Atribuição sem transcrição de casamento.

Boa tarde!
Sou neta de portugues (falecido) e vou à Portugal em novembro. Gostaria de começar o processo de cidadania por atribuição da minha mãe (viva brasileira).
Então,
1) Já sei que o pai (meu avô portugues falecido) de minha mãe (viva brasileira) sendo o declarante na certidão de nascimento da minha mãe (viva brasileira), eu não preciso transcrever o casamento do meu avô portugues (falecido) + avó brasileira (falecida), correto?

2) Quais são os documentos que levo à Portugal para iniciar o processo de atribuição de minha mãe (viva brasileira)?
obs.: Minha mãe (viva brasileira) é viúva. Minha mãe mantem o nome de casada.

3) Já levo a certidão de casamento dos meus pais e o obito do meu pai (falecido brasileiro), para fazer essas atualizações? No caso tenho que transcrever o casamento da minha mãe (viva brasileira), correto? É feito no mesmo momento do pedido de atribuição da minha mãe? E a transcrição de obito do meu pai (falecido brasileiro), é necessário?

4) Pretendo começar a tirar as certidoes de inteiro teor após 14/08 para não ter que legalizar no consulado, correto?
5) Qual o melhor local para dar entrada em Portugal? Mais rápido e mais flexivel quanto as exigencias.

6) Será que devo ou posso levar meus documentos tambem, para entrar com o meu pedido de atribuição, concomitantemente ao da minha mãe, ou tenho que aguardar o da minha mãe ficar pronto? No caso de poder entar com meu pedido tambem, quais os documentos?
obs.: Sou divorciada e pretendo passar a atribuição para filha e neta.

7) Todas as certidões brasileiras deverão ser de inteiro teor e com firma reconhecida do notorio que assina, correto?

Muito obrigada,

Comentários

  • @Cris Peixoto,

    1. correto

    2. veja o quadro azul aqui embaixo, clique em Orientações para iniciantes, e depois em Guia para Filhos.

    3. não é necessário transcrever o óbito do seu pai.
    Sim, leve todas as certidões para os dois processos (atribuição + transcrição casamento de seus pais).
    Os processos são feitos um depois o outro.

    4. correto

    5. porque quer flexibilidade? Só não pode ser Ovar, porque eles exigem todos as transcrições de casamento e vc não fará a transcrição de casamento de seus avós. E nem Ponta Delgada, que encerrará seu balcão de nacionalidade em 31/08.

    6. sim, pode e deve. Pode entregar tudo junto, na maioria das conservatórias.
    Para saber dos documentos (vide o que escrevi em 2 acima).
    Terá que fazer sua atribuição e sua transcrição de casamento, para poder passar a cidadania para as gerações descendentes.

    7. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-e-ovar
  • Marcia, Bom dia! Obrigada.

    8) Na guia para filhos, diz:
    •Certidão de nascimento do português
    ◦Com estado civil atualizado.
    No caso meu avô portugues falecido não estará com o estado civil atualizado, pois não vou transcrever o casamento, certo? Como eu provo que ele foi casado e é pai de minha mãe? Somente apresentando a certidão de nascimento de minha mae onde o declarante é o pai (avô portugues falecido)?

    9)A flexibilidade seria por conta de uma certidão de minha avó brasileira que entre um sobrenome e outro "apareceu" um "de" que não existe, mas como eu não usarei as certidoes dela em tempo algum, não tem problema. O local mais rapido ou agiu qual seria então? Lisboa está demorando quanto tempo?

    10) Quando eu chegar na atribuição da minha neta, como se faz porque minha filha não é casada, nem no civil nem no religioso?



  • @Cris Peixoto,

    8. certo. Se sua mãe foi registrada pelo pai português, e se a mãe dela não era portuguesa, não há necessidade de transcrever casamento. A paternidade é estabelecida pela certidão de nascimento da requerente.
    Somente seu avô nasceu antes de 1911, deve juntar também a certidão de casamento dele.
    O texto "estado civil atualizado" é padrão.

    9. se não vai transcrever o casamento do seu avô, não precisará da certidão de sua avó.
    Lisboa é o pior cenário. Não envie para lá de jeito nenhum.
    Pode enviar para Tondela, que aceitará 2 processos em cada remessa (atribuição de sua mãe, e transcrição de casamento dela). Aguarde ficar pronto, e envie outra remessa com sua atribuição e seu casamento. E assim, sucessivamente.

    10. se sua neta foi registrada com menos de 1 ano de idade, não há problema algum.

    Para detalhes, depois de cada processo, pode me enviar inbox.
  • Boa noite, meu avô português nasceu em 1909, sei que não precisa de transcrever a certidão de casamentos de meus avós, já que meu avô que registrou meu pai, não enviarei para Ovar, e é meu pai que vai pedir a cidadania potuguesa. Li que deverá junto com outros documentos a certidão de casamento dos meus avós, achei até as certidões de óbitos dos dois, carteira de trabslho e a carteira de identidade de estrangeiro de meu avô. Para enviar junto com outros documentos ou só a certidão de casamento? É para comprovar a paternidade, pois quando meu avô nasceu o registro de batismo não vem com sobrenome. Mas na certidão de nascimento do meu pai, não tem os nomes dos avós?
  • Completando: precisa mesmo juntar a certidão de casamento de meus avós? Poderia ser outro documento que consta o nome, sobrenome e o estado civil?
    Obrigada desde já.

