Comecando do zero.

Os pais de meu marido se casaram no Brasil, sendo que o pai eh portugues. Queremos iniciar o processo para cidadania de meu esposo e consequentemente a minha. Somos brasileiros morando nos USA e com cidadania americana. Temos muitos documentos originais do pai de meu esposo ... Isencao do Servico militar portugues ... Carteira de sindicato trabalhista portugues ... Carteira do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro - Inscricao ... Passaporte de Emigrante - Portugues ... Certidao de casamento e Certidao de obito. Gostaria de saber como iniciar o processo. Acredito que com a ajuda de voces, que estao passando e que ja passaram pelo processo, posso dar providencias com mais facilidade. Desde ja agradeco a todos inclusive as pessoas que me indicaram o site. Abracos ... Teresa Cristina.

Comentários

• Teresa,
    Seu marido pode pedir a cidadania através do consulado ou mandando diretamente os documentos a Portugal.
    Consultem o consulado de Portugal mais proximo da sua residencia.
    Se decidem enviar os documentos via correio a Portugal no guia de ajuda da comunidade estao todas as dicas e documentos necessarios. Veja o post relacionado com atribuicao de nacionalidade.
    Qualquer duvida volte aqui.
  • Muito agradecida Denise!
  • Teresa,
    Esqueci algo.
    Se na certidao de nascimento do seu marido aparece o pai como declarante e que era casado com a sua sogra, voces devem em primeiro lugar fazer a transcricao de casamento e óbito dele.
    Isso pode ser feito no consulado no Rio de Janeiro. Se sua sogra é viva ela deve pedir. Em caso contrario pode ser um dos filhos do casal.
    Depois de feita a transcricao vao necessitar de uma certidao de nascimento do seu sogro onde aparecam o casasamento e óbito averbados.

Se nao aparece que os pais eram casados é possível que nao seja necessaria a transcricao.
  • Denise,
    Estarei no Rio de Janeiro em breve e vou providenciar as trancricoes do casamento e do obito. Entrei em contato com o Consulado no Rio e me deram todas as informacoes como proceder. Estou em duvida com a certidao de nascimento de meu sogro, pois me deram o site portaldocidadao.pt , mas nao estou sabendo como adquirir a certidao, pois so a fornecem via on line. Poderia me orientar com conseguir essa certidao de nascimento? Desde ja muito agradecida pela sua atencao.
  • Teresa,
    Uma dica: pergunte no Consulado no Rio se eles precisam da certidao de nascimento do sogro para fazer as transcricoes. Se nao precisarem, peca a certidao dele somente quando o casamento e o obito ja estejam averbados.
    O portal do cidadao é um meio excelente para conseguir a certidao.
    Voce tem que se registrar no portal para poder solicitar a certidao.
    Uma vez registrada entre em certidoes on line, registo civil e siga as indicacoes. Peca uma certidao de copia integral para fins diversos.
    Voce tem que ter todos os dados do sogro: nome completo, nomes dos pais, data de nascimento, local exato.
    Pague com cartao de credito e a certidao chegara no endereco que voce indicar.
    É um servico super confiavel. Nao tema.
  • Denise,
    Mais uma vez muito agradecida. Com sua ajuda, nesses ultimos dias, ja consegui adiantar muitas coisas e com certeza a viagem ao Brasil sera muito mais produtiva.
    Thanks ... Teresa.
  • Teresa,
    As certidoes em inteiro teor demoram. Se voce tiver alguem que a auxilie no Rio peca para irem providenciando. Quando chegar so tera que fazer as legalizacoes.
    Voce só terá direito a pedir a cidadania por ser esposa se o casamento foi antes de outubro de 1981 ou se morar legalmente em PT durante uns 3 anos demonstrando vinculos efetivos.
    Como esposa de cidadao da UE podera circular e morar com o seu marido nos varios paises ainda se nao tem a cidadania.
  • Denise,
    As transcricoes so podem ser feitas no Consulado de Portugal ou posso levar todos os documentos transcritos e so fazer as legalizacoes necessarias?
    As certidoes a serem enviadas serao as originais legalizadas ou fotocopia legalizada?
    Desculpe as perguntas. As vezes sao obvias demais, (tenho lido as ajudas), mas assim vou ganhando tempo, pois pedi a minha cunhada para providenciar as certidoes com data antecedente a seis meses e para ir fazendo as legalizacoes no Itamaraty no Rio para antecipar documentos.
    Atenciosamente,
    Teresa Cristina.
  • As transcricoes so podem ser feitas no Consulado de Portugal ou posso levar todos os documentos transcritos e so fazer as legalizacoes necessarias?
    As certidoes a serem enviadas serao as originais legalizadas ou fotocopia legalizada?
    Desculpe as perguntas. As vezes sao obvias demais, (tenho lido as ajudas), mas assim vou ganhando tempo, pois pedi a minha cunhada para providenciar as certidoes com data antecedente a seis meses e para ir fazendo as legalizacoes no Itamaraty no Rio para antecipar documentos.
    Atenciosamente,
    Teresa Cristina.
    Teresa,
    Vamos por partes:
    1- antes do seu marido pedir a cidadania deve-se transcrever o casamento e o óbito do seu sogro em Portugal. Isso pode ser feito no Consulado da regiao de residencia do solicitante ou diretamente em Portugal. Transcrever significa que tanto o casamento como o óbito dele serao averbados na certidao dele la em Portugal. Veja no site do consulado que documentos necessita para fazer as transcricoes (certidao de casamento, certidao de nascimento do conjuge brasileiro, etc)
    As certidoes retiradas no cartorio devem ser autenticadas no Itamaraty (ERERJ)e depois levadas ao consulado.
  • Denise,
    Mais uma vez muito agradecida. Desculpe-me, mas estou passando do desconhecimento total do assunto a execucao das acoes ... rs. Aprecio muito sua dedicacao em ajudar, com paciencia, a mim e tantas outras pessoas que estao na comunidade. Um grande abraco. Teresa Cristina.
  • Transcricao de obito e casamento podem ser enviadas juntas?
  • Sim.
    Siga as instrucoes do site do consulado no Rio ou peca que alguem se informe la.
    Se pretende mandar por correio veja no guia de ajuda como fazer.
  • Na CRC nao precisa de transcricao se o pai e' o declarante, mas no Consulado do Rio eles dizem que mesmo assim e' necessario fazer a transcricao. De qualquer forma, mesmo que nao precise fazer a Transcricao do Casamento, a Transcriao de obito sera imprescindivel, nao e'?

