Transcrição de casamento - burocracia irritante
Boa tarde.
Gostaria de solicitar ajuda para resolver uma burocracia que está realmente me irritando.
Dei entrada na solicitação de cidadania portuguesa da minha avó materna há mais de um ano; no mês passado, recebi uma carta dizendo que eles precisavam da comprovação de casamento entre os meus bisavôs (ambos portugueses). Pois bem, gerei a 2ª via de inteiro teor da certidão de casamento deles (ocorrido aqui no Brasil) e enviei diretamente para a Conservatória de Registos Centrais, gastando mais de R$ 170,00 (certidão + envio)
Agora recebi um e-mail confirmando o recebimento do documento, mas dizendo que o mesmo é inválido, pois é necessária a transcrição do casamento (o documento brasileiro não possui o menor valor para eles).
Ao contactar o Consulado do Rio de Janeiro, expliquei que a Conservatória de Portugal já possui a certidão, e perguntei se poderia somente enviar o requerimento de transcrição preenchido e reconhecido no Cartório. Depois de algumas respostas padronizadas, me informaram que o Consulado e a Conservatória são "coisas diferentes, que não possuem comunicação entre si".
Como é possível que o Consulado não tenha acesso aos processos que estão em andamento em Portugal???
Existe alguma forma de eu enviar o requerimento de transcrição diretamente para a Conversatória em Portugal, sem precisar passar pelo Consulado?
Estou realmente chateada com esta "burrocracia", e não gostaria de gastar mais R$ 170,00 à toa para enviar o MESMO documento duas vezes para Portugal.
Desculpem o desafabo e agradeço qualquer tipo de ajuda.
Gostaria de solicitar ajuda para resolver uma burocracia que está realmente me irritando.
Dei entrada na solicitação de cidadania portuguesa da minha avó materna há mais de um ano; no mês passado, recebi uma carta dizendo que eles precisavam da comprovação de casamento entre os meus bisavôs (ambos portugueses). Pois bem, gerei a 2ª via de inteiro teor da certidão de casamento deles (ocorrido aqui no Brasil) e enviei diretamente para a Conservatória de Registos Centrais, gastando mais de R$ 170,00 (certidão + envio)
Agora recebi um e-mail confirmando o recebimento do documento, mas dizendo que o mesmo é inválido, pois é necessária a transcrição do casamento (o documento brasileiro não possui o menor valor para eles).
Ao contactar o Consulado do Rio de Janeiro, expliquei que a Conservatória de Portugal já possui a certidão, e perguntei se poderia somente enviar o requerimento de transcrição preenchido e reconhecido no Cartório. Depois de algumas respostas padronizadas, me informaram que o Consulado e a Conservatória são "coisas diferentes, que não possuem comunicação entre si".
Como é possível que o Consulado não tenha acesso aos processos que estão em andamento em Portugal???
Existe alguma forma de eu enviar o requerimento de transcrição diretamente para a Conversatória em Portugal, sem precisar passar pelo Consulado?
Estou realmente chateada com esta "burrocracia", e não gostaria de gastar mais R$ 170,00 à toa para enviar o MESMO documento duas vezes para Portugal.
Desculpem o desafabo e agradeço qualquer tipo de ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Realmente esse tipo de mal estar, que voce esta passando eu e outros desta comunidade já passarem junto aos Consulados, voce não esta sozinha.
Se o Consulado do Rio não quer mandar a transcrição, então mande a transcrição diretamente para a CRC, para a pessoa que lhe enviou a carta ou o e-mail.
Escreva uma carta resposta explicando as suas razões, junto com o documento, onde tenho certeza, que eles irão lhe atender.
De outra forma telefone para a CRC através do disk-CRC, cujo o serviço é muito bom, eis ai o numeral 0021351211544475.
Não esquente a cabeça, fique fria, que esse tipo de coisa faz parte do processo.
A CRC é muito criteriosa, e eles gostam de ser bem tratados, nada melhor para se resolver qualquer problema, através de um bom DIÁLOGO, esse é o caminho das pedras.
Já tive esse tipo de raiva que voce já teve, e te confesso que não valeu de nada.
