Ajuda para busca de certidão de nascimento de meu avô

Olá! Estou em busca da certidão de nascimento de meu avô. Tenho alguns dados, mas não todos os necessários. Já entrei em contato com algumas pessoas do Arquivo Distrital do Porto sem sucesso.

O nome de meu avô é JOSÉ PEREIRA DOS SANTOS
Filho de : CÂNDIDO PEREIRA DOS SANTOS e FLORINDA GOMES MOREIRA
Data de nascimento: 01/05/1923
Distrito: Porto - Concelho: Vila Nova de Gaia - Não sei informar a Freguesia
Deu entrada no Brasil em 09/11/1928, aos 5 anos de idade.
Faleceu em 2013 aos 90 anos.
Tinha dois irmãos: MANUEL PEREIRA DOS SANTOS e ADELAIDE PEREIRA DOS SANTOS

Se alguém puder me ajudar ou dar alguma informação a respeito, desde já agradeço muitíssimo.
Abraços,

Heloísa
«1

Comentários

  • Heloisa,
    242399 Florinda Gomes Moreira Gaia Porto António Gomes Moreira Maria Gomes Correia Costureira 26 Rio de Janeiro Casado

    Esse ID 242399 possui dados do passaporte no Cepese, - cepese@cepese.pt - se você enviar uma solicitação a qual tem um custo de 10 euros você receberá o número do passaporte e data de emissão. De posse dessas informações você solicitará ao Arquivo Distrital do Porto detalhes sobre o processo e indicação da freguesia de Florinda.

    Para o envio da taxa ao Cepese sugiro o WiseTransfer ou casas de câmbio.
  • Puxa Marisa, que rápido!!!
    Obrigada por sua gentileza e presteza!!
    Florinda era minha bisavó, que eu ainda tive a felicidade de conhecer.
    Pelo que entendi, António Gomes Moreira e Maria Gomes Correia eram meus tataravós, é isso?? Que delícia conhecer mais da minha história!!
    Então, descobrindo a freguesia de minha bisavó, ficará mais fácil obter o registro de nascimento de meu avô, certo?
    Grande abraço!!
  • Heloísa,
    Sim, os nomes que aparecem são dos pais de Florinda. O processo do passaporte pode ter referência à freguesia, por enquanto é a pista a ser seguida. Antes da solicitação ao Cepese seria bom esgotar buscas no cartório onde ele se casou.
  • Oi Mariza,
    Já mandei um email ao Cepese, mas vou seguir sua orientação.Vc sugere que eu busque maiores infomações aqui mesmo no Brasil, no cartório onde meu avô se casou. Fica retida alguma cópia da certidão de nascimento no cartório onde houve o casamento, é isso? Não tinha ainda pensado na possibilidade de conseguir maiores informações desta forma. Minha avó ainda é viva. Vou procurar saber onde se casaram. Obrigada!!!

  • Heloísa,
    Isso mesmo, é melhor esgotar as possibilidades de buscas aqui no Brasil. Os dados do Cepese podem ajudar mas não é garantido, tem custos e o envio da taxa tem uma sobretaxa do Banco bem superior ao valor cobrado pelo Cepese.
    A princípio a certidão de casamento inteiro teor pode indicar a freguesia, outra alternativa é solicitar ao cartório os proclamas do casamento. O registro da cerimônia religiosa, em alguns casos, os noivos precisavam informar local do batismo, vale a pena ser buscada. Essa pesquisa seria na Diocese. Existem livros de casamentos online, se você souber a data e local podemos averiguar.
  • Mariza,
    Boa noite. Conversei com minha avó e ela falou algo sobre a possibilidade de meu avô ser de Seixezelo. Alguma sugestão para eu tentar fazer a busca? Estava tentando entrar nos registros paroquiais de batismo no Arquivo Distrital do Porto, mas fico meio confusa e não sei prosseguir com a pesquisa. Vc poderia me orientar? Muitíssimo obrigada!! Grande abraço!!
  • Heloísa,

