Transcrição de casamento - realmente necessária?

Olá, estou para entrar com o processo de atribuição para o meu pai, e no caso, o meu avô que é o português. Na certidão do meu pai não diz se meus avós eram casados ou não, apenas que eram os pais e que o declarante na hora do registro foi o pai(português). Na certidão de nascimento do meu avô e da minha avó também não diz que são casados. Nesse caso, seria realmente necessário pedir a transcrição de casamento? Quem é filho de pais que não se casaram no papel teria o direito, sendo a paternidade reconhecida na menoridade? (não é o caso, meus avós são casados, mas em nenhum documento fica indicado isso, apenas na certidão de casamento, a qual é brasileira).

Desde já agradeço,
Danilo.

Comentários

  • SE nao aparece em nenhuma certidao o estado civil, nao precisara da transcricao.
  • Tem certeza? Assim espero, hehe.
  • Como averbo o casamento no Brasil? Queria deixar averbado o casamento dos meus pais (na certidão de nascimento BRASILEIRA) para que não dê problema na hora de entrar com processo de atribuição para mim.
  • Danilo,

    se voce vai averbar o casamento nas certidoes brasileiras, tera que fazer a transcricao, se o portugues for o declarante, voce pode ate arriscar enviar o pedido sem fazer a transcricao, mas ha grandes chances de te pedirem e ai o processo para ate a transcricao sair.

    Se quiser averbar, eu levei a certidao de casamento original no cartorio onde estava registrado o nascimento e pedi o averbamento, fiz assim em todas as certidoes, da minha avo, mae e minha.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.