consulado ou correio?
Oi pessoal, tudo bem?
Percebi uma enorme quantidade de processos sendo aprovados ultimamente, e a maioria deles me parece que foi enviado através de consulados. Pergunto: esses processos, os enviados pelo consulado e os pelo correio, entram na mesma "fila" para análise? Segundo a moça que me atendeu hoje pelo telefone na CRC, sim. Tudo na mesma "fila". O que vcs acham? Enviei o meu pedido de atribuição em abril e estou super ansiosa, hehe
Abraços.
Percebi uma enorme quantidade de processos sendo aprovados ultimamente, e a maioria deles me parece que foi enviado através de consulados. Pergunto: esses processos, os enviados pelo consulado e os pelo correio, entram na mesma "fila" para análise? Segundo a moça que me atendeu hoje pelo telefone na CRC, sim. Tudo na mesma "fila". O que vcs acham? Enviei o meu pedido de atribuição em abril e estou super ansiosa, hehe
Abraços.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Tenho a impressão de que não são a mesma fila não. Os consulados tem possibilidade de exercer função notarial e não precisam remeter a Lisboa para a condução dos processos. No meu caso por exemplo a minha certidão portuguesa consta como xxx/2011 do Consulado do Rio e não da CRC.
Para além disso as filas e eficiência dos consulados variam muito. Acho que essa ponderação depende de qual consulado você poderá acessar. É um consenso que o de SP é extremamente eficiente e rápido. No RJ já há certos dissensos. Eu fiz uma aposta no RJ para a minha atribuição e fiquei satisfeito com a demora (5 meses). Quanto aos outros consulados seria interessante que as pessoas postassem suas experiências...
Espero ter contribuido. Abs
Minha experiência (naturalização)
Mandei minha documentação em agosto/2010.
Em abril, como ia a Lisboa, mandei um e-mail perguntando se faltava algum documento pra eu poder levar em mãos.
Me responderam no dia seguinte pedindo meu diploma (eu tinha mandado errado)
* Só com esse documento errado perdi quase 1 mês de andamento processual.
No dia 03/06/2011 recebi um e-mail da CRC pedindo novas certidões de nascimento minha e do meu pai, pois os selos estavam errados - diziam respeito a outras certidões, e não às minhas.
Como moro no interior do Rio e tenho filho pequeno, não tenho disponibilidade de ir ao Rio com facilidade, e nessa brincadeira, por conta do erro da Corregedoria Geral de Justiça do Rio, perdi quase 1 mês, pois só consegui enviar as certidões em 11/07/2011 e chegaram lá em 48 horas.
No dia 27/07/2011 notícia que meu processo tinha se encerrado, que eu já era portuguesa.
No momento estou esperando chegar minha certidão pelo correio.
Penso que se os documentos estivessem certos minha cidadania sairia em uns 10 meses.
Acho que, porque sou advogada e acostumada com demoras processuais, não estranhei tanto e cheguei à conclusão que aprendemos com eles essas coisas de "demoras processuais"...rs
Acredito que todos os pedidos seguem a mesma fila, porém a data em que os pedidos chegam na CRC não é o mesmo que será a de inicio do processamento. Aí que acho que o consulado ganha vantagem, pois analisa-se a documentação o que já pula varias etapas.
Abraços!
Olha, não me arrependo de ter mandado pra CRC, até porque quando fui dar entrada o consulado do Rio não tava aceitando.
Fui super bem tradada na CRC, a mulher que me atendeu foi muito simpática.
Peguei até protocolo dos documentos que estava juntando, com carimbo da CRC.
Não demorou mais do que a gente espera aqui, numa fila de banco, com cadeiras pra sentar.
Até agora, eu só tenho agradecimentos com a CRC. Recebi até uma correspondência informando o recebimento do pedido e o número do processo. Temos é que ter paciência.
Abraços!
Bom, eu não aguentei e pedi pra uma amiga que mora em Lisboa ligar pra, se passando por mim, e perguntar o nº do processo.
Assim ela ligava, às vezes pra saber e no mais foi tudo por e-mail.
A única correspondência que recebi na minha casa foi a certidão, que recebi hoje!!!!!!!!!!!!
Cada pedido que chega a CRC, é transformado em um processo, o qual ganha um numeral de registro.
A partir dai, o processo vai migrando por vários setores da CRC, até a sua conclusão final.
Recentemente fui a Belém/PA, dar entrada no meu passaporte e dos meus filhos, e fiquei impressionado com a seriedade dos serviços.
Tudo é registrado no SERIC, o sistema que a União Europeia utiliza, para verificação dos dados pessoais de seus cidadãos.
O Equipamento é ultra moderno, e no momento que voce registra os seus dados tanto para a retirada do CC e do Passaporte, tudo já fica armazenado do SERIC.
Achei tudo muito organizado e sério.
Vou espera o PIN que chega em 30 dias e o Passaporte em 10 dias.
Vamos em frente.