    Não há livros disponíveis para pesquisa após Mar/1911. A partir dessa data a lei do registro civil passou a vigorar, portanto o seu avó possui certidão de nascimento e não de batismo com anteriormente. Envie e-mail para a Conservatória de Vila Nova de Gaia com todos os dados e indique a possibilidade da freguesia de Seixezelo: civil.vngaia@irn.mj.pt -
  • Muito obrigada, Mariiza!!!
    Torça por mim!!
    Bjssss
  • Olá Mariza,

    Até meados do ano passado, vinha contando com sua ajuda para tentar encontrar o registro de nascimento de meu avô materno.
    Em função das atividades do dia a dia e trabalho, acabei não encontrando tempo para dar andamento às buscas e também deixei o assunto um pouco de lado, porque o marido de uma de minhas primas, que já tem a nacionalidade portuguesa por parte da avó dele, já está há algum tempo em Portugal em busca do registro do meu avô.
    Descobrimos que de fato a Freguesia é Seixezelo, mas não conseguimos nada além disso.
    Ele me disse que já esteve em Lisboa, Porto, Gaia e que não encontrou absolutamente nada!! É como se meu avô não existisse em Portugal.
    Aqui no Brasil, encontramos outro documento (Pública Forma direcionada ao Diretor Geral dos Negócios Comerciais e Consulares do Ministério das Relações Exteriores) assinado por meu bisavô (pai do meu avô), com a solicitação de providenciar passaporte para minha avó vir para o Brasil, acompanhada dos filhos. Porém em tal documento só constam o primeiro nome e a idade de cada filho, no caso do meu avô, José - 4 anos. Minha prima apresentou esse documento no Consulado e, mesmo com a comprovação da filiação, não foi aceito por não ter o nome completo do meu avô.
    Outro detalhe: Na identidade de estrangeiro do meu avô, consta a data de entrada no Brasil em 09/11/1928, que é exatamente a data do documento que descrevi acima. Portanto se em 09/11/1928 meu bisavó solicitava emissão de passaporte para minha bisavó, é impossível que ela e os filhos tenham chegado ao Brasil nessa mesma data.
    Face o exposto, estamos praticamente desistindo de tentar continuar por esse caminho.
    Minha avó materna, ainda viva e com 86 anos, é nascida no Brasil e filha de pais portugueses. Apesar de haver uma geração a mais no caminho, penso em tentar a cidadania através dela.
    Tenho alguns dados da minha avó materna, com quem tive o prazer de conviver até os 12 anos, e gostaria de sua orientação sobre como proceder. Sei o dia e mês de nascimento, 21/10, mas não sei o ano. Estou tentando maiores informações sobre meu bisavô materno pois só tenho o nome completo dele até o momento.

    ID: 127140
    Nome: Maria Bernardina Veiga
    Naturalidade: Carrazeda de Ansiães
    Concelho: Porto
    Pai: Ezequiel de Veiga
    Mãe: Maria Benedita Lopes
    Profissão: Doméstica
    Idade: 27
    Destino: Rio de Janeiro
    Estado Cívil: Solteiro

    Desde já agradeço por sua atenção.
    Um abraço!!

    Heloísa
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado February 2017
    @Heloísa Pereira Ramalho

    A família Veiga é da freguesia de Amedo - Concelho de Carrazeda de Ansiães - Bragança

    Theresa: http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1278427 - http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1250491
    Antonio Maria: http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1286889 - http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1237273

    Qual a data de nascimento de Maria Bernardina? Os livros de Amedo para os nascimentos desses tios não estão online.

    http://tombo.pt/f/crz01

    Para você tentar descobrir o registro de José Pereira vale a pena solicitar os dados do Cepese.
  • Olá Marisa!!

    Boa tarde.
    Já recebi a resposta do CEPESE sobre minhas bisavós e copio abaixo.
    Entretanto, busquei esses livros nos arquivos digitais do ADP e não encontrei essas numerações.
    Qual o próximo passo?
    Mais uma vez, obrigada!!!

