aposentadoria no Brasil e em Portugal
Ana Lucia Rodrigues
Member
Bom dia.
Sou aposentada no Brasil (por tempo de contribuição) e vivo em Portugal, onde contribuo para a Segurança Social para me aposentar também em Portugal, o que irá acontecer em breve. Pergunto: posso receber as duas aposentadorias ao mesmo tempo? Ou seja: posso continuar recebendo a aposentadoria do Brasil e passar a receber a de Portugal também? (Tenho dupla nacionalidade.) Obrigada desde já.
Sou aposentada no Brasil (por tempo de contribuição) e vivo em Portugal, onde contribuo para a Segurança Social para me aposentar também em Portugal, o que irá acontecer em breve. Pergunto: posso receber as duas aposentadorias ao mesmo tempo? Ou seja: posso continuar recebendo a aposentadoria do Brasil e passar a receber a de Portugal também? (Tenho dupla nacionalidade.) Obrigada desde já.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Pelo que tenho lido sim, trata-se de bi-tributação. A alternativa seria continuar fazendo o IR aqui, vir uma vez ano ano fazer a prova de vida no banco para o inss.
Minhas dúvidas são com relação ao avisar a Receita Federal que você vai morar temporariamente fora do país, além da carta de residência que precisa pedir em Portugal.
No caso de você morar um pouco la um pouco aqui, você se livraria dessa bitributação?
Estou procurando essas respostas.
As assistências Sociais do Brasil e Portugal comunicam e cruzam dados. Caso você receba aposentadoria de um país não recebera de outro.
No caso de Portugal caso você more no estrangeiro sua aposentadoria é reduzida a metade, sem falar o caminho que o dinheiro faz convertido primeiro de euro para dolar e dolar para real.
Além dos 27,5% todos os meses, vou ser debitada em mais 25% do valor bruto? Isso somaria quase 48% de minha pensão... Qual a vantagem para declarar a saída definitiva do país se houver esse incremento de desconto na pensão de quem o faz?
Obrigada a quem puder me orientar, no site da Receita Federal não consegui entender nada!!
Penso que possa haver uma maneira de movimentar a conta-corrente através da internet. Contudo, como fazer para usar o dinheiro para pagar as contas de Portugal?
Minha filha recebe, transfere pra mim em Pt e venho fazer prova de vida qd necessário.
Perder 25% é muita coisa de um valor tão ínfimo...
Mas e se você não tivesse a sua filha para fazer esse movimento para você?
Talvez pudesse receber o pagamento em sua conta-corrente num banco brasileiro, movimentar eletronicamente para uma empresa que fizesse a transferência. O problema é o "como".
Eles conseguem essas taxas pois trabalham com um banco no Brasil. Eu transfiro o dinheiro indirectamente. O dinheiro vai na verdade para uma conta deles num banco Europeu e eles depois transferem do Banco no Brasil para a conta da minha esposa. O inverso é possível. Tudo feito no celular e pode fazer a transferência pelo banco ou usar o cartão de crédito. Evita problemas de ter limites anuais de envio, pois as transferências para todos os efeitos são internas. Sendo na realidade para o exterior.
Um português aposentado no Brasil, pode pleitear aposentadoria em Portugal também, ficando desta forma com 2 aposentadorias?
Lembro também que a idade para aposentar é 66 anos e 2 meses.
Boa tarde, Posso ter duas aposentadorias, uma no brasil por tempo de contribuição e outra em Portugal por idade, se sim quais seriam os procedimentos ? Tenho dupla cidadania , por quanto tempo no mínimo precisaria contribuir em Portugal ?
Transferi o recebimento da minha pensao para Portugal, fui taxada em 25%, ajuizei ação contra a União desde 2016. Negaram o pedido de isenção em primeira instância, recorri para o JEC STF, reformaram a decisão por unanimidade, com sentenca favorável ao meu pedido, constando que parassem e devolvessem os vores corrigidos. A União entrou com recurso na TNU, estou ha um ano com o processo estagnado no gabinete do coordenador... Alguém saberia me dizer como age a TNU nestes cados e quanto tempo leva até o encerramento do processo com transito em julgado?
Bom dia.
Eu ja tenho a dupla cidadania e vivo em Portugal. Minha mãe que tb tem a dupla cidadania quer se mudar pra cá nesse ano.
No Brasil ela recebe pensão, no valor de 1 salário mínimo.
O Que posso fazer pra ela??
Tem como ela receber um benefício aqui ?
Ou é preferível que ela mantenha o benefício dela no Brasil??
Ou tem alguma forma de transferir a pensão pra cá??
Obrigada pela ajuda