um socorro pra transferência de faculdade

então gente, tenho dupla nacionalidade e não posso usar o ENEM como forma de ingresso pras faculdades portuguesas *it sucks*. Já mandei mil e um e-mails pras mil e umas faculdades de Portugal perguntando o que faço, como faço e onde faço pra conseguir me transferir (já curso Relações Internacionais no Brasil há 1 ano e meio) mas cada faculdade fala uma coisa diferente e, basicamente, ninguém responde minhas perguntas.
ENFIM, se alguém puder me ajudar, serei eternamente grata!!!
PS: pretendia entrar no ano letivo 2017-2018

Comentários

  • Eu pesquisei bastante sobre isso, pois pretendia transferir meu curso de Eng. Mecânica para Portugal.

    Como no meu caso envolvia mudança de curso, pois Mecânica é do tipo "Mestrado Integrado", eu não poderia simplesmente pedir trasnferência pois precisaria ter uma prova equivalente aos Exames Nacionais portugueses, mas nenhuma prova brasileira o é. E por ter cidadania, também não poderia utilizar o ENEM para o ingresso.

    Basicamente, a última informação que eu tive da Universidade do Porto e depois na Universidade do Minho é que eu deveria realizar os exames nacionais, se passar, ingressar na universidade e depois pedir equivalência das matérias que eu já cursei aqui no Brasil.

    É pouco, mas espero que ajude.
  • Carolina, estou na mesma situacao. Na verdade eu queria comecar a faculdade de Relacoes Internacionais la, aqui eu tranquei geologia. Voce ja conseguiu alguma informacao?
  • Pois é, gente. O caminho é mesmo prestar os exames nacionais pelo que li extensivamente nos sites de várias universidades portuguesas. Vai dar um trabalhinho pesquisar como são esses exames e estudar para eles. Ou vocês podem ir estudar em outro país europeu, já que têm cidadania europeia. Para quem fala inglês, acredito que não seja tão difícil. Há vários cursos em inglês nas universidades de país de língua não inglesa.
  • Bom dia, estou pesquisando sobre isso, e descobri que é possível pedir a transferência sendo português, sem prestar exames nacionais. Depois de muita busca, muitos emails, o Instituto Superior de Tecnologia de Lisboa enviou a informação e confirmou. Depois consegui a mesma informação com O Instituto Politécnico de Viseu, Universidade de Aveiro e no site da Universidade do Porto cita os mesmos diplomas. Tem um documento que regula isso. Trata-se do Decreto 296 A/98, no seu artigo 20º inciso 2 (".. estudantes titulares de determinados cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português possam apresentar EM LUGAR DAS PROVAS ESCOLHIDAS...os EXAMES FINAIS DE DETERMINADA DISCIPLINA), , depois também tem a Portaria 181-D/2015, artigo 9º que diz " o regime de mudança de par instituição/curso aplica-se IGUALMENTE aos estudantes que tenham estado matriculado e inscritos em INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ESTRANGEIRO em curso definido como superior pela legislação do pais", e ainda tem a Deliberação 1882/2016 artigo 2 inciso 2 que diz ..."SÃO AINDA ACEITES, para efeito de substituição das provas de ingresso... OS EXAMES TERMINAIS DE DISCIPLINAS HOMÔNIMAS, de cursos de ensino secundário equivalentes ao ensino secundário português". Em nenhum desses documentos menciona que o tal estudante não pode ser de nacionalidade portuguesa. Inclusive perguntei isso diretamente ao Instituto superior de Lisboa, e a Débora respondeu: "Uma vez que já está a fazer uma licenciatura, terá de se candidatar
    através de Mudança de Par Instituição/Curso para poder continuar com
    os seus estudos em Portugal através do Instituo Superior Técnico.
    Para esta mudança de Par Instituição não necessita fazer qualquer
    tipo de exames, basta submeter na sua candidatura os documentos
    necessários para dar andamento ao processo.", e os documentos que solicitou foram :
    "Para se candidatar através de Mudança de Par Instituição/Curso terá
    de apresentar os seguintes documentos:

    Foto atual;
    Curriculum vitae;
    Certificados de habilitações discriminado com média;
    Certificado de inscrição, contendo menção a todas as unidades
    curriculares em que houve inscrição válida;
    Historial de candidatura de acesso ao ensino superior;
    Declaração de não prescrição, para o ano letivo a que se candidata;
    Documento de identificação;
    Cartão de contribuinte;
    Comprovativo de pagamento dos emolumentos de candidatura no valor de
    140 euros"

    Então pelo que parece é possível sim, tem que saber argumentar, informar os documentos que validam isso. A Universidade do Minho diz que não pode porque as provas do Brasil não fazem parte da tabela com as provas HOMOLOGAS às provas portuguesas, mas eles esquecem de ler o artigo 2 inciso 2 da Deliberação 1882/2016 diz SÃO AINDA ACEITES.. OS EXAMES TERMINAIS DE DISCIPLINAS HOMÔNIMAS. Algumas faculdades esquecem que homologas porque o idioma é diferente do português e precisam acertar qual a ligação entre eles, enquanto nos países de língua portuguesa as provas só precisam sem HOMÔNIMAS.
    Espero ter ajudado
  • Maravilhosa contribuição! Obrigada Teresa!!!
  • @TeresaFarias17,
    obrigada pela sua contribuição!

