Encontrar registros de nascimento de Maria de Andrade e José Jesus Raposeiro, meus avós portugueses
FLAVIO R
Member
Bom dia,
Preciso de ajuda para encontrar as certidões de nascimento de meus avós portugueses. Eu possuo o passaporte da minha avó onde consta que ela era de Tocha - Cantanhede. Encontrei pelo Family Search apenas o documento brasileiro de um irmão de meu pai que nasceu em Tocha em 06/08/1916 (José de Jesus Andrade)
Consultei por e-mail a conservatória de Cantanhede e eles disseram que os livros anteriores a 1912 estariam na Universidade de Coimbra. Consultei lá mas não consegui encontrar nada pelo sistema online.
Dados dos meus avós:
Maria de Andrade
Pai: Joaquim de Andrade
Mãe: Anna de Almeida
Nascimento: Entre 1894 e 1898
Concelho: Cantanhede
Freguesia: Tocha
José Jesus Raposeiro
Pai: Joaquim Raposeiro
Mãe: Maria de Jesus
Nascimento: Entre 1889 e 1893
Grato,
Flávio R Raposeiro
Preciso de ajuda para encontrar as certidões de nascimento de meus avós portugueses. Eu possuo o passaporte da minha avó onde consta que ela era de Tocha - Cantanhede. Encontrei pelo Family Search apenas o documento brasileiro de um irmão de meu pai que nasceu em Tocha em 06/08/1916 (José de Jesus Andrade)
Consultei por e-mail a conservatória de Cantanhede e eles disseram que os livros anteriores a 1912 estariam na Universidade de Coimbra. Consultei lá mas não consegui encontrar nada pelo sistema online.
Dados dos meus avós:
Maria de Andrade
Pai: Joaquim de Andrade
Mãe: Anna de Almeida
Nascimento: Entre 1894 e 1898
Concelho: Cantanhede
Freguesia: Tocha
José Jesus Raposeiro
Pai: Joaquim Raposeiro
Mãe: Maria de Jesus
Nascimento: Entre 1889 e 1893
Grato,
Flávio R Raposeiro
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Veja os livros da freguesia de Tocha http://tombo.pt/f/cnt14 - estão digitalizados nos anos que você precisa.
Eles vieram casados? Seu avô era da mesma freguesia?
Encontrei um sobrenome Raposeiro na freguesia de Tocha:
77770 José Fernando Raposeiro Tocha Cantanhede Filho de Outro Luisa de Oliveira Trabalhador 22 Santos Solteiro
Mandei outro email para a conservatória de Cantanhede pedindo o Assento de casamento de meus avós, mas agora me disseram que os livros de casamento anteriores à 1923 estariam na Universidade de Coimbra. O problema é que no acervo estão apenas os livros até 1911. E agora? Pelos meus cálculos eles se casaram entre 1910 e 1916.
Para buscar o casamento você teria que folhear os livros de 1910 e 1911 (talvez até FEV) que estão online: http://tombo.pt/f/cnt14
A partir dessa data seria na Conservatória de Cantanhede -
Os registros dos seus avós estariam apenas com o primeiro nome: Maria e José - é preciso ficar atento aos nomes dos pais. Tudo indica que eles são de Tocha.
Eu preciso ainda localizar os assentos de nascimento, ou o de casamento basta?
Vc precisa localizar pelo menos um assento. O registro de casamento ocorrido em Portugal é útil para esclarecer a naturalidade dos noivos.
Não sei, porém são números sequenciais anotados em todas as páginas.
Nesse assento de casamento afirma que os noivos foram batizados naquela freguesia - Tocha-.
Ele com 20 anos teria nascido em 1890 e ela com 17 em 1893.
Basta folhear até encontrar: http://tombo.pt/f/cnt14
Aguardo uma resposta.
Desde já agradeço
SHERON
@Mariza Guerra @FLAVIO R
Boa tarde localizei uma certidão de batismo. E para fazer a emissão? na Universidade de coimbra existe até a opção de envio o problema é o cadastro número BI e as opções de pagamento. Cheque, dinheiro ou vale postal.
Vale postal não se envia mais a dúvida qual outra opção para se pedir essa certidão hoje em 2023.