Ajuda - Atribuição de Nacionalidade

Olá.

Meu nome é Vitor e gostaria da ajuda dos membros desta comunidade para saber a melhor maneira de proceder no caso que descreverei abaixo.

Meu avô paterno é português, e eu estou buscando obter a cidadania portuguesa para mim e para a minha irmã (ambos com mais de 18 anos).

Há cerca de 10 anos, o irmão do meu pai e seus filhos obtiveram a cidadania através da atribuição de nacionalidade. Na ocasião, a certidão de nascimento do meu avô foi atualizada e o casamentocom a minha avó brasileira foi devidamente transcrito em Portugal, sendo que meu avô tirou um passaporte português.

Recentemente, fiz uma consulta no site do Consulado Português e verifiquei que, para atribuir a nacionalidade para o meu pai seriam necessários, entre outros documentos, cópias do Cartão do Cidadão/Bilhete de Identidade ou do passaporte português do meu avô. O problema é que o passaporte do meu avô se encontra vencido e ele não possui nem Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão (na época em que meu tio tirou sua cidadania, não era necessária a emissão desses 2 últimos documentos).

Assim, gostaria de confirmar:

1) Terei que emitir um novo passaporte e um cartão do cidadão para o meu avô português para dar início ao processo do meu pai?

2) Meu avô possui mais de 80 anos e mora longe da cidade de São Paulo. No caso da necessidade de tirar os documentos acima mencionados, há alguma maneira de fazer os procedimentos via procuração para mim que sou neto ou a presença pessoal é obrigatório (mesmo para idosos)?

Obrigado pela ajuda!

Comentários

• Vitor,
    Se vai utilizar o consulado em SP, o que é altamente aconselhado dado o nivel de eficiencia do mesmo, voce deverá seguir as regras. Pode, porem, explicar o caso (idade avancada do avo, distancia em que vive, impossibilidade de ir ao consulado, etc) via e-mail o por telefone e ver se eles aceitam fazer o processo do seu pai sem o CC atualizado do seu avô. Tente, pois pode ser que facam uma excecao.
    Caso o seu pai nao esteja interessado na cidadania, voce tambem poderia solicitar sua cidadania por naturalizacao ou aquisicao, cujo porcesso é enviado por correio diretamente a PT (ver documentos necessarios no guia de ajuda). Nessa modalidade voce nao seria portugues por nascimento e seus filhos ja nascidos, caso os tenha, nao terao direito à cidadania.
    Tambem podem mandar os documentos do seu pai (processo de atribuicao) diretamente a PT para um processo de atribuicao. A diferenca entre o consulado e PT é o tempo de espera: 8 meses em PT e 1 mes em SP.

Resumindo: fale com o consulado explicando a avanzada idade do seu avo e veja se aceitam que nao facam o CC. Se nao aceitam terao que tomar decisoes.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.