    Heloísa

    ========================================
    Boa tarde,

    Envio abaixo os dados solicitados:

    ID - 242399 - Florinda Gomes Moreira

    Arquivo: Arquivo Distrital do Porto

    Livro: 3477

    Passaporte: 123

    Data passaporte: 1928/12/19

    Tipo: Ida

    Nome: Florinda Gomes Moreira

    Apelido: Sem indicação

    Concelho: Porto

    Naturalidade: Gaia

    Pai: António Gomes Moreira

    Mãe: Maria Gomes Correia

    Sexo: Feminino

    Civil: Casado

    Destino: Rio de Janeiro

    Pais: Brasil

    Idade: 26

    Profissão: Costureira

    Escreve: Não Escreve

    Observações: Sem Indicação
    ===================================

    ID - 127140 - Maria Benardina Veiga

    Arquivo: Arquivo Distrital do Porto

    Livro: 3429

    Passaporte:172

    Data passaporte: 1920/12/06

    Tipo: Ida

    Nome: Maria Benardina Veiga

    Apelido: Sem Indicação

    Concelho: Porto

    Naturalidade: Carrazeda de Ansiães

    Pai: Ezequiel de Veiga

    Mãe: Maria Benedita Lopes

    Sexo: Feminino

    Civil: Solteiro

    Destino: Rio de Janeiro

    Pais: Brasil

    Idade: 27

    Profissão: Doméstica

    Escreve: Não escreve

    Observações: Sem Indicação


    Com os melhores cumprimentos,
    Nuno Matias
  • @Heloísa

    Veja o registro de passaporte de Florinda, Adelaide, Manuel e José:
    http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411627
    0045 tif - passaporte 123. A entrada no Brasil não foi 09/11/1928. O José estava com 4 anos, portanto pode ter nascido em 1924. A naturalidade é Gaia, Você fez buscas nessa freguesia somente em 1923?
  • @Heloisa

    Passaporte de Maria Bernardina

    http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411675 - 0032 tif - passaporte 172 - o lugar de residência está ilegível parece Porto... . Naturalidade Carrazeda de Ansiães.

    Mas como já te indiquei acima, a família de Maria Bernardina era da freguesia de Amedo. O ano de nascimento pode ser 1892 a 1893. Envie pedido do assento ao Arquivo Distrital de Bragança com: nome, filiação, freguesia de de Amedo e data.

    mail@adbgc.dglab.gov.pt

    No caso de Florinda, se você esgotou a busca na freguesia de Gaia, envie os dados do passaporte: data, número e nomes ao Arquivo Distrital do Porto:
    mail@adprt.dglab.gov.pt - e solicite indicação da freguesia do Concelho de Gaia na qual José nasceu, pois no processo de passaporte terá documentos da família.

  • Muito obrigada, Marisa!!!
    Boa noite!!
    Bjs
  • Olá Marisa, boa tarde!!

    Recebi um email do Arquivo Distrital de Bragança informando que o registro de nascimento de minha bisavó foi localizado. Muitíssimo obrigada pela orientação!! Se não fosse vc acho que não conseguiria.
    Qual seria o próximo passo?
    A questão agora é a seguinte, minha bisavó tinha o nome de Maria Bernardina Veiga e ao se casar passou a Maria Bernardina Teixeira. Não disponho da certidão de nascimento da minha avó, mas consegui a segunda via da certidão de casamento dela onde consta o nome da minha bisavó (casada) como Maria Teixeira (nem o Bernardina aparece). É necessário agora que eu procure a certidão de casamento da minha bisavó para comprovar a troca de nome? Não faço ideia de onde procurar pois não sei nem ao menos o ano do seu casamento e nem em qual cartório encontro o registro. Também será preciso a certidão de nascimento de minha avó ou a de casamentoo serve?
    Desculpe tantas perguntas!!
    Mais uma vez obrigada e grande abraço!!

  • Mais uma pergunta, Mariza. Seria melhor eu tentar encontrar o registro de nascimento de meu bisavô materno, José Joaquim Teixeira, em função de não ter havido mudança no nome dele com o casamento? Obrigada!
  • @Heloísa,

    Nos processos para
    adquirir nacionalidade é preciso a certidão de nascimento. A de casamento não substitui.

    Quando são dois portugueses casados no Brasil e também quando a portuguesa casa com brasileiro é preciso transcrever o casamento em Portugal. Após a atribuição da sua
    avó materna será preciso informar o casamento dela antes dos processos subsequentes.

    De toda maneira as divergências no nome da bisavó aparecerão. Talvez não de problema.

