Como pessoa saber se alguém já tem cidadania?

Boa noite,
meu avô (vivo), filho de portugueses, nasceu no Brasil, mas foi morar em Portugal aos 6 anos e voltou ao Brasil aos 12 anos, onde vive até hoje.
Em Portugal ele inclusive cursou escola ( não sabe o nome, mas diz que era na região de Trancoso). Agora, há a dúvida se ele já é um cidadão português ou não.

Como verificar isso? Agradeço a quem puder ajudar!

Comentários

• Caro eduardo, tente descobrir qual local ele vivia e peça uma certidão de nascimento para menor no site Portal do Cidadão PT, para a conservatória da cidade dele.

Com o nome dos pais, local de registro... eles conseguem te enviar via correio a certidão.

Caso não haja, ainda está em tempo de enviar os documento de atribuição...

nem precisa levar ele no Consulado... apenas autenticar a assinatura dele no cartório de sua cidade.
  • Tentem encontrar o registro do seu avô seguindo as dicas anteriores.
    Se nao encontram, procurem o do pai dele, ou seja, do seu bisavo para que possam pedir a cidadania do seu avo e assim garantir que voces possam obter a de voces.
  • Além das dicas dadas acima, seria interessante contactar o Consulado de Portugal no Brasil, no local onde ele mora e onde moraram os pais, para tentar localizar a inscrição consular dos pais dele, assim poderá encontrar a dele se existir.

Outra dica , mais complicada, pois é preciso pesquisar na leis portuguesas e cai em probabilidades de ter requerido a nacionalidade ou não, é pesquisar nas Leis de Portugal sobre a atribuição de nacionalidade (jus sanguinis: Direito de sangue), se na época de seu nascimento e,também, residência em Portugal era possível aos filhos de Português nascido no estrangeiro adquirir a nacionalidade Portuguesa.

Abraços!
  • Antonio,
    A dica do consulado é fundamental!
    Como o senhor estudou em PT seria bom puxar um pouco pela memoria para lembrar em que escola e onde viveram. Ele ja era grandinho quando sairam de la.
    Documentos dos bisavos, como passaporte, por exemplo, podem servir para obter dados.
    Outros familiares tanto em PT como no BR podem ajudar tambem. O negócio é "torturá-los"!!! kkkkkkkkkk
    Eu mesma "torturei" muita gente para poder encontrar documentos.
  • Denise

Eu também "torturei" muitos parentes, kkkkk.
    Abraços!
  • Obrigado pelas respostas de todos!

Eu entrei em contato com a conservatória de Trancoso e estou esperando resposta. Vou aproveitar a dica do consulado também. Quanto a "torturar" familiares por informações é meio difícil nesse caso pq a única pessoa viva que pode ajudar é exatamente o meu avô e já foi um sacrifício fazê-lo lembrar do nome da freguesia em que ele viveu!

Mas no caso dele não ser português, quais documentos são necessários pra eu entrar com o pedido de cidadania do meu avô?

Obrigado novamente a todos!
  • Eduardo,
    Caso ele nao seja portugues, voce vai precisar da certidao de nascimento do bisavo e outros documentos que aparecem no guia de ajuda desta comunidade no post sobre atribuicao.
    Voce tera que verificar se os nomes e datas dos documentos estao corretos antes de comecar o processo.
  • Eduardo,
    Veja o dia 13-07-11, porém recomendo que leia outros posts deste guía, pois há informacao interessante.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.