Atribuição sem transcrição de casamento.
Cris Peixoto
Member
Boa tarde!
Sou neta de portugues (falecido) e vou à Portugal em novembro. Gostaria de começar o processo de cidadania por atribuição da minha mãe (viva brasileira).
Então,
1) Já sei que o pai (meu avô portugues falecido) de minha mãe (viva brasileira) sendo o declarante na certidão de nascimento da minha mãe (viva brasileira), eu não preciso transcrever o casamento do meu avô portugues (falecido) + avó brasileira (falecida), correto?
2) Quais são os documentos que levo à Portugal para iniciar o processo de atribuição de minha mãe (viva brasileira)?
obs.: Minha mãe (viva brasileira) é viúva. Minha mãe mantem o nome de casada.
3) Já levo a certidão de casamento dos meus pais e o obito do meu pai (falecido brasileiro), para fazer essas atualizações? No caso tenho que transcrever o casamento da minha mãe (viva brasileira), correto? É feito no mesmo momento do pedido de atribuição da minha mãe? E a transcrição de obito do meu pai (falecido brasileiro), é necessário?
4) Pretendo começar a tirar as certidoes de inteiro teor após 14/08 para não ter que legalizar no consulado, correto?
5) Qual o melhor local para dar entrada em Portugal? Mais rápido e mais flexivel quanto as exigencias.
6) Será que devo ou posso levar meus documentos tambem, para entrar com o meu pedido de atribuição, concomitantemente ao da minha mãe, ou tenho que aguardar o da minha mãe ficar pronto? No caso de poder entar com meu pedido tambem, quais os documentos?
obs.: Sou divorciada e pretendo passar a atribuição para filha e neta.
7) Todas as certidões brasileiras deverão ser de inteiro teor e com firma reconhecida do notorio que assina, correto?
Muito obrigada,
Sou neta de portugues (falecido) e vou à Portugal em novembro. Gostaria de começar o processo de cidadania por atribuição da minha mãe (viva brasileira).
Então,
1) Já sei que o pai (meu avô portugues falecido) de minha mãe (viva brasileira) sendo o declarante na certidão de nascimento da minha mãe (viva brasileira), eu não preciso transcrever o casamento do meu avô portugues (falecido) + avó brasileira (falecida), correto?
2) Quais são os documentos que levo à Portugal para iniciar o processo de atribuição de minha mãe (viva brasileira)?
obs.: Minha mãe (viva brasileira) é viúva. Minha mãe mantem o nome de casada.
3) Já levo a certidão de casamento dos meus pais e o obito do meu pai (falecido brasileiro), para fazer essas atualizações? No caso tenho que transcrever o casamento da minha mãe (viva brasileira), correto? É feito no mesmo momento do pedido de atribuição da minha mãe? E a transcrição de obito do meu pai (falecido brasileiro), é necessário?
4) Pretendo começar a tirar as certidoes de inteiro teor após 14/08 para não ter que legalizar no consulado, correto?
5) Qual o melhor local para dar entrada em Portugal? Mais rápido e mais flexivel quanto as exigencias.
6) Será que devo ou posso levar meus documentos tambem, para entrar com o meu pedido de atribuição, concomitantemente ao da minha mãe, ou tenho que aguardar o da minha mãe ficar pronto? No caso de poder entar com meu pedido tambem, quais os documentos?
obs.: Sou divorciada e pretendo passar a atribuição para filha e neta.
7) Todas as certidões brasileiras deverão ser de inteiro teor e com firma reconhecida do notorio que assina, correto?
Muito obrigada,
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
1. correto
2. veja o quadro azul aqui embaixo, clique em Orientações para iniciantes, e depois em Guia para Filhos.
3. não é necessário transcrever o óbito do seu pai.
Sim, leve todas as certidões para os dois processos (atribuição + transcrição casamento de seus pais).
Os processos são feitos um depois o outro.
4. correto
5. porque quer flexibilidade? Só não pode ser Ovar, porque eles exigem todos as transcrições de casamento e vc não fará a transcrição de casamento de seus avós. E nem Ponta Delgada, que encerrará seu balcão de nacionalidade em 31/08.
6. sim, pode e deve. Pode entregar tudo junto, na maioria das conservatórias.
Para saber dos documentos (vide o que escrevi em 2 acima).
Terá que fazer sua atribuição e sua transcrição de casamento, para poder passar a cidadania para as gerações descendentes.
7. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-e-ovar
8) Na guia para filhos, diz:
•Certidão de nascimento do português
◦Com estado civil atualizado.
No caso meu avô portugues falecido não estará com o estado civil atualizado, pois não vou transcrever o casamento, certo? Como eu provo que ele foi casado e é pai de minha mãe? Somente apresentando a certidão de nascimento de minha mae onde o declarante é o pai (avô portugues falecido)?
