Estudar (Moradia,Anuidade,Renda)

Boa noite pessoal,

Bom não encontrei nenhum tópico com esse assunto,então resolvi abrir um..

Creio que muitos aqui tem interesse em estudar em Portugal,com a cidadania ou não,mesmo ela trazendo benefícios aos estudantes.Para a galera que já está estudando,gostaria que postassem aqui sobre como é o dia a dia,em relação a preços,moradia,anuidade,alimentação,e principalmente,minha maior dúvida é,antes de ingressarem na universidade e irem a Portugal,juntaram uma boa quantia em dinheiro? como fazem para poder se sustentar em todos os sentidos e ainda pagar as proprinas durante os 2,3,5 anos de curso?pois penso que o mais certo seria levar dinheiro para 1 ano e durante ir em busca de emprego?ou vão na sorte? realmente não sei como funciona,por falta de experiencia e ser jovem.

Bom seria isso,mais aceito qualquer tipo de resposta em relação a carreira estudantil em Portugal..

Comentários

• @Matheus Hernesto,

existem alguns relatos por aqui esta discussão aberta sobre esse respeito:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4706/morando-em-portugal
  • Matheus,

Há 5 anos eu fiz um intercâmbio na universidade de Lisboa por 6 meses e ainda não tinha a nacionalidade portuguesa. Acredito que os preços não tenham mudado muito, mas vou descrever os meus gastos principais:
    1) como eu era aluno de intercâmbio, eu era isento de pagar a propina da faculdade, que gira em torno de 500€ por período letivo
    2) eu tive a sorte de conseguir uma vaga na residência estudantil e pagava bem pouquinho: 125€ mensais. Os meus amigos pagavam entre 200 e 400€ por um quarto
    3) eu juntei uns 2000€ pra levar e meu pai me mandava mais ou menos 400€ por mês. Sinceramente era bem mais do que o suficiente e eu aproveitei a grana pra viajar quando dava. Portugal é um país com custo de vida baixo e vc ainda pode economizar fazendo as refeições no refeitório universitário.
    4) o cartão Lisboa Viva, passe de transporte para toda Lisboa, custava por volta de 30€ mensais, mas eu tinha desconto por ter menos de 23 anos. Acho que o preço cheio era o dobro disso
    5) finalmente o visto de estudante custou cerca de 300€, não sei quanto está agora...

Pela minha experiência, com mais ou menos 600-700€ vc vive bem em Lisboa, outras cidades no interior têm o custo de vida ainda mais barato...
  • Agradeço Marcia,eu já tinha lido este tópico,mas não tem muitos depoimentos..principalmente sobre estudantes.

Grato @Guilherme Kalb por ter partilhado teu momento lá!

Pesquisei e vi que hoje para estudantes BRASILEIROS as proprinas são em média 3.000€ anuais.

Tipo voce falou que por 600/700 euros se vive bem na capital,uma conta rápida:

3000 / 12 = 250 mensais (Universidade)
    200€ mensais (Alojamento/Residencia)
    150€ mensais (Alimentação 1 Pessoas)
    30€ mensais (Passe Transporte)

630€ Mensais
    O básico,fora os materiais,e outros gastos..
    Com a cotação do euro,hoje daria R$2.289 mensais.

Minha maior dúvida, e que mais me confunde é que,como as pessoas que vão para Portugal para estudar,fazem para se manter durante o tempo de estudo?pois,tem que ter renda,ou no Brasil(de alguma forma) ou trabalhando e estudando ou juntando o dinheiro antes e ir atrás dos estudos.

Pois dizem que o custo de vida é barato em Portugal,ou seja é sim,mas,para quem está na zona do EURO,para nós com o real,para conseguirmos juntar 3000 eur para pelo menos ter 1 ano garantido de proprinas é preciso juntar 10mil reais(oque é barato para uma faculdade comparando com as nossas) ,fora o dinheiro para se manter..pois vejo muitos brasileiros estudando e sem trabalho lá,como conseguem..para alguém 'pobre' ou sem renda no caso seria quase impossível?

E na troca do real por euro,se preciso juntar X em real,esse X ficaria menos em euro,certo?,desculpa minha ignorancia.

Como os estudantes fazem? tirem esse dúvida por favor..
  • Matheus,

Algumas instituições tanto daqui quanto europeias oferecem bolsas, que financiam pelo menos uma parte da despesa para estudantes, mas depende do tipo de curso. Um programa que me lembro é o Santander Universidades.
    Não estou atualizado sobre isso, mas geralmente no site das universidades tem uma parte dedicada a alunos internacionais. Vale escrever pra pessoa responsável pedindo dicas de financiamento.
    Quanto à troca, o valor que vc tem em real vai ser divido pelo preço do euro. Exemplo: vc tem R$100 e o euro do dia é R$3,60. Em euro, vc fica com +- 27,70€.
  • Olá Guilherme,

Sim realmente oferecem,eu dei uma lida nisso e nos próprios sites das universidades tem preços,dicas e tudo sobre..obrigado pela força,sobre o euro era oque eu pensava mesmo,então para juntar uns 3mil euros é preciso mais de o triplo em reais,complicado..grato mano.
  • Boa sorte, Matheus! Tomara que vc consiga algo pra vc!
  • Olá Matheus, venho gravando alguns vídeos sobre algumas de suas perguntas...dê uma olhada...Abrçs
    https://t.co/Gz5985QIGE
  • @matheushernesto

meu filho está indo em Setembro pra ULisboa e vai pagar 7000 euros por ano, sendo que 30% tem que ser pago no ato da matricula, ou seja, 2100 euros. Como já foi pago 500 euros de caução agora na matrícula será pago 1600 euros e os 4900 euros restantes dividido em 10x. Então vale a pena ler direito como funciona cada Universidade. Sei que algumas dão desconto, outras cobram de brasileiro o mesmo que de um aluno português 1069 euros por ano. Tudo isso depende do curso e da cidade onde resolver estudar. Os gastos do meu filho vão ficar em torno de 1500 euros por mês. Fica a dica!
  • @LIPHE LIMAK, sugiro ver nos Estatutos da Universidade se existe equivalência entre nacionalidades dos países que compõem a CPLP, ou possibilidade de solicitar redução das propinas (sujeito a avaliação e decisão por parte da Universidade), o que lhe pode gerar bastante economia.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.