Telefone para lá e peça informações, tenho certeza que voce vai obter êxito.
Boa sorte, feliz 2011.
As trancricoes de casamento so podem ser feitas no consulado ou numa conservatoria do registo CIVIL.
A CRC - Conservatoria do Registo CENTRAL nao faz isso.
Voce tem que reunir os documentos necessarios (ver guia de ajuda) e enviar para o endereco indicado. Tambem pode ser feita por um conhecido em Portugal utilizando uma procuracao.
A transcricao custa 120.00 euros.
O pedido tem que ser feito por um dos nubentes. Se mortos, por um filho ou em ultimo caso por um neto, caso os filhos nao viverem.
Acho, Letícia, que a chance de você precisar tirar essa certidão de novo é alta....
Voce tem razao. Alem do mais se necessita a certidao de nascimento do nao portugues, etc.
o ideal e' reunir novamente os documentos para transcricao e enviar direto pra conservatoria em PT, o da minha irma eu fiz pelo correio e saiu em 30 dias, no guia de ajuda esta a informacaio de como fazer, eu nao enviei nenhum requerimento especifico, somente uma carta de proprio punho, pedindo a transcricao e enviei vale postal no valor de 120 euros.
Boa noite.
Primeiramente, gostaria de agradecer pela forma tão atenciosa e prestativa nas suas respostas.
Acho que a melhor forma de solucionar o problema seria resolver diretamente com a Conservatória de Portugal, pois, como o processo já estava em andamento e "empacou" por causa deste documento, refazer etapas no Consulado do RJ somente aumentaria os custos de tempo (e dinheiro).
José Alberto, obrigada pelos conselhos e pelo telefone, tentarei ligar para lá.
Cibele, achei a sua solução mais proveitosa para mim. Entrei no GUIA DE AJUDA da comunidade, e encontrei uma explicação do colega Alexandre sobre como solicitar transcrição de casamento diretamente para Portugal.
O que você quis dizer com "reunir novamente os documentos"? Porque os itens solicitados (certidão de nascimento e casamento de inteiro teor), já estão protocolados no processo. Lembrando que ambos os pais da requerente (minha avó) são portugueses, ou seja, não há cônjuge brasileiro.
Seria viável eu enviar o requerimento de transcrição SOMENTE mais uma carta explicando que todos os documentos já se encontram protocolados no processo de número XXXX?
No site do Consulado do RJ, já existe um documento padrão, que precisa ter a firma reconhecida em cartório. Mas, novamente, todos os documentos solicitados por ele já foram enviados para a Conservatória de Registo Centrais.
Mais uma vez, obrigada por diminuirem minha ignorância no assunto.
Liga p/ o crc, pq?
Já q os documentos estão com o crc, vc tem q ver como proceder, digo isso pq, quem faz o registrode averbamento de casamento são os registros civis.
O crc não faz este tipo de processo. No entanto estão com os documentos.
Assim voce evitará criar mais dúvidas, e seguirá o caminho correto.
O seu processo esta nos tramites finais.
Estamos torcendo pela sua vitória.
Boa sorte, vai em frente, não desista, persista e insista, voce vai conseguir.
Bom 2011 a voce e toda a família.
o consulado e as conservatorias de registro civil sao "departamentos" diferentes, como o consulado te informou, eu diria pra reenviar tudo novamente para a conservatoria em Portugal ( que nao e' a CRC !! ) e fazer o pedido da transcricao, penso que voce gastara muito mais tempo no telefone tentando encontrar uma solucao ( se e' que tem ), pra usar as certidoes que estao no processo.
É, já estou me dando por vencida...
É melhor eu tentar resolver isso junto ao Consulado para não deixar o processo ficar arquivado lá em Portugal.
Já gastei tanto tempo, esforço e dinheiro, que não posso desistir agora.
Fico muito grata pelo suporte.
Pessoal, enviei a documentação para solicitar a transcrição de casamento, via SEDEX, há quase 2 meses. Até o momento, não obtive nenhum retorno sobre o andamento do processo, ou necessidade de pagamento de taxas.