  • Marcia, bom dia!
    Meu avô portugues nasceu em 1907. Devo então apresentar a certidão de casamento deles? Somente a certidão de casamento, sem a certidão de nascimento de minha avó brasileira? É isso? Essa certidão de casamento dos avós é de inteiro teor?

    Sim, minha neta foi registrada ao nascer. Então só vou precisar das certidão de nascimento delas (mae e filha). No caso minha e filha e neta.
  • @Marcia boa tarde,

    Andei lendo mais sobre atribuição e documentos a serem enviados para Tondela e vi que a certidão de nascimento da minha mãe (brasileira viva, filha de avô portugues) terá que ser de inteiro teor por CÓPIA RETROGRÁFICA DO LIVRO (fotocopia).
    Pergunto: é somente a certidão de nascimento da minha mãe (no caso para inicar o processo de atribuição dela)que precisa ser de inteiro teor por CÓPIA RETROGRÁFICA?
    Solicitei hoje todas as documentações brasileiras de inteiro teor, mas NENHUMA por cópia retrografica.

    Aguardo,
    Obrigada
  • @Cris Peixoto,

    respondi à msg que vc me enviou inbox.
  • Olá, boa tarde. Pode me dar uma ajudinha? rs
    A minha sogra vai tirar por atribuição, já consegui a certidão de inteiro teor, e na mesma, consta que o pai dela o português nato que registrou e assinou. Preciso transcrever o casamento dos pais dela? Tenho a certidão original do pai português entre outros documentos. Você acha que ela conseguirá sem transcrever? Estou com medo de agendar e pagar o boleto e dar negado e perder o valor. Muito obrigada.
  • @Carolina Castilhos,

    se a mãe dela não era portuguesa, não precisa transcrever.
    Mas, "pagar o boleto"?
    Não faça pelo consulado, eles enviam o processo para Lisboa e demora demais.
    Faça diretamente com as conservatórias em Portugal.

    Se for pelo consulado, será obrigada a transcrever o casamento.
    Outra coisa, para atribuição, a certidão não basta ser de inteiro teor, tem que ser do tipo cópia reprográfica.
  • @Márcia, vou dar inicio ao processo de atribuição da minha avó, para depois fazer a da minha mãe e depois a minha. Para iniciar o processo eu preciso fazer a transcrição de casamento da minha avó para dar entrada no processo de atribuição da minha mãe? ou não tem necessidade?
  • @Andressa Alcantara Lavrador,

    sim, obrigatoriamente, terá que fazer a transcrição do casamento de sua avó e de mãe, posteriormente.
  • Bom dia ! Por favor gostaria de tirar uma dúvida sobre transcrição de casamento. Estou começando a juntar a documentação para a Cidadania Portuguesa de Minha avó (Filha de Portugueses). Os pais dela ( meus Bisavôs) nasceram em Portugal e se conheceram e casaram aqui no Brasil. Tenho toda a documentação da minha Bisavó, porém estou com muita dificuldade de localizar o batismo do meu Bisavô. Só posso dá entrada na cidadania da minha avó após a transcrição do casamento deles? Ele registrou minha avó. Tenho a certidão de casamento deles, porém só o registro de batismo dela. Agradeço desde já!
  • @Taciana vc pode tentar pelas conservatórias ACP ou Vila Nova de Gaia q não exigem a transcrição de casamento nesse caso específico. (pai reconheceu a paternidade do filho).Quando sua avó for atribuída portuguesa aí sim terá q fazer a transcrição de casamento dela.
  • editado September 2017
    @Taciana... verificando de novo o q que vc postou, vc terá sim que transcrever o casamento dos bisavós..pq os dois são portugueses.Terá que localizar o assento de nascimento do seu bisavô tb.
  • Obrigada Vlad Pen... Já foi tão difícil conseguir o assento da minha bisavó ... E tá mais difícil ainda conseguir o do meu bisavô ... Mas não vou desistir!! Mas, muito obrigada mesmo pela orientação !!
  • @tacianana..vc consegue..tenho certeza..
  • dayanapsdayanaps Member
    editado October 2017
    @vlad @marcia
    Eu vi duas respostas nesse fórum. Uma falando que precisa transcrever o casamento dos avós, para quem é neto de português para conseguir a cidadania por atribuição.
    E outra resposta falando que se o português é declarante do nascimento do filho não precisa.

    Fiquei em dúvida!
    Então, estou tentando buscar a cidadania para meu pai que é neto.
    Seu pai e avô já faleceu.
    Tenho o nascimento do português que é o avô, tenho a certidão de nascimento do pai de meu pai e de meu pai.

    Preciso transcrever o casamento do Português nesse caso ?

    Tenho a certidão de óbito do português e de seu filho também. Apenas meu pai está vivo na linhagem.

    O português se casou com uma brasileira. Tenho a certidão de casamento deles. Porém não tenho a certidão de nascimento dela pois ela não foi registrada segundo declaração de seu pai no casamento.
  • @dayanaps ja respondi no outro topico q vc postou.
  • Boa tarde,
    meu pai se tornou cidadão portugues por atribuição em 2007. Só descobrimos isso ontem! Quero dar entrada na minha atribuição, mas sou casada. Peço a certidão de inteiro teor de nascimento ou a de casamento? Não sei como proceder!
  • o pai do meu avô era portugues e ja tem tudo feito, porem estou tirando a cidadania do meu avô, preciso transcrever o casamento dele com minha avó? Minha Mãe e falecida, como eu daria entrada no meu? é necessario fazer isso?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.