Onde e' melhor entregar o processo de Transcricao .... Portugal ou Consulado no Rio de Janeiro?
  • Teresa,
    Ontem postei o que segue, pois ha uma discussao sobre fazer ou nao transcricoes.
    Nao opino sobre o consulado do Rio, pois minha experiencia é com SP.
    Envio a discussao de ontem e voces decidem se fazer ou nao as transcricoes.
    Boa Sorte!

Pessoal para tudo, por favor!!!

NAO SEMPRE a CRC aceita dar seguimento ao processo se o casamento nao esta transcrito. Quando o declarante é o portugues homem ou mulher e nao aparece que era casado podem nao pedir nada.
    Se aparece que é o homem e casado geralmente pedem a transcricao.
    Se é mulher casada e mudou de nome SEMPRE pedem a transcricao.
    Comento com conhecimento de causa pois tive que fazer transcricoes (sendo uma delas bem dificil) porque a declarante do meu nascimento nao era a minha mae e dos meus filhos era eu, mas eu tinha mudado de nome.
    Assim que saibam todos que enviar sem a transcricao é um risco que se corre e que pode ou nao dar certo. A lei portuguesa exige que esses eventos (casamento, obito) sejam declarados.

OS CONSULADOS SEMPRE vao pedir as transcricoes, porque seguem estritamente as leis. No Consulado de SP vale a pena seguir os procedimentos, pois tudo depois se facilita. Os que tenham os documentos completos e vivem em SP ou MS facam tudo por ai.

Os que nao tenham, por algum motivo, os documentos completos enviem os pedidos de cidadania direto a Portugal, mas sabendo que dependendo do conservador que analise o processo podem pedir as transcricoes o que faria a pessoa perder tempo e ter que correr atras dos documentos de todas formas.
  • Denise,
    Como sempre, Muito Agradecida pelas informacoes.
    Ja estou com a documentacao completa e em breve darei entrada no Consulado do Rio.
    Alias, eles me informaram que nao e' preciso a certidao do Portugues para dar entrada nos processos de Transcricao de Casamento e Obito. Posso agurdar e pedir a certidao a CRC quando o processo de Transcricoes estiver completo.
  • Teresa,
    Justamente, pois assim voce tera uma certidao com os dados completos e averbacoes feitas.
  • Oi, Pessoal! Eu sou novo nessa comunidade e li um comentário falando sobre pedir certidões pelo site portal do cidadão. Em março quando dei entrada no processo da minha mãe o consulado me informou que Portugal não envia mais documentos para outros países nem através do site portal do cidadão e confirmei essa informação ligando para o telefone fornecido no site. Para quem quer certidões vale a pena ligar para os consulados responsáveis por suas regiões e verificarem como proceder.
  • Oi Vinicius,acho que ha alguma informacao errada,porque hoje acabei de receber a certidao do meu pai,que pedi ha cinco dias atras pelo site portal do cidadao,paguei com cartao de credito o valor de 20 euros,foi super facil!
  • Denise,
    Vi um comentario seu para a Elizabeth dizendo que se nao aparece o obito do portugues em nenhum documento, nao precisa fazer a Transcricao de Obito. Assim evitaria um pouco mais de burocracia. Isso so no caso dela especifico ou em qualquer caso?
  • Teresa,
    O problema da Elizabeth é que o portugues se naturalizou e na certidao de obito aparece a naturalizacao. Entao nao lhe convem enviar o óbito, entende?

No seu caso voce pode ou nao transcrever o óbito, apesar que a lei portuguesa exige que isso seja feito.
    Como o óbito nao é cobrado, nos casos onde nao ha nenhum impedimento, acho que deve-se aproveitar e transcrever tudo de uma vez e ter os documentos em ordem.
    Entendeu?
  • Quando for dar entrada no processo de meu marido, devo colocar a certidao do nosso casamento junto ou devo esperar o processo dele se completar para depois fazer a transcricao do casamento e consequentemente dar entrada no meu processo?
  • Teresa,
    Depois de concluido o processo dele voce devera transcrever o casamento de voces.
    Lembre que em um post anterior lhe disse que voce so tera direito por casamento se se casaram antes de outubro de 1981 OU se estiver casada ha mais de tres anos E comprovar lacos efetivos com a comunidade portuguesa. Esses lacos sao geralmente morar em Portugal, pagar impostos, ter propriedades la, etc.
    Leia um pouco mais sobre isso para nao se decepcionar depois caso nao cumpra os requisitos.
  • Muito agradecida Denise. Lembro dos seus dizeres sobre isso. Abracos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.