um socorro pra transferência de faculdade
Carolina Lima
Member
então gente, tenho dupla nacionalidade e não posso usar o ENEM como forma de ingresso pras faculdades portuguesas *it sucks*. Já mandei mil e um e-mails pras mil e umas faculdades de Portugal perguntando o que faço, como faço e onde faço pra conseguir me transferir (já curso Relações Internacionais no Brasil há 1 ano e meio) mas cada faculdade fala uma coisa diferente e, basicamente, ninguém responde minhas perguntas.
ENFIM, se alguém puder me ajudar, serei eternamente grata!!!
PS: pretendia entrar no ano letivo 2017-2018
ENFIM, se alguém puder me ajudar, serei eternamente grata!!!
PS: pretendia entrar no ano letivo 2017-2018
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Como no meu caso envolvia mudança de curso, pois Mecânica é do tipo "Mestrado Integrado", eu não poderia simplesmente pedir trasnferência pois precisaria ter uma prova equivalente aos Exames Nacionais portugueses, mas nenhuma prova brasileira o é. E por ter cidadania, também não poderia utilizar o ENEM para o ingresso.
Basicamente, a última informação que eu tive da Universidade do Porto e depois na Universidade do Minho é que eu deveria realizar os exames nacionais, se passar, ingressar na universidade e depois pedir equivalência das matérias que eu já cursei aqui no Brasil.
É pouco, mas espero que ajude.
através de Mudança de Par Instituição/Curso para poder continuar com
os seus estudos em Portugal através do Instituo Superior Técnico.
Para esta mudança de Par Instituição não necessita fazer qualquer
tipo de exames, basta submeter na sua candidatura os documentos
necessários para dar andamento ao processo.", e os documentos que solicitou foram :
"Para se candidatar através de Mudança de Par Instituição/Curso terá
de apresentar os seguintes documentos:
Foto atual;
Curriculum vitae;
Certificados de habilitações discriminado com média;
Certificado de inscrição, contendo menção a todas as unidades
curriculares em que houve inscrição válida;
Historial de candidatura de acesso ao ensino superior;
Declaração de não prescrição, para o ano letivo a que se candidata;
Documento de identificação;
Cartão de contribuinte;
Comprovativo de pagamento dos emolumentos de candidatura no valor de
140 euros"
Então pelo que parece é possível sim, tem que saber argumentar, informar os documentos que validam isso. A Universidade do Minho diz que não pode porque as provas do Brasil não fazem parte da tabela com as provas HOMOLOGAS às provas portuguesas, mas eles esquecem de ler o artigo 2 inciso 2 da Deliberação 1882/2016 diz SÃO AINDA ACEITES.. OS EXAMES TERMINAIS DE DISCIPLINAS HOMÔNIMAS. Algumas faculdades esquecem que homologas porque o idioma é diferente do português e precisam acertar qual a ligação entre eles, enquanto nos países de língua portuguesa as provas só precisam sem HOMÔNIMAS.
Espero ter ajudado
obrigada pela sua contribuição!
Também pesquisei um pouquinho a respeito.
E, pelo que algumas Universidades haviam me respondido, depende do curso em questão.
Ah, o secundário sim, é equivalente (tem algumas diferenças para quem fez curso técnico, por exemplo, mas só isso). Mas, digo para transferir um aluno cursando uma Universidade brasileira, para outra portuguesa.
Poderia me dizer se conhece alguém que conseguiu transferir a faculdade sem prestar os exames nacionais recentemente?
Pergunto porque minha filha está pesquisando junto às Universidades mas todas as respostas que recebeu é que tem que prestar os exames nacionais.
Obrigada.
Supondo que meus filhos façam os exames nacionais fazendo o segundo grau no Brasil, qual a concorrência nessas provas? É muito díficil conseguir uma vaga nas universidades públicas em Portugal sendo portugues e considerando que o número de jovens é pequeno?
muito obrigada por sua informação.
Vamos para Lisboa mês que vem e vamos visitar a Universidade de Lisboa, minha filha quer Medicina veterinária, não sei se tem diferença para o Direito, depois posto aqui a informações que conseguirmos lá. Caso tenha o contato deste rapaz e posso me passar via inbox, eu te agradeço.
@mauriciolopol, consultando as Universidades, recebemos alguns links legislação a respeito do ingresso e o princiapal, segue abaixo:
O site do DGES é o principal e da para pesquisar as notas de corte das provas de ingresso por curso.
http://www.dges.gov.pt/pt/pagina/contingente-especial-para-candidatos-emigrantes-portugueses-e-familiares-que-com-eles-residam
http://www.dges.gov.pt/pt/pagina/substituicao-de-provas-de-ingresso-por-exames-estrangeiros
https://dre.pt/application/file/105370056
Espero que te ajude.