[AJUDA] neto de português dupla nacionalidade

olá, sou novo aqui e já peço desculpas caso esteja postando fora das regras da comunidade.

Eu sempre fui péssimo com esses passos burocráticos e fiquei muito feliz de descobrir que existe uma iniciativa assim no orkut, estou correndo atrás da papelada para tirar a nacionalidade do meu pai e então conseguir a minha. Já vou postar aqui o processo dês de o começo e imagino que isto possa servir a futuras pessoas na mesma situação.

fui no vice consulado de portugal ontem e me foi passado o seguinte:

preciso da certidão de nascimento do progenitores português(no caso meu avô) em copia integral para fins diversos. ja me informei de que eu preciso fazer uma conta no www.portaldocidadao.pt e solicitar isto através deste link http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/certidoes_online/HP?JS=true

{DUVIDA}mas não sei se peço a certidão de registro civil permanente ou a normal.

-também preciso de uma certidão de nascimento do interessado( meu pai) DE INTEIRO TEOR reconhecida em tabelionato e depois ser mandado para Brasília

o casamento já tem que estar averbado à certidão de nascimento do português.

Todas as certidões tem que ser originais com menos de 180 dias

Comentários

• Voce deve pedir pelo portal do cidadao:

- Tipo de certidao : NARRATIVA

- Certidao de : NASCIMENTO

Dados do casamento e do conjuge nao precisa preencher.
    O mais importante e nome completo, filiacao e data de nascimento.

Abraco
  • essa parte dos documentos de Portugal eu não tive de fazer pois minha avó (portuguesa) já tinha transcrito o casamento dela pelo Consulado de SP.
    =/

a parte de documentação do Brasil foi assim: tirei a documentação de meu pai (certidão de casamento e de nascimento) em inteiro teor (custou cerca de R$ 50 cada, com firma reconhecida), que é filho de minha avó portuguesa. Tirei a certidão simples do meu avô (marido de minha avó portuguesa; ele era brasileiro). Tirei a certidão de nascimento de minha mãe (do tipo simples mesmo). Um detalhe importante é mandar averbar o casamento tanto na certidão de nascimento de seu pai quanto na de sua mãe, pra não ter perigo de o Consulado encrencar. Depois de tirar todas as certidões (reconheci firma em todas), mandei pro Itamaraty por correio para eles reconhecerem. Cerca de 15 ou 20 dias depois, devolveram-nas por correio. Depois disso, foi só mandar tudo por correio para o Consulado, seguindo as orientações do site do Consulado de SP.

Agora, se vc estiver em outro estado, não sei se o procedimento é o mesmo...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.