    Também pesquisei um pouquinho a respeito.
    E, pelo que algumas Universidades haviam me respondido, depende do curso em questão.
  • Olá @Marcia se vc ler todos os conteúdos das leis q mencionem,em nenhuma faz QQ distinção de curso. Dizem q o ensino secundário tem q ser equivalente só isso. Tenta enviar e-mail para a universidade de Lisboa o curso de biologia. O IST que me respondeu faz parte da universidade de Lisboa. Vou mandar um email p o DGES para ter uma resposta oficial. Pia na internet essas leis e vê q não é só para uns cursos. Tem muita faculdade q não sabe direito. A Uminho diz q não pode. Não aceita assim.
  • @TeresaFarias17,
    Ah, o secundário sim, é equivalente (tem algumas diferenças para quem fez curso técnico, por exemplo, mas só isso). Mas, digo para transferir um aluno cursando uma Universidade brasileira, para outra portuguesa.
  • @Márcia, as leis acima dizem q quem possui curso secundário equivalente e esteja cursando nível superior, a faculdade Portuguesa pode aceitar as provas de acesso feitas no exterior p Transferência. Me confirmaram isso em Lisboa e Setúbal. Tem na página sobre mudança na universidade de Aveiro.
  • Obrigada!
  • Eles são informações desencontradas, a gente tem que insistir mencionar as leis, p ver se eles entendem . É uma luta. Mas ter q fazer as provas ninguém merece!
  • @TeresaFarias17, olá.

    Poderia me dizer se conhece alguém que conseguiu transferir a faculdade sem prestar os exames nacionais recentemente?
    Pergunto porque minha filha está pesquisando junto às Universidades mas todas as respostas que recebeu é que tem que prestar os exames nacionais.

    Obrigada.
  • @ Monica, sim, soube de um rapaz com nacionalidade portuguesa que conseguiu transferir a faculdade de Direito da UFF no Rio para Direito na Um de Lisboa. Começou em setembro. Das pesquisas que fiz as seguintes Universidades confirmaram que aceitam transferência sem prova nacional p Portugueses: Universidade de Lisboa e Universidade do Algarve, e b o Instituto Politécnico de Viseu.
  • Pessoal,
    Supondo que meus filhos façam os exames nacionais fazendo o segundo grau no Brasil, qual a concorrência nessas provas? É muito díficil conseguir uma vaga nas universidades públicas em Portugal sendo portugues e considerando que o número de jovens é pequeno?
  • @TeresaFarias17 olá!

    muito obrigada por sua informação.
    Vamos para Lisboa mês que vem e vamos visitar a Universidade de Lisboa, minha filha quer Medicina veterinária, não sei se tem diferença para o Direito, depois posto aqui a informações que conseguirmos lá. Caso tenha o contato deste rapaz e posso me passar via inbox, eu te agradeço.

    @mauriciolopol, consultando as Universidades, recebemos alguns links legislação a respeito do ingresso e o princiapal, segue abaixo:
    O site do DGES é o principal e da para pesquisar as notas de corte das provas de ingresso por curso.

    http://www.dges.gov.pt/pt/pagina/contingente-especial-para-candidatos-emigrantes-portugueses-e-familiares-que-com-eles-residam
    http://www.dges.gov.pt/pt/pagina/substituicao-de-provas-de-ingresso-por-exames-estrangeiros
    https://dre.pt/application/file/105370056

    Espero que te ajude.
  • @Monica Scaglione, infelizmente não tenho o link dele, a mãe dele que comentou no Facebook sobre isso, e eu perguntei como ele tinha conseguido. Boa sorte, Depois nos dê noticias!
  • Olá Teresa, sem problemas. Eu darei notícias quando voltar de lá.
  • Olá pessoal, estivemos em Portugal em Janeiro e em quase todas as Universidades que visitamos nos informaram que minha filha tem que fazer o exame nacional tanto para transferir como para iniciar uma nova faculdade, devido ao curso escolhido(medicina) e também por conta da cidadania. O ENEM é aceito somente para brasileiros. Na Universidade de Lisboa, nos informaram que ela poderia concorrer à transferência externa mas a concorrência para o curso dela é muito grande. De qualquer forma, para quem pretende estudar lá sugiro que verifique com cuidado todo o processo pelos editais de cada faculdade pois, eles são específicos e também tirem todas as dúvidas pessoalmente ou por telefone pois achamos os processos bem burocráticos e rígidos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.