Procuração ( AJUDA / URGENTE )
Sergio Miranda
Member
Boa tarde gente, meu avô com quase 80 anos é meio complicado locomover ele até o consulado ou cartorio ou qualquer outro lugar , entrei no site www.irn.mj.pt e no campo " Aquisição " eles disponibiliza um modelo de " Procuração " , o mesmo já está preenchido ,meu avô assinou e autenticou em cartório , agora começa as duvidas :
1 : tenho que legalizar esta procuração no consulado ? Sendo que já está com a assinatura do meu avô reconhecida por autenticidade ?
2 : Com a procuração em mãos , eu posso assinar o formulário 1C para a aquisição de nacionalidade ?
3 : Na hora de assinar perante um funcionário do consulado , eu com a procuração , posso assinar pelo meu avô ?
4 : Entrei no site do consulado portugues de São Paulo e lá está um valor de R$ 360,00 +/- para eles fazerem uma procuração , o modelo disponivel no site do irn.mj.pt serve ? Ou tem que fazer o " modelo " do consulado ?
Desculpa o texto , mais quem puder me ajudar fico agradecido !
1 : tenho que legalizar esta procuração no consulado ? Sendo que já está com a assinatura do meu avô reconhecida por autenticidade ?
2 : Com a procuração em mãos , eu posso assinar o formulário 1C para a aquisição de nacionalidade ?
3 : Na hora de assinar perante um funcionário do consulado , eu com a procuração , posso assinar pelo meu avô ?
4 : Entrei no site do consulado portugues de São Paulo e lá está um valor de R$ 360,00 +/- para eles fazerem uma procuração , o modelo disponivel no site do irn.mj.pt serve ? Ou tem que fazer o " modelo " do consulado ?
Desculpa o texto , mais quem puder me ajudar fico agradecido !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
1- Não precisa legalizar no Consulado
2- Para pedir a nacionalidade por aquisição não e usado o formulário 1C. Existe um outro modelo de formulário.
3- Desconheço procedimentos pelos Consulados.
4- Para fazer direto por Portugal o modelo de procuração está certo.Se for pelo Consulado só vc se informando direto no mesmo.
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos/downloadFile/attachedFile_6_f0/Artigo_6-4_cheque.pdf?nocache=1328889042.91
Se fizer no consulado, você é o procurador do seu avô e assim poderá representá-lo, assinando.
Porém ao baixar o modelo encontrei alguma dificuldade de preencher:
Começa com a letra F... não sei o que colocar.
Pede dados de local de nascimento como, freguesia, concelho, etc, sendo que minha avó é nascida no Brasil e estaria me passando uma procuração para retirar a cidadania dela.
Alguém tem algum modelo preenchido que poderia me ajudar??
Aqui no fórum remetemos nossos processos de nacionalidade diretamente para Portugal via Sedex. É mais rápido e menos oneroso. Atualmente não utilizamos mais os consulados para legalizar os documentos. Tudo agora é feito em cartórios.
Você pode pedir a um cartório para que envie um funcionário até a residência de sua avó mediante o pagamento de uma pequena taxa. Prefira o cartório onde ela já tenha firma aberta.
Daí é só você preencher o Formulário 1C dela e ela irá datar e assinar na presença do notário (Reconhecimento de Firma por AUTENTICIDADE).
Caso ela não tenha firma aberta em nenhum cartório, basta solicitar os serviços de um cartório próximo.
O Formulário 1C é o único documento de nacionalidade que sua avó terá de assinar. Todo o restante você poderá fazer por ela.
Obs. Caso seja possível, você pode levar a sua avó até o cartório e solicitar o atendimento prioritário em função da idade dela.
Abaixo a mensagem da CRC:
1 - Encontra-se anexa ao processo uma procuração outorgada pela requerente a favor de V. Ex.ª.
Contudo, a assinatura da mandante não foi reconhecida presencialmente ou por autenticidade, mas sim por semelhança.
Assim sendo, solicita-se a V. Ex.ª que seja enviada nova procuração, na qual conste o reconhecimento da assinatura da mandante por autenticidade/presencial e na qual também conste, nos termos do art. 268.º do Código Civil, a RATIFICAÇÃO, pela interessada, de todos os actos pratica
estou correndo atras das papeladas, e por esses dias que li nos posts mais recentes sobre as mudanças nas documentações, apostilhamentos etc...
as dicas do fórum estão seno mt boa...
Você precisa reconhecer a assinatura por AUTENTICIDADE, refaça uma novca procuração e vá ao cartório, faça o reconhecimento correto e envie para CRC Lisboa.
Um amigo vai pessoalmente a Tondela para dar entrada no processo da minha vó. Encontrei essa procuração aqui (página 3): http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/procuracao-para/downloadFile/file/Procura_atrib_pinscri.pdf?nocache=1200303704.79
Será que essa mesma procuração serve para a transcrição de casamento? Pelo que eu entendi é só pedir para minha vó assinar no cartório e autenticar. Precisa do apostilamento?
Obrigada!
Obrigado pelos esclarecimentos. Minha maior duvida agora é sobre a segunda parte do email ("e na qual também conste, nos termos do art. 268.º do Código Civil, a RATIFICAÇÃO, pela interessada, de todos os actos praticados até agora por V. Ex.ª, a fim de se evitar que seja prestada nova declaração.") Como seria essa ratificação na procuração? Eu preciso informar todos os atos que eu já pratiquei como dar entrada no processo e outras solicitações?
Você mesma pode fazer a Transcrição do Casamento e assinar. Não precisa da sua avó nesse processo. Portanto, não precisa de procuração.
@Thiago
Solicite ao seu tabelião que produza nova procuração conforme instruções contidas no email (leve o email impresso).
Lembro que a procuração deve constar que se destina à processo de Atribuição (ou Aquisição) de nacionalidade portuguesa na Conservatória do Registro Civil de Lisboa (ou, se for o caso, Conservatória dos Registros Centrais).
Depois de pronta, a firma da sua avó deverá ser reconhecida por AUTENTICIDADE. A(s) firma(s) do(s) notário(s) que a assinou(aram) também deve(m) ser reconhecida(s).
Proceda com o apostilhamento da procuração antes de remeter para Portugal.
Como alguns já sabem, fiz minha atribuição presencialmente em Ovar, em dezembro do ano passado.
Estou agora enviando por uma tia os documentos de transcrição de casamento, atribuição dos meus dois filhos menores e a aquisição de minha esposa (casados à 12 anos).
Já agendei com Tondela a ida dessa tia agora em dezembro, estou fazendo a procuração conforme a própria conservatória me solicitou.
Seguem as dúvidas:
1. Como são três processos (transcrição e atribuição em Tondela e aquisição em Lisboa), preciso de uma procuração para Tondela e uma para Lisboa?
2. Essas procurações precisam ser apostiladas?
Agradeço desde já a atenção.
Uma procuração para cada Conservatória.
Não precisa apostilar, apenas reconhecimento de firma por autenticidade.
Já tenho todos os documentos, porém estou sem norte quando se trata de PROCURAÇÃO.
Estou fazendo pelo consulado de BELO HORIZONTE, e la tem uma minuta de procuração:
https://consuladoportugalbh.org.br/documentos/Minuta_de_Procuracao_maior.doc
Minha duvida é, como preenche-la, tem que ser uma procuração publica ou só preencher e reconhecer firma ?
minha mãe esta incapacitada de locomover-se e de assinar, neste caso vou fazer por procuração, como devo fazer se ela não esta assinando?