Cartao cidadao enviado pelo correio
Olá!
estou viajando para Lisboa e queria dar entrada no Cartao cidadao, porem qdo ficar pronto, eu ja nao estarei lá . Será que eles enviam pelo correio para o Brasil? Alguem sabe? Ou so posso retira-lo pessoalmente.
estou viajando para Lisboa e queria dar entrada no Cartao cidadao, porem qdo ficar pronto, eu ja nao estarei lá . Será que eles enviam pelo correio para o Brasil? Alguem sabe? Ou so posso retira-lo pessoalmente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
E só o proprio pode levantar o CC.
Não manda p/ o Brasil.
Vc tera que tirar um BI, de urgência.
O medolo antigo.
Tive essa experiencia em fevereiro em Lisboa.
Vou contar para voce a minha experiência.
Voce tem que primeiro tirar o BI no Consulado, apresentando 3 Foto 3 x 4 de fundo branco, a sua certidão portuguesa, pode ser Xerox, e tirar a sua digital.
Esse material é envidado para Portugal, ou seja, para a CRC, e eles lhe devolvem o seu BI via Consulado, após 3 meses todo plastificado, tudo dentro do figurino Português.
Já o CC, após tirar a foto e pagar as despesas do cartão, voce vai receber na sua residência após 20 dias o PIN, ou seja o numeral, espécie de senha. Ai voce volta ao Consulado e apresenta o PIN e assim será providenciado o seu CC.
Ocorrido todos esses trâmites é que voce vai poder receber os documentos em suas mãos.
Ufa, nunca vi tanta burocracia, bem que os Consulados poderiam Desburocratizar.
Boa sorte.
Obrigada a todos que me responderam, nào sei o que seria de mim sem vcs!!!!
Pelo que entendi, de qq maneira, primeiro tenho de tirar o BI, seja no Brasil ou em Portugal.
Sou do Rio e o consulado pouco da informaçóes, o que me deixa meio perdida. Tudo tem de agendar para daqui a 3 meses. Queria apressar um pouco, mas a burocracia é grande.
O que posso fazer é tentar tirar o BI em Portugal em 3 dias, né. depois continuar pelo cconsulado.
Abçs
Oi Marina
Em Portugal vá a uma Casa do Cidadão, e veja em quanto tempo eles estão entregando o CC. Via de regra deveria ser em 5 dias, porém na prática, algumas casas levam mais tempo.
Aqui no consulado do Rj, voce recebe a carta via correio,com as senhas do cartão em média 12 a 15 dias.Isto significa que o seu CC já está disponivel no consulado.O cartão do cidadão, substitui/engloba varios documentos antigos (Bi,numero da previdencia/saude,numero do contribuinte).
Abraços
Carlos
Se preferir viajar pra Lisboa e da entrada no cartão de cidadão na Loja do cidadão é melhor, pois tem um serviço de urgencia que custa o dobro da taxa normal mas recebe a carta com numero de PIN em dois dias, obs: para poder da entrada em Portugal tens que ter um endereço em Portugal. sem essa condição nada feito, só dando entrada pelo Consulado no Rio de Janeiro.