Já enviei um e-mail para o Consulado do RJ, que apenas oferece "resposta-padrão" do tipo "aguarde que entraremos em contato".
Ao pessoal do fórum que possui experiência: quanto tempo costuma demorar para a emissão deste tipo de pedido?
Pois estou com o processo de cidadania parado na Conservatória de Portugal, pois é necessário o envio desta transcrição!
Obrigada a todos mais uma vez.
Então se são 2 meses que deu entrada, falta um bocadinho, não fique aflita, é assim mesmo.
Mas no final vale a pena esperar, são as burocracias mas que precisam ser cumpridas,o tempo é um detalhe , descanse, vá fazendo as estapas necessarias e quando cumprir uma, respire fundo e vá para outra etapa, fiz assim e consegui e valeu a pena.
Por exemplo para um caso de Atribuicao, existe uma regra clara se é preciso ou não fazer transcricao de Casamento e Obito dos Portugueses?
Ja vi relatos de pessoas que não fizeram e tiveram sucesso e no caso deste tópico essa dor de cabeça...
E com relação a transcrição de Casamento do Requerente.. Posso fazer junto com a do Portugues ou tenho que esperar sair a sua cidadania?
Nao sabemos em que casos exatamente aceitam ou nao fazer a cidadania sem a transcricao de casamento do portugues.
É um risco enviar os documentos a PT sem te-la feito, pois o processo pode entrar em exigencia e demorar mais tempo que o previsto, pois tera que fazer a bendita transcricao. Depende da pessoa arriscar ou nao.
Se o processo é feito atraves de um consulado este definitivamente NAO o faz sem a transcricao!!!
No caso da Graziela, se nao me engano, ela fez tudo pelo consulado em SP (certo?) o qual recebe pedido de cidadania + transcricao de casamento.
Se enviado diretamente a PT deve-se primeiro esperar a certidao de nascimento portuguesa e DEPOIS fazer a transcricao.
Como ve pode variar dependendo de por onde se da entrada ao processo.
Então deixa eu ver se entendi!!!!!
Se eu tivesse feito o pedido em Portugal, sairia primeiro a certidão de nascimento sem transcrever o casamento, isso quer dizer que eu poderia não trasnscrever o casamento se eu quizesse????? poderia ter feito meu BI e passaporte sem trasncrever o casamento? ou na hora que eu fosse fazer meu BI no Consulado eles me obrigariam a transcrever o casamento?
Pode me responder isso por favor, detesto ficar sem uma resposta correta a respeito dos assuntos.
Gosto de ficar bem informada pois podemos sempre ajudar alguém...
Obrigada.
A lógica dos portugueses, que todo o tempo mencionam, é a seguinte: voce nao pode ter casado antes de nascer. Entao, primeiro tem que nascer em PT (casos de atribuicao) quando emitem a sua certidao de nascimento, para logo se casar, quando se faz a transcricao e o averbamento na certidao de nascimento.
Li que o BI pode sair com estado civil trancado, poremmmmmm, a lei exige que voce atualize o estado civil.
No seu caso especifico, como os seus filhos solicitarao a cidadania por voce ser a portuguesa, o Consulado exigirá o seu CC com o estado civil atualizado. Esta no site.
Minha mae primeiro e eu depois fizemos nossas transcricoes de casamento depois de receber nossas certidoes portuguesas. Ela para que eu e meus irmaos pudessemos solicitar nossa cidadania. Eu para que meus filhos pudessem solicitar a deles.
Nossos processos foram todos feitos por correio, pois moro fora do Brasil e nao temos onde tirar CC, devido a que nao temos consulado nesta regiao.
O Consualdo em SP é que permite SOLICITAR a cidadania, a transcricao, o CC e o passaporte a um tempo, porem cada coisa é feita depois que sai a anterior na ordem que mencionei acima.
Outra coisa: como para os processos de cidadania mandamos nossas certidoes brasileiras em inteiro teor eles sabem que somos casadas, divorciadas, etc, pois nessa certidao deve estar tudo averbado. Só nao averbam na certidao portuguesa, porque isso tem que ser solicitado pelo interessado.
Muito obrigada!