Atribuição - Portugues ou Portuguesa

Sou novo na comuna, estão de parabéns por tanta informação já colocada aqui.

Estou iniciando meu processo, com todos documentos originais em mão mas tenho algumas dúvidas.

Os pais do requerente são ambos nascidos em Portugal, como devo proceder nesse caso? Devo escolher um deles para abrir o processo de solicitação da cidadania? Devo transcrever os documentos dos 2 (casamento, óbito)?

Onde é feita uma transcrição? No consulado? Realmente a de óbito é gratuita?

Como adicional tenho uma Carteira de Trabalho do Portugues onde cita a data que ele chegou ao Brasil, este documento pode ser anexado ao processo, ou eles não consideram este tipo de informação.

Obrigado.

Comentários

• Respondendo

"Atribuição - Portugues ou Portuguesa
    (...)
    Os pais do requerente são ambos nascidos em Portugal, como devo proceder nesse caso? Devo escolher um deles para abrir o processo de solicitação da cidadania? Devo transcrever os documentos dos 2 (casamento, óbito)?(...)"

R: Entendo que deve utilizar os dois, pois precisa-se demonstrar a filiação através das Certidões, independente se tem um ou os dois genitores portugueses. Observe que nos casos em que apenas um genitor tem nacionalidade portuguesa, é preciso juntar a certidão do genitor de outra nacionalidade, pois precisa-se provar a filiação. Neste caso, vai ter que apresentar as certidões do pai e da mãe, o que não condiz escolher um, pois pode-se escolher os dois.

Sei que apenas a Trancrição de casamento é obrigatória para o pedido de nacionalidade, e é paga. Quanto a de óbito não é obrigatória para o pedido de nacionalidade, eu não sei se é gratuíta.

"(...)Onde é feita uma transcrição? No consulado? Realmente a de óbito é gratuita?
    Como adicional tenho uma Carteira de Trabalho do Portugues onde cita a data que ele chegou ao Brasil, este documento pode ser anexado ao processo, ou eles não consideram este tipo de informação."