Mandei tudo pelo correio ao Consulado dia 04/01/2011 e dia 24/01/2011 eles me ligaram avisando que já estava lá minha certidão, em 2 meses eu conclui o processo todo com Bi e passaporte e já viajei pra Europa e não enfrentei fila na imigração..hehehehe.
Abraços!
Acabei de receber minha nacionalidade portuguesa e te digo que a mais trabalhosa é a própria...rsssss
E mais cara também!
Mandei meus documentos em 2010 e levou 1 ano.
Meu marido pegou a nacionalidade espanhola pra ele, já está com passaporte. Pediu pra meus filhos, sem ter que registrar nosso casamento e só falta meu mais novo pegar o passaporte.
A única coisa que foi paga foi o passaporte, que no total não chegou a R$ 120,00.
Te digo de cadeira que é muito trabalhoso, complicado e caro em Portugal, mas graças a Deus eu consegui.
Agora vou transcrever meu casamento, depois pedir o cartão do cidadão e por último o passaporte, que só dua 5 anos (na Espanha dura 10 anos!), sendo que todos esses procedimentos são pagos - e caros.
Mas, fazer o que, né????
kkkkkkkkkkkkk
Bom penso eu, que o meu processo não vai demorar muuuuito, por eu ainda ser menor de idade e ser descendente direyo de português. (no caso o meu pai)
Tomara que sim!
Tachu!
Nossa Senhora da Assunção aqui em Cabo Frio... tb feriado
Favor uma dúvida. São apenas alguns Consulados no Brasil que aceitam pedidos de nacionalidade? Saberiam dizer quais? Pretendia fazer por BH.
Por outro lado, para o envio dos documentos para CRC em Portugal, eu poderia escolher para qual CRC enviar (Lisboa, Porto..)?
Para saber se o Consulado da sua Região recebe pedidos de nacionalidade, somente entrando em contato com o mesmo.
Para enviar por correspondência (OLHAR NA GUIA DE AJUDA) recebe a Conservatória do Registo Central (CRC)de Lisboa e alguns membros relatam já ter enviado para a do Porto.
Abraços!
pois o consegui pois meu pai e nascido em Portugal e fiz aqui no moroso e nada simples consulado do RJ
Tenho uma filha de 16 anos a quem gostaria de dar a cidadania tb
se eu levar a certidao de nascimento dela de inteiro teor ja com o carimbo do Itamaraty a Portugal ela pode ser ja cidada.? Ou ela precisa estar presente.?
Porque se com isso ela ja vira cidada a documnetacao e mais facil de tirar no consulado verdade?
Eu nunca fui casada com ompai dela e sou declarada solteira mas o pai dela deu o nome dele no registro de qualquer forma a cidadania deve sair por mim pq ele e brasileiro só
Alguem pode me dar uma luz... To indo a Portugal em novembro
Dá uma olhada em http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/inicio
Manda um mail pra crc.lisboa@dgrn.mj.pt e explica sua situação.
Eles devem mandar os formulários e a lista de documentos pra levar.
Não esqueça de perguntar se precisa de procuração, já que ela é maior de 14 anos.
Espero ter ajudado...
Abs
O processo é similar ao seu.
Ha que preencher o Formulario 1C e ambos pais devem assinar e reconhecer as firmas por AUTENTICIDADE.
Voce tera que juntar uma certidao de nascimento sua e como o pai brasileiro foi o declarante do nascimento dela, voce precisara reunir documentos que demonstrem que voce a reconheceu na menoridade, por exemplo: boletins escolares assinados por voce ou outros documentos onde se comprove que voce é a mae.
Parece absurdo mas é assim mesmo.
No guia de ajuda (mes de julho 2010) esta a lista completa dos documentos normais necessarios e voce so tera que acrescentar os que menciono acima.
Esse processo pode ser feito no consulado do RJ, mas voce tambem podera entregar diretamente na CRC.
O tempo de espera é de mais ou menos 8 meses.
Creio que essa exigência do reconhecimento na menoridade não se aplica ao caso dela, pois a filha ainda tem 16 anos.
Poxa, a gente acha que facilita depois que a gente consegue, mas nada.
Pensei que fosse só registrar a filha menor, como na Espanha.
Bom saber dessas coisas, Denise.
Mas que eu acho sem pé nem cabeça, eu acho...rsssss
Moro no exterior e me informei na Embaixada daqui e eles me mandaram ( usando o mesmo termo usado pela funcionária ) legalizar os documentos no Consulado do estado que eu nasci, no caso Paraná. Porque a Embaixada daqui nada poderá fazer a respeito...
Minha dúvida é a assinatura presencial: se eu contratar um advogado eu posso assinar e ele dar entrada no Consulado por mim ? E mais ainda: no Consulado de Curitiba, mesmo que eu esteja morando fora do Brasil ?
Da documentação daqui do exterior, acredito que seja o Certificado de Antecedentes Criminais traduzido, né...