Busca de Certidão no Distrito de Viseu

Olá amigos,

Estou a iniciar o processo de cidadania portuguesa por atribuição.
Já fiz um pequeno inventários das informações do meus bisavós (ambos são portugueses), mas não tenho ainda nos números dos assentamentos dos registros de nascimento português deles, ou de pelo menos um deles.

As informações que tenho hoje são:

CACILDA MARTINS
Nascimento: 11/12/1899 ou 14/12/1898 (não tenho certeza)
Freguesia: Abrunhosa-a-Velha
Concelho: Mangualde
Distrito: Vizeu
Pai: Manoel Viegas de Almeida
Mãe: Philomena Martins
Chegado ao Brasil: 08/10/1920

JOAQUIM FERREIRA GOMES
Nascimento: 13/05/1880 ou 13/05/1878 (divergência nos documentos)
Freguesia: Alcafache
Concelho: Mangualde
Distrito: Vizeu
Pai: Vicente Ferreira
Mãe: Maria Rosa
Chegada ao Brasil: 01/12/1907

Desde já, agradeço do fundo do coração qualquer ajuda fornecida.

OBRIGADO!

Comentários

  • Olá Marcelo

    Cacilda
    http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1056613 ,no menu a esquerda m0043.tif ,registro nº 1 de 03/01/1899
  • Marcelo

    Para a busca do assento de Cacilda você terá livros online: http://tombo.pt/f/mgl01
    Para o assento de Joaquim você precisa enviar pedido ao Arquivo Distrital de Viseu.
  • Marcelo

    Do Joaquim os arquivos não estão online, envie um email para o Arquivo Distrital de Viseu - mail@advis.dgarq.gov.pt - solicitando informações do registro com nome, filiação, data (1878 a 1880) e indicando a freguesia de Alcafache
  • Meus queridos, muito muito muito obrigado por terem dedicado um pouquinho do tempo dos senhores para poder me ajudar. Que Deus abençoe todos vocês!!
  • Marcelo OdirMarcelo Odir Member
    editado July 2016
    Amigos, esse arquivo digitalizado que vcs indicaram, a certidão de batismo da minha bisavó, do jeito que ele está já basta para iniciar o processo de atribuição? ou preciso de um "Certidão de Registo Civil" propriamente dito... Há informações desencontradas e eu estou muitíssimo confuso.
  • Marcelo,

    Completando o link que o Wesley postou, veja no formulário a ser preenchido que há opção de envio do registro OU informações do assento, por garantia indicamos enviar ambos. Apenas Tondela solicitou cópia certificada de registros anteriores a 1911, porém não estamos observando essa exigência atualmente. Já para os nascidos após 1911 há necessidade apenas das informações do assento pois os registros estão informatizados.
  • Dúvida esclarecida como sempre!!! Muito obrigado!
  • Olá, estou a procura da certidão de meu bisavô, Clarêncio Dias nascido no dia 22/01/1895 e saiu de Portugal aos 8 anos , acredito que em 1903. Não possuo nome dos pais dele, sei que nasceu em Lamego (Distrito de Viseu)(Segundo meu avô), são as únicas informações que possuo. mandei um email para o arquivo distrital em Viseu, e aguardo resposta. Será que podem me ajudar ?
  • editado July 2017
    Queria aprender a usar o site dos arquivos distritais de Viseu. Estou ajudando uma amiga a procurar a certidao de nascimento do pai do marido dela. Ele se chama Joaquim Fernandes. Nasceu dia 10-08-1930 privincia Resende, distrito de Viseu. Filho de Alberto Fernandes e Ana de Jesus Santana.
    Mas eu queria saber como fazer a busca nos livros, mas acho meio complicado.
  • Olá Rosana Oliveira

    Os registros de nascimento do ano que citou não estão disponíveis para visualização online, poderá solicitar informações por email à CRC de Resende e indicar a freguesia de mesmo nome na pesquisa
    registos.resende@irn.mj.pt

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95YV-SB1?i=179&cc=1932363
    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-GPBH-94C1?i=137&cc=1932363
  • Boa noite, amigos! Preciso de ajuda, uma vez que estou a procura das certidões de nascimento da avó paterna e do pai do meu esposo. Os únicos dados que tenho são:

    1). MARIA DO PATROCÍNIO NASCIMENTO DE ALMEIDA, (falecida em 23/03/1973), portuguesa, nascida em 09/12/1881, na Freguesia Coriscada, Concelho Mêda, distrito de Viseu, filha de José Antonio e Maria dos Anjos, viúva de José Manoel de Almeida. Inscrição no Consulado de Portugal no Pará nº 2250/922

    2). JOAQUIM AUGUSTO DE ALMEIDA (falecido em 15/09/1997), português, nascido em 08/12/1907, na Freguesia Coriscada, Concelho Mêda, Distrito Guarda, filho de Maria do Patrocínio Nascimento de Almeida e José Manoel de Almeida (ambos falecidos).

    Alguém, pode me instruir, por favor? Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.