Encontrar registros de nascimento de Maria de Andrade e José Jesus Raposeiro, meus avós portugueses

FLAVIO RFLAVIO R Member
Bom dia,
Preciso de ajuda para encontrar as certidões de nascimento de meus avós portugueses. Eu possuo o passaporte da minha avó onde consta que ela era de Tocha - Cantanhede. Encontrei pelo Family Search apenas o documento brasileiro de um irmão de meu pai que nasceu em Tocha em 06/08/1916 (José de Jesus Andrade)
Consultei por e-mail a conservatória de Cantanhede e eles disseram que os livros anteriores a 1912 estariam na Universidade de Coimbra. Consultei lá mas não consegui encontrar nada pelo sistema online.

Dados dos meus avós:

Maria de Andrade
Pai: Joaquim de Andrade
Mãe: Anna de Almeida
Nascimento: Entre 1894 e 1898
Concelho: Cantanhede
Freguesia: Tocha

José Jesus Raposeiro
Pai: Joaquim Raposeiro
Mãe: Maria de Jesus
Nascimento: Entre 1889 e 1893

Grato,

Flávio R Raposeiro

Comentários

  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado July 2016
    Flavio,

    Veja os livros da freguesia de Tocha http://tombo.pt/f/cnt14 - estão digitalizados nos anos que você precisa.
    Eles vieram casados? Seu avô era da mesma freguesia?

    Encontrei um sobrenome Raposeiro na freguesia de Tocha:

    77770 José Fernando Raposeiro Tocha Cantanhede Filho de Outro Luisa de Oliveira Trabalhador 22 Santos Solteiro
  • Meus avós já eram casados em Portugal, inclusive meu pai (nascido no Brasil) teve irmãos nascidos em Tocha. Meu pai diz que eles eram de Tocha e no passaporte de 1914 da minha avó diz que ela era de lá.
  • Mariza, não consegui localizar nem o Raposeiro que você encontrou, rsss.
    Mandei outro email para a conservatória de Cantanhede pedindo o Assento de casamento de meus avós, mas agora me disseram que os livros de casamento anteriores à 1923 estariam na Universidade de Coimbra. O problema é que no acervo estão apenas os livros até 1911. E agora? Pelos meus cálculos eles se casaram entre 1910 e 1916.
  • Flavio,

    Para buscar o casamento você teria que folhear os livros de 1910 e 1911 (talvez até FEV) que estão online: http://tombo.pt/f/cnt14
    A partir dessa data seria na Conservatória de Cantanhede -

    Os registros dos seus avós estariam apenas com o primeiro nome: Maria e José - é preciso ficar atento aos nomes dos pais. Tudo indica que eles são de Tocha.
  • Eba, encontrei o Assento de casamento deles. Foi em 1910.

  • Muito obrigado Mariza.
    Eu preciso ainda localizar os assentos de nascimento, ou o de casamento basta?
  • Flávio,
    Vc precisa localizar pelo menos um assento. O registro de casamento ocorrido em Portugal é útil para esclarecer a naturalidade dos noivos.
  • Se a Conservatória disse que os livros anteriores 1923 estão no Arquivo de Coimbra, concentre-se nos assentos de batismos. Eles não vão pesquisar um espaço de tempo tão amplo. E afinal você tem uma freguesia com forte indicação de ser a certa.
  • Mariza, no assento de casamento, abaixo do número do assento (n°24) e dos nomes dos noivos na margem esquerda, está escrito " Documentos n° 37 e n° 38". O que seriam estes dois documentos e como os encontro?
  • Flavio,

    Não sei, porém são números sequenciais anotados em todas as páginas.

    Nesse assento de casamento afirma que os noivos foram batizados naquela freguesia - Tocha-.
    Ele com 20 anos teria nascido em 1890 e ela com 17 em 1893.
    Basta folhear até encontrar: http://tombo.pt/f/cnt14
  • SherSher Member
    Eu também estou procurando pela certidão Nascimento do meu bisavô, e por concidencia e mesmo nome José Jesus Raposeiro, a única diferença é que nome da esposa é Maria de Andrade Batata, eu não sei se seria a mesma pessoa pois o único documento que tenho é certidão de óbito do meu avô João Raposeiro, que é filho de José Jesus Raposeiro.

    Aguardo uma resposta.

    Desde já agradeço

    SHERON
  • editado March 2023

    @Mariza Guerra @FLAVIO R

    Boa tarde localizei uma certidão de batismo. E para fazer a emissão? na Universidade de coimbra existe até a opção de envio o problema é o cadastro número BI e as opções de pagamento. Cheque, dinheiro ou vale postal.


    Vale postal não se envia mais a dúvida qual outra opção para se pedir essa certidão hoje em 2023.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.