Estudar (Moradia,Anuidade,Renda)
Matheus Hernesto
Member
Boa noite pessoal,
Bom não encontrei nenhum tópico com esse assunto,então resolvi abrir um..
Creio que muitos aqui tem interesse em estudar em Portugal,com a cidadania ou não,mesmo ela trazendo benefícios aos estudantes.Para a galera que já está estudando,gostaria que postassem aqui sobre como é o dia a dia,em relação a preços,moradia,anuidade,alimentação,e principalmente,minha maior dúvida é,antes de ingressarem na universidade e irem a Portugal,juntaram uma boa quantia em dinheiro? como fazem para poder se sustentar em todos os sentidos e ainda pagar as proprinas durante os 2,3,5 anos de curso?pois penso que o mais certo seria levar dinheiro para 1 ano e durante ir em busca de emprego?ou vão na sorte? realmente não sei como funciona,por falta de experiencia e ser jovem.
Bom seria isso,mais aceito qualquer tipo de resposta em relação a carreira estudantil em Portugal..
Bom não encontrei nenhum tópico com esse assunto,então resolvi abrir um..
Creio que muitos aqui tem interesse em estudar em Portugal,com a cidadania ou não,mesmo ela trazendo benefícios aos estudantes.Para a galera que já está estudando,gostaria que postassem aqui sobre como é o dia a dia,em relação a preços,moradia,anuidade,alimentação,e principalmente,minha maior dúvida é,antes de ingressarem na universidade e irem a Portugal,juntaram uma boa quantia em dinheiro? como fazem para poder se sustentar em todos os sentidos e ainda pagar as proprinas durante os 2,3,5 anos de curso?pois penso que o mais certo seria levar dinheiro para 1 ano e durante ir em busca de emprego?ou vão na sorte? realmente não sei como funciona,por falta de experiencia e ser jovem.
Bom seria isso,mais aceito qualquer tipo de resposta em relação a carreira estudantil em Portugal..
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
existem alguns relatos por aqui esta discussão aberta sobre esse respeito:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4706/morando-em-portugal
Há 5 anos eu fiz um intercâmbio na universidade de Lisboa por 6 meses e ainda não tinha a nacionalidade portuguesa. Acredito que os preços não tenham mudado muito, mas vou descrever os meus gastos principais:
1) como eu era aluno de intercâmbio, eu era isento de pagar a propina da faculdade, que gira em torno de 500€ por período letivo
2) eu tive a sorte de conseguir uma vaga na residência estudantil e pagava bem pouquinho: 125€ mensais. Os meus amigos pagavam entre 200 e 400€ por um quarto
3) eu juntei uns 2000€ pra levar e meu pai me mandava mais ou menos 400€ por mês. Sinceramente era bem mais do que o suficiente e eu aproveitei a grana pra viajar quando dava. Portugal é um país com custo de vida baixo e vc ainda pode economizar fazendo as refeições no refeitório universitário.
4) o cartão Lisboa Viva, passe de transporte para toda Lisboa, custava por volta de 30€ mensais, mas eu tinha desconto por ter menos de 23 anos. Acho que o preço cheio era o dobro disso
5) finalmente o visto de estudante custou cerca de 300€, não sei quanto está agora...
Pela minha experiência, com mais ou menos 600-700€ vc vive bem em Lisboa, outras cidades no interior têm o custo de vida ainda mais barato...
Grato @Guilherme Kalb por ter partilhado teu momento lá!
Pesquisei e vi que hoje para estudantes BRASILEIROS as proprinas são em média 3.000€ anuais.
Tipo voce falou que por 600/700 euros se vive bem na capital,uma conta rápida:
3000 / 12 = 250 mensais (Universidade)
200€ mensais (Alojamento/Residencia)
150€ mensais (Alimentação 1 Pessoas)
30€ mensais (Passe Transporte)
630€ Mensais
O básico,fora os materiais,e outros gastos..
Com a cotação do euro,hoje daria R$2.289 mensais.
Minha maior dúvida, e que mais me confunde é que,como as pessoas que vão para Portugal para estudar,fazem para se manter durante o tempo de estudo?pois,tem que ter renda,ou no Brasil(de alguma forma) ou trabalhando e estudando ou juntando o dinheiro antes e ir atrás dos estudos.
Pois dizem que o custo de vida é barato em Portugal,ou seja é sim,mas,para quem está na zona do EURO,para nós com o real,para conseguirmos juntar 3000 eur para pelo menos ter 1 ano garantido de proprinas é preciso juntar 10mil reais(oque é barato para uma faculdade comparando com as nossas) ,fora o dinheiro para se manter..pois vejo muitos brasileiros estudando e sem trabalho lá,como conseguem..para alguém 'pobre' ou sem renda no caso seria quase impossível?
E na troca do real por euro,se preciso juntar X em real,esse X ficaria menos em euro,certo?,desculpa minha ignorancia.
Como os estudantes fazem? tirem esse dúvida por favor..
Algumas instituições tanto daqui quanto europeias oferecem bolsas, que financiam pelo menos uma parte da despesa para estudantes, mas depende do tipo de curso. Um programa que me lembro é o Santander Universidades.
Não estou atualizado sobre isso, mas geralmente no site das universidades tem uma parte dedicada a alunos internacionais. Vale escrever pra pessoa responsável pedindo dicas de financiamento.
Quanto à troca, o valor que vc tem em real vai ser divido pelo preço do euro. Exemplo: vc tem R$100 e o euro do dia é R$3,60. Em euro, vc fica com +- 27,70€.
Sim realmente oferecem,eu dei uma lida nisso e nos próprios sites das universidades tem preços,dicas e tudo sobre..obrigado pela força,sobre o euro era oque eu pensava mesmo,então para juntar uns 3mil euros é preciso mais de o triplo em reais,complicado..grato mano.
https://t.co/Gz5985QIGE
meu filho está indo em Setembro pra ULisboa e vai pagar 7000 euros por ano, sendo que 30% tem que ser pago no ato da matricula, ou seja, 2100 euros. Como já foi pago 500 euros de caução agora na matrícula será pago 1600 euros e os 4900 euros restantes dividido em 10x. Então vale a pena ler direito como funciona cada Universidade. Sei que algumas dão desconto, outras cobram de brasileiro o mesmo que de um aluno português 1069 euros por ano. Tudo isso depende do curso e da cidade onde resolver estudar. Os gastos do meu filho vão ficar em torno de 1500 euros por mês. Fica a dica!