa demonstrar algum vínculo, seja cultural, familiar, profissional. Então, desde correspondências com familiares ( inclusive de seus pais, no período que você era menor), se viajou, ou viaja para Portugal pode utilizar, e todos os exemplos já demonstrados.
    Siga as dicas da comunidade e boa sorte!.
    Abraços!
  • Arthur

Se vc tem a cidadania Italiana, então não precisa da Portuguesa.

Mais se isso lhe vaiz bem, vc pode vim morar em pt com a cidadania Italiana normalmente como cidadão europeu e dar entrada na cidadania portuguesa aki.
  • PRECISAR no sentido rigido da coisa não preciso, mas amo minhas origens e gostaria muito de ser Português por isso toda essa indagação. Mas...pelo visto acho que terei que esperar a lei mudar (se mudar né!).
  • Provando vinculo com portugal

Veja, é possivel sim provar ligação EFETIVA com portugal. Se vc for a Portugal pode tirar em amadora (cidade ao lado de Lisboa) um "Cartão do Contribuinte" (cpf de lá) com isso vc pode abrir uma conta num banco lá! Além disso vc poderá declarar imposto lá, (declarar qualquer coisa). Bem além disso terá a opção de pagar imposto como autonomo ou conseguir um emprego (tudo por causa do cartão do contribuinte).
    Bem além disso, vc pode no Brasil se associar a Casa de Portugal! Vai lá comer bacalhau uma vez ao mês e pede pro presidente uma cartinha dizendo que vc é associado e amante das tradições portuguesas!
    Tira foto de roupa folclórica, sei lá! rs
  • Pessoal aguem conseguiu desta maneira !!!!

Assim como o Fabio disse ,,,,alguem conseguiu ,eu gostaria de conseguir desta maneira ,será que procede !!!!!!!!!!

FABIO ,COMO VOCE SABE DISSO ??ALGUEM JA CONSEGUIU ASSIM NOS INFORME PLESE!!!!!!1
  • ops! alguem tem a resposta
  • Como já falei uma vez aqui, não adianta se iludir, ser torcedor da Portuguesa e fã do Roberto Leal não provar nada.
  • Canoa furada só entra quem quer!!!
  • Pura ilusão.....
    Ouvi dizerem que a situação esta cada vez mais dificil ,devido a crise e outras coisas.até pra quem tem suporte na lei(netos e filhos) eles difificultam, implicam imagina pra quem nao tem(bisnetos e outros).... na minha opiniao é indeferimento na certa,,,,,mas existe aquele ditado: nada é impossível...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.