Cidadania Portuguesa

Olá Pessoal, gostaria de saber que passos tomar para adquirir a Cidadania ...
Meu Pai mora no Brasil há mais de 50 anos e ainda não voltou a Portugal.
Ele é casado em comunhão de bens total com minha Mãe, que é Brasileira.
Meu Pai ainda tem guardada a CERTIDÃO DELE DE NASCIMENTO, que trouxe de Portugal, minha Mãe, não tem mais a certidão dela de nascimento.
A certidão de casamento deles ainda está em ótimo estado...
Gostaria de saber o que fazer primeiramente??
Algumas pessoas disseram que eu teria que fazer a transcrição de casamento dos meus PAIS... mas o que é isto exatamente???
Agradeço desde já ajuda de todos!
abs

Comentários

• Primeiramente seu pedido de nacionalidade será por ATRIBUIÇÃO( pai português para a filha).

Antes de tudo, tem que saber se o casamento dele está averbado na certidão de nascimento( Transcrição(averbação) do casamento é o ato que declara na certidão de nascimento que aquela pessoa casou-se. NA CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR, CONSTA ESCRITO QUE SE CASOU COM... ). A transcrição é obrigatória em Portugal, deve fazer primeiramente. Se não sabe se está inscrito tem que ir ao Consulado de Portugal onde o Português está inscrito para saber. A Transcrição pode ser feita no consulado, ou enviada por correios( Guia de Ajuda tem informações) será paga, e exige alguns documentos( certidão de nascimento da cônjuge em INTEIRO TEOR, Certidão de Casamento em INTEIRO TEOR) .

Para seu pedido de nacionalidade por ATRIBUIÇÃO(Guia de Ajuda tem os documentos precisos). Inclusive as certidões brasileiras tem que ser de INTEIRO TEOR( não é a comum), tem que ter reconhecida a assinatura(FIRMA) do oficial do registro que à assina, e depois enviar para o Escriório do Ministério das Relações Exteriores da sua Região(LEGALIZAÇÃO) e depois ir ao Consulado de Portugal( Carimbar LEGALIZAÇÃO CONSULAR), depois dar entrada no Consulado ou via correspondencia pa a CRC. NO GUIA DE AJUDA da Comunidade explica tudo.

Qualquer dúvia é só escrever.
    Abraços!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.