Procuro certidão nascimento de Trás-os-Montes

Olá,
Gostaria da ajuda de vcs para encontrar Antonio Mattos da Silva. Não sei onde nasceu além do saber que foi em Trás-os-Montes...
Já fiz varias buscas e descobri pistas que talvez apontem uma direção.
Nasceu em 1901. Seu atestado de obito apenas diz que veio de Porrugal. Emigrou para Teresópolis e casou com Alice Lopes da Silva de São José do Rio Preto - Petropolis RJ (casamento esse que tb nao encontro...)
Seus Pais são Casemiro Mattos da Silva e Maria do Rosario Vianna. Ja procurei na lista de passaportes de Bragança e Vila Real sem sorte. Procurando por esses sobrenomes em conjunto o norte de Viseu e Vila Real possuem a maior concentração.
Procurei no cepese e nada.
Nao sei mais onde procurar...
Vcs sao minha ultima esperança!
Muito grato
Miguel

Comentários

  • Miguel,

    Também tenho um parente português nascido em Trás-os-Montes e encontrei o registro do batismo no livro de Lagoaça. Sugiro que faça uma busca aqui: http://tombo.pt/f/fec03

    Boa sorte,

    Taís
  • Oi Taís,
    Obrigado pela dica.
    Mas como vc fez para chegar a Lagoaça? Vc tinha alguma pista ou foi procurando Freguesia por Freguesia?
  • @Miguel Picanço, meu filho achou a certidão de casamento do bisavô no arquivo nacional do Rio, ele tinha uma idéia do ano do casamento e achou!!

  • Oi Adelaide,
    Já tentei por la. Parece que nao possuem documentos da regiao serrana. A biblioteca Gabriela Mistral de Petropolis só tem registro de obitos.
    Sigo na luta
    Obrigado :)
  • @Miguel Picanço, tem a certeza que eles casaram em Teresópolis? Procure essa certeza... Cartórios do local...
    Meu filho não tinha noção de nada do bisavô, começou a busca pela internet pelo nome dos pais dele, dos irmãos, chegou até uma partilha de bens que foi aparecendo algumas informações do português. Foi uma luta, que no fundo eu achava que seria em final feliz! E meu filho sempre muito persistente, não parava a busca e conseguiu!!
    Espero que você continue e consiga tambem, desistir jamais!! :)
  • @miguel Picanço, esqueci de dizer que minha avó dizia que meu avô era do Porto, papai fala Trás-os-montes, nem uma coisa, nem outra!! Vovó nasceu em Mirandela- Guidé. E conseguimos a certidão de batismo dele. Mas isso porque meu filho achou onde nasceu o irmão, tudo isso na net...
    Boa sorte!!
  • Boa Tarde, estou em busca da certidão ou registro de nascimento do meu Bisavó

    Manoel Gonçalves Canejo
    filho de Custódio Gonçalves Canejo
    Maria Joaquina Affonsa
    Nascido em + ou - 1885
    Província de Trás dos Montes

    Obs. Eu tenho a certidão de Casamento dele aqui no Brasil é o único documento que me consta no momento, onde tirei esta informações acima.

    Ele veio bem cedo ao Brasil, senão me engano com 13 14 anos.
  • Preciso de ajuda, sei q o bisavó Gabriel Rodrigues da silva nasceu em tras os montes em 1872 e a esposa dele tb margarida pereira de Mello tem como descobrir qual o cartório funcionava naquela época para pedir certidão de nascimento deles?
  • editado April 2018
    Ola a todos! Fiz novas descobertas sobre o Antonio. Achei varias variaçoes do nome. Seu casamento foi em Sapucaia RJ e consta seu nome como Antonio Gonçalves Mattos da Silva. Achei o navio de chegada ao Rio de Janeiro em 12/07/1908 e seu nome está como Antonio Rozario (mãe é Maria do Rozario e pai tb esta a bordo - Casimiro Mattos). Achei no seu casamento que ele nasceu em Viseu (não sei se no Concelho ou apenas no Distrito). Mas não tive sorte procurando nos passaportes de Viseu. Ja que tem um hiato nos anos.
    Ate o momento, calculo que tenha nascido em 1901. Alguém tem alguma luz? Grato pela ajuda.
    Miguel
  • ilustres colegas, venho pedir AJUDA para encontrar a certidão de nascimento de meu Bisavô. Muitissimo obrigado desde já.


    Informações que tenho:


    Objetivo: aquisição da Certidão de nascimento de Virgílio dos Anjos OU Vergílio dos Anjos

    Local de nascimento: Aldeia de França (BRAGANÇA)

    Data de nascimento: entre 1906 e 1910 (03 de outubro)

    Nome dos irmãos: Florência Augusta Nascimento (ano de nasc. + ou – 1894); Abundância Inês; João Francisco; Ana Clara; Mathilde.

    Nome dos pais: José Antonio Rodrigues e Maria Helena Augusta (ou Maria Helena ou Maria Augusta)

    Nome dos avós paternos: Dionísio Rodrigues e Florência Rodrigues

    Cópia do Passaporte obtido na Conservatória de Vila Real de Santo Antonio - Portugal.

    Passaporte do Vapor “Amazon”

    Embarque para o Brasil pelo Porto de Leixões em 08/04/1912 (ou 1913)

    Desembarque no Brasil pelo Porto de Santos

    No Brasil: RG: 576.941 / RNE: 78255

    No Brasil: mudou o nome para Virgílio Garcia ou Vergílio Garcia

  • carissimo @Kleber Silva Aguiar muitissimo obrigado por responder

    Todavia, necessito da certidão do filho do José, que é o VERGÍLIO DOS ANJOS ou VIRGÍLIO DOS ANJOS.

    Se possivel poderia me explicar o tramite para alcançar essa certidão.

    Mais uma vez, muito obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.