9)A flexibilidade seria por conta de uma certidão de minha avó brasileira que entre um sobrenome e outro "apareceu" um "de" que não existe, mas como eu não usarei as certidoes dela em tempo algum, não tem problema. O local mais rapido ou agiu qual seria então? Lisboa está demorando quanto tempo?
10) Quando eu chegar na atribuição da minha neta, como se faz porque minha filha não é casada, nem no civil nem no religioso?
8. certo. Se sua mãe foi registrada pelo pai português, e se a mãe dela não era portuguesa, não há necessidade de transcrever casamento. A paternidade é estabelecida pela certidão de nascimento da requerente.
Somente seu avô nasceu antes de 1911, deve juntar também a certidão de casamento dele.
O texto "estado civil atualizado" é padrão.
9. se não vai transcrever o casamento do seu avô, não precisará da certidão de sua avó.
Lisboa é o pior cenário. Não envie para lá de jeito nenhum.
Pode enviar para Tondela, que aceitará 2 processos em cada remessa (atribuição de sua mãe, e transcrição de casamento dela). Aguarde ficar pronto, e envie outra remessa com sua atribuição e seu casamento. E assim, sucessivamente.
10. se sua neta foi registrada com menos de 1 ano de idade, não há problema algum.
Para detalhes, depois de cada processo, pode me enviar inbox.
Obrigada desde já.
Meu avô portugues nasceu em 1907. Devo então apresentar a certidão de casamento deles? Somente a certidão de casamento, sem a certidão de nascimento de minha avó brasileira? É isso? Essa certidão de casamento dos avós é de inteiro teor?
Sim, minha neta foi registrada ao nascer. Então só vou precisar das certidão de nascimento delas (mae e filha). No caso minha e filha e neta.
Andei lendo mais sobre atribuição e documentos a serem enviados para Tondela e vi que a certidão de nascimento da minha mãe (brasileira viva, filha de avô portugues) terá que ser de inteiro teor por CÓPIA RETROGRÁFICA DO LIVRO (fotocopia).
Pergunto: é somente a certidão de nascimento da minha mãe (no caso para inicar o processo de atribuição dela)que precisa ser de inteiro teor por CÓPIA RETROGRÁFICA?
Solicitei hoje todas as documentações brasileiras de inteiro teor, mas NENHUMA por cópia retrografica.
Aguardo,
Obrigada
respondi à msg que vc me enviou inbox.
A minha sogra vai tirar por atribuição, já consegui a certidão de inteiro teor, e na mesma, consta que o pai dela o português nato que registrou e assinou. Preciso transcrever o casamento dos pais dela? Tenho a certidão original do pai português entre outros documentos. Você acha que ela conseguirá sem transcrever? Estou com medo de agendar e pagar o boleto e dar negado e perder o valor. Muito obrigada.
se a mãe dela não era portuguesa, não precisa transcrever.
Mas, "pagar o boleto"?
Não faça pelo consulado, eles enviam o processo para Lisboa e demora demais.
Faça diretamente com as conservatórias em Portugal.
Se for pelo consulado, será obrigada a transcrever o casamento.
Outra coisa, para atribuição, a certidão não basta ser de inteiro teor, tem que ser do tipo cópia reprográfica.
sim, obrigatoriamente, terá que fazer a transcrição do casamento de sua avó e de mãe, posteriormente.
Eu vi duas respostas nesse fórum. Uma falando que precisa transcrever o casamento dos avós, para quem é neto de português para conseguir a cidadania por atribuição.
E outra resposta falando que se o português é declarante do nascimento do filho não precisa.
Fiquei em dúvida!
Então, estou tentando buscar a cidadania para meu pai que é neto.
Seu pai e avô já faleceu.
Tenho o nascimento do português que é o avô, tenho a certidão de nascimento do pai de meu pai e de meu pai.
Preciso transcrever o casamento do Português nesse caso ?
Tenho a certidão de óbito do português e de seu filho também. Apenas meu pai está vivo na linhagem.
O português se casou com uma brasileira. Tenho a certidão de casamento deles. Porém não tenho a certidão de nascimento dela pois ela não foi registrada segundo declaração de seu pai no casamento.
meu pai se tornou cidadão portugues por atribuição em 2007. Só descobrimos isso ontem! Quero dar entrada na minha atribuição, mas sou casada. Peço a certidão de inteiro teor de nascimento ou a de casamento? Não sei como proceder!
o pai do meu avô era portugues e ja tem tudo feito, porem estou tirando a cidadania do meu avô, preciso transcrever o casamento dele com minha avó? Minha Mãe e falecida, como eu daria entrada no meu? é necessario fazer isso?
@patykaulitz
respondido aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/249834/#Comment_249834