    O processo mais rápido e simples é quando o português foi casado com brasileira e declarante do nascimento do filho.

    No caso o processo pelo José Pereira dos Santos seria o mais simples, não é?


  • Sim, mas o problema é que não conseguimos encontrar o registro de nascimento dele.
    Por isso eu pensei no meu bisavô materno, o marido de Maria Bernardina, mãe de Emília, minha avó materna.
    Mas do meu bisavô eu só sei o nome.
  • @Heloísa,

    Os bisavós maternos se casaram no Brasil?
  • Entre 1920 (data da vinda da minha bisavó) e 1927 ou 1928 (data de nascimento de minha avó). Coloquei essas duas opções de ano de nascimento de minha avó, porque ela diz que teve sua idade aumentada em um ano para que pudesse se casar.
  • @Heloísa

    Nesse caso vc precisará da certidão de casamento dos bisavós e do assento do bisavô. Onde eles moravam na época que a sua avó nasceu? os registros devem estar no mesmo cartório.
    Vc não tem dados do José Joaquim Teixeira? Se encontrar a certidão de nascimento da avó descobrirá a filiação dele.
  • @Heloísa,

    De posse das informações do passaporte de Florinda vc já solicitou ao Arquivo Distrital do Porto informações sobre o último endereço de morada deles? Diz que ela era de Gaia e que morava em Porto.
    Basta enviar o nome do requerente, número, data de emissão, número do bilhete da identidade. Esses dados estão no link do livro que colei acima.
  • Mandei um email ao Arquivo Distrital do Porto na mesma época que para Bragança e não tive resposta. Já estou mandando novo email hoje mesmo.
    Em relação à necessidade da certidão do casamento dos bisavós, eu já previa isso. Mas além disso e do assento do nascimento da minha bisavó, seria necessário o assento de nascimento do meu bisavô também??? Pensei que bastasse comprovar que apenas um dos dois era português.
  • @Heloísa,
    Sim, será necessário o assento do bisavô. A transcrição de casamento deles é obrigatória. É quase certo que ele foi o declarante do nascimento de sua avó.

    Vamos torcer para que o Arquivo do Porto de retorne. Existe um prontuário para cada pedido de passaporte com muitos documentos do requerente.

    A pesquisa online é difícil mesmo com a data, vou te enviar o link quem sabe vou consegue encontrar?
  • Uau!!
    Estava tão feliz por ter encontrado o registro da minha bisavó!!! Sendo necessário o do meu bisavô também a missão fica quase impossível!!!
    O que vc acha, Mariza? Devo continuar? Será que estou nessa busca em vão??
    Vou continuar tentando, mas tem hora que desanima.
    Minha avó Emília já está com quase 90 anos!!
    Mas é assim mesmo, não é?
  • Agradeço a ajuda, Mariza!
    E fico no aguardo do envio do link.
    Já está na hora de ter SORTE!!!
    Quem sabe?!
    Bjs
  • Heloísa,

    veja mensagem inbox.
  • Bom dia
    Os meus cumprimentos,
    Estou procurando os registros que comprovem a cidadania portuguesa do meu avô. o nome dele é Manuel Rodrigues Valente, nasceu em Vila Nova de Gaia - Porto, no dia 25 de fevereiro de 1911; Ele emigrou para a Venezuela, acredito que em 1945, ele foi contratado como mecânico a diesel para trabalhar na construção de refinarias na Venezuela. A partir desta data, ele nunca mais voltou para Portugal. Seu pai foi nomeado Antonio e sua mãe Ana Rosa. Esta é toda a informação que tenho. se eles pudessem me ajudar, pelo menos, a direcionar a busca. Eu tentei alguns arquivos digitais, mas não consegui nada. Agradesco qualquer informação.
    Atenciosamente,

    Ildemaro
  • editado April 2018
    Ildemaro,

    parece que seu avô nasceu em Espinho e não em Gaia.

    343856 Manuel Rodrigues Valente Espinho Espinho António Rodrigues Ana Rosa Serralheiro 33 Venezuela Casado

    Peça os dados ao Cepese sobre esse pedido de passaporte informando o ID 343856. Custo de 10